No Bico do Corvo
Interinidade
O Corvo disse que está um pouco adoentado e precisa de uns dias para arrefecer os ares e realizar alguns exames. Não disse ao certo qual o problema, mas deve ser alguma unha encravada, preguiça, ou simplesmente a pá virada. Vai lá saber o que acontece? Mas respeitando o colunista, esta Corva (fêmea) que vos escreve deverá assumir a batuta até que o belo e formoso emplumado se recupere. Um bom dia!
Fuga de cinema
O brasileiro foragido nos EUA entrou para a lista vermelha da Interpol. Pudera, deu uma de Homem Aranha e escalou as paredes do presídio. Foi cinematográfico no “úrtimo”. Quem manda fazerem prisão com corredores estreitos? Cruzes! Os americanos de vários Estados estão em polvorosa porque o rapaz possui um perfil perigoso. A polícia recomenda que os moradores fiquem “trancafiados”, uma barbaridade! Ele é acusado de matar lá e aqui também. Fuga e perseguição estão no topo dos noticiários internacionais.
A delação
A Corva interina deu uma vasculhada nos sites e jornais que se dedicam à antecipação dos fatos. Alguns órgãos são muitíssimos eficientes, mas ao que parece, nenhum foi capaz de acessar as primeiras partes da delação do milico-gato, até porque esse tal de Cid é um cara bonitão, com aqueles olhões esverdeados e a farda sempre pranchada, impecável. Dá até dó imaginar ele com roupa de presídio. Sobre a delação, segundo antecipou a Folha de São Paulo, Cid deve complicar avida dos militares que ocuparam cargos em ministérios, e não vai cutucar o povo da ativa, até porque espera se livrar de um processo disciplinar. Dizem que as chances de escapar são mínimas. Dependendo a delação, poderá ser encarado como traíra, se aliviar, terá a ira dos chefes militares que não toleram bagunça… está entre a gaiola e a ratoeira.
Em cima do poleiro
Em Foz do Iguaçu o mundo da política ainda parece ser um muro bem alto, com uma porção de pré-candidatos andando de um lado ao outro, precisam cuidar para a situação não acabar em poleiro. Por enquanto o que se vê é o povo de mãos dadas, conversando, negociando cabeça de chapa e a vice, mas segundo disseram à esta Corva, há indícios de bicos virados e não demora, começarão a se pegar.
Mudança de planos
A entrada de um deputado do “Republicanos” no ministério do seo Lula virou os bofes de muitos signatários. Primeiro o partido publicou uma carta informando que isso não significa adesão da sigla ao governo. Mas o episódio pode causar uma revoada para outros partidos. Ontem a coluna Palavra Livre informou que o General Silva e Luna poderia migrar para o União Brasil e claro, a Corva foi apurar o assunto bem de perto e descobriu que a informação não procede. Não estamos aqui desmentindo os confrades, pelo contrário. Segundo fontes fidedignas, o General Silva e Luna deve permanecer no Republicanos e já contaria com o apoio de vários partidos alinhados à direita e centro. Ele está trabalhando.
Nova pesquisa eleitoral na área
Segundo informações, o apanhado estava sendo realizado pelo Centro da cidade, na última segunda-feira. Pelo menos uma pessoa garante foi “abordada” pelos entrevistadores em Foz e os entrevistadores informaram que apuravam a situação para a disputa à prefeitura. Havia vários nomes na cartela. A coluna antecipou, semana passada, que outras três pesquisas estavam em curso; é uma missão desta Corva interina e novata, descobrir quais os institutos. Em períodos assim, não realizam o registro no T.R.E, logo é mais difícil saber quem faz, encomenda e realiza o trabalho.
Novidades
Pelo que se percebe, alguns nomes entraram na dança para serem “testados”, pois não fazem parte do rol “normal” de pré-candidatos, dentre eles, outros dois vereadores e uma vereadora que na verdade, haviam antecipado que não seriam candidatos ao Executivo.
Quem pagou a pesquisa?
Ninguém encara a rua fazendo pesquisa de graça, então resta saber quem estaria pagando a conta. Há quem diga que o contratante é um consórcio de empresários. Eles querem saber com profundidade a realidade do cenário político. Se for assim, dificilmente os dados vazarão. Servirão apenas para o consumo interno e reserva de apoio. Mas a Corva interina descobriu outra informação, dando conta que a tal pesquisa flagrada nas ruas foi contratada por um partido. A sigla estaria avaliando com cuidado para onde deve ir na disputa de 2024. É assim mesmo que se faz. A Corva quando põe ovos caminha com cuidado, para não acabar esmagando um corvinho filhote.
Sem eficácia
Mas vamos pensar: fazerem pesquisa sem os nomes definidos e saber se haverá ou não segundo turno em Foz dá no mesmo que jogar dinheiro fora. Vai ver essa pesquisa não passa de mais uma “caixa de sapato”, uma enquete realizada nas coxas, como dizem. Quem conhece do assunto sabe que um apanhado assim terá pouca eficácia e revelará um cenário ainda nebuloso. De qualquer forma, a cidade parece antecipar o clima eleitoral; uns adoram, outros odeiam isso. Mas vamos festejar uma coisa: a Democracia!
“Babysauro”?
Corvo, detesto estragar prazeres, mas se “dinossauro” se escreve com dois “ss”, o correto seria Babyssauro, não é? Todavia, o que relataste na coluna de ontem é verdade, o Sâmis da Silva embarcou na onda da Família Dinossauro e venceu as eleições. Faltou você lembrar Harry Daijó era o candidato à reeleição e o Paulo Mac Donald também, depois de se afastar do governo do japonês. Quatro anos depois o Paulo deu a volta e não deixou o Sâmis se reeleger, foi quando iniciou o reinado do Mac. Qual será a mascote o Sâmis deverá utilizar nas próximas eleições?
Nadja L. B. Fayed
A Corva interina responde: prezada, como vão os quibes? Primeiramente você e o Corvo erraram, não é “Babysauro” e menos “Babyssauro” coisa nenhuma, o correto é “Baby Sauro”, o personagem fofo que vivia gritando: “cadê a mamãe?” A Corva fez a devida conferência. Antes de saber sobre as mascotes dos candidatos, Sâmis precisa aguardar a manifestação da Justiça, se poderá ou não encarar os eleitores. Deve sair uma fumaça branca em breve, segundo informaram seus advogados. Mas ele deverá certamente levar junto o ex-prefeito Tio Dinossauro da Silva, porque o homem ainda arrasta simpatia.
Reuniões soturnas
O Corva interina recebeu uma informação quentíssima dando conta de algumas reuniões realizadas sem o consentimento dos líderes partidários. Começaram a organizar uma frentona, mas esqueceram de combinar isso com os partidos da federação. Segundo a fonte, é coisa de recém ingressado e que já quer sentar na janelinha, como alertaram.
É cedo amor?
Se o assunto for eleições, uns dizem que sim e outros que não. Quando um prefeito conclui dois mandatos, o panorama é um pouco diferente, relatou um especialista a esta “interina”. Mas o caso é que o processo eleitoral está alguns meses já atravancado a cidade, seja em redes sociais ou por meio da manifestação de alguns políticos, eita vontade de disputar eleição, nunca vi! Bom, há quem não saiba fazer outra coisa. Em ano eleitoral é quando os pançudos aparecem. Mas se prestarem bem a atenção, saberão separar quem está firme no compasso e quem entrou no jogo para esculhambar.
Sem paciência
Aviso aos navegantes: esta Corva interina não é complacente como o titular da coluna. Aqui o pau come dependendo a situação. O que a política local precisa é um puxão de orelha de verdade e não conversinhas, afinal de contas essa gente está decidindo o destino da cidade. Um passinho em falso e está feita a confusão: quatro anos de amargura! Por isso devemos contextualizar, discernir, discutir e se for o caso pelar os políticos na água fervente da verdade, porque só assim eles se revelarão.
CONAE em ação
O Vice Geraldo Alkmin, no exercício do cargo de Presidente, decretou a convocação, em caráter extraordinário, a Conferência Nacional de Educação – Conae, edição 2024, a ser realizada na cidade de Brasília, Distrito Federal, com o tema Plano Nacional de Educação – PNE, decênio 2024-2034 – política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.
Finalidade
A realização da Conae tem como finalidade o desenvolvimento da educação nacional, com gestão democrática, inclusão, equidade, diversidade e qualidade social, a partir da defesa do Estado Democrático de Direito, da Constituição e da educação como um direito de todas as pessoas.
Golpes
Atenção, atenção, esta Corva, assim como a torcida do Flamengo, tem recebido cobranças em nome do Serasa Experian – SPC. Analisando o caso, isso é fraude, golpe, coisa indevida. Segundo informações dos órgãos competentes, o órgão não emite esse tipo de cobrança. Portanto os leitores devem cuidar e não efetuar o pagamento sem antes conferir. Isso pode ser feito com tranquilidade da ACIFI, mas é preciso ir até lá. Receber cobrança, sem fazer a contra, isso ninguém merece. É o tipo de importunação que rouba o nosso sono e que merece ser denunciada.
Senhorita “Boni”
Uma cadelinha foi abandonada nos arredores da Zona Sul e não demorou para chamar a atenção dos moradores, pela docilidade e esperteza. Inicialmente a chamavam de “Monika”, mas não dava bola para o nome. Foi preciso assistir a tutoriais para descobrir o nome do bicho e surpreendentemente, quando alguém disse “Boni”, ela pulou, deitou, rolou, se espreguiçou e fez festa. Boni foi acolhida provisoriamente por esta Corva, tratada com alguns medicamentos preventivos; passará por exames e nos próximos dias será encaminhada para a castração, graças à atenção das pessoas que sensibilizaram com o bicho. A Corva interina faz um apelo aos que gostam e querem um cão, no sentido de dar um lar para a Boni, pensa uma cadelinha simpática e dócil? Interessados entrar em contato pelo WhatsApp… 45 99135 1900 ou 45 9127 5988.