Polícia cumpre mandados em Foz em operação que apura fraude em licitação de medicamentos

A Polícia Civil do Paraná realizou uma operação na manhã de ontem (12) para apurar um crime de fraude em uma licitação de medicamentos. O alvo é um grupo suspeito de entregar produtos falsos para as regionais de Saúde do Estado. Ao todo foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Bom Sucesso do Sul e Pinhal de São Bento.

De acordo com a delegada Aline Mazatto, que acompanhou a ação, uma empresa é investigada no processo, suspeita de fraudar uma licitação de seis mil frascos de Imunoglobulina Humana, avaliados em R$ 10,6 milhões. O medicamento é indicado para tratamentos de doenças autoimunes e leucemia, além de auxiliar pacientes recém-transplantados.

“A empresa entregou medicamentos falsos identificados como Gamimune N 5%, sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, requisito que era obrigatório, conforme constava em edital”, afirmou a delegada.

Outra irregularidade é que a empresa estrangeira citada no rótulo do produto não produz, distribui ou importa a medicação. As investigações, que contam com apoio do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e Vigilância Sanitária, tiveram início logo após a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) perceber irregularidades nos lotes.

“A Secretaria de Estado da Saúde suspeitou da possível irregularidade na entrega de medicamentos falsos pelo fornecedor. Acionamos de imediato a Polícia Civil, através de uma notícia-crime, que prontamente iniciou a apuração, em conjunto com a Vigilância Sanitária. Pela Sesa, determinamos o recolhimento da totalidade dos lotes nas Regionais de Saúde”, afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto.

  • Da redação com AEN /Foto: Polícia Civil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *