Palavra Livre
Aprovadíssimo
O governador Ratinho Junior (PSD) é aprovado por 75,6% dos paranaenses, segundo levantamento do IRG Pesquisas. O instituto entrevistou 1.517 eleitores de 176 cidades e aponta ainda que a administração dele é considerada “ótima” por 19,2% e “boa” por 45,5% dos entrevistados.
No União Brasil
O general Joaquim Silva e Luna, ex-presidente da Itaipu Binacional e da Petrobras, pode trocar o Republicanos pelo União Brasil para disputar a prefeitura de Foz do Iguaçu em 2024. Na última semana, Silva e Luna conversou com os moradores de Três Lagoas.
Fora do PDT
O professor Mangabeira Unger, ideólogo do presidenciável Ciro Gomes, anunciou que está se desfiliando do PDT. O brasilianista, professor de Harvard, não indicou seu destino partidário, mas criticou a política externa do presidente Lula (PT).
Frente Ampla
Em entrevista ao Bem Paraná, o deputado Goura, prefeiturável do PDT em Curitiba, defendeu uma Frente Ampla formada pelo PT, PV, PCdoB, PDT, PSD, Psol e Rede, mas disse que ainda é cedo para definir cabeça de chapa. “Há um entendimento de que se estivermos todos juntos uma candidatura ampla de centro-esquerda, a gente vai ter mais chances reais de ir pro segundo turno. Pelo menos da minha parte eu vou fazer todos os esforços para a gente poder estar caminhando juntos”.
Acordo
A Caixa Econômica Federal começou a fazer acordos com prefeituras do Paraná que tiveram dinheiro desviado de contas mantidas no banco. Segundo a Polícia Civil, cerca de R$ 7 milhões desapareceram dos cofres públicos. De acordo com a polícia, pelo menos 20 prefeituras foram vítimas deste tipo de fraude no estado. Nesta semana, a prefeitura de Cruzeiro do Oeste recebeu R$ 450 mil. O valor corresponde ao dinheiro desviado, com rendimentos atualizados.
Pós-bariátrica
O psicólogo e jornalista Reginaldo Clécio da Silva está lançando o livro “Fiz bariátrica, voltei para casa e agora”. “São 15 histórias que retratam o sofrimento psicológico de pacientes logo após fazerem a cirurgia bariátrica quando voltam para casa. Conheça os medos comuns e alguns deles pouco conhecidos relatados através de depoimentos”, disse Reginaldo Clécio. Segundo ele, o livro é indicado para auxiliar as pessoas obesas que pretendem fazer a cirurgia, psicólogos e a todos que se interessem pelo contexto bariátrico.
Atrás da grana
Um dos últimos atos do ministro Márcio França (Portos e Aeroportos) autoriza a concessionária do aeroporto internacional das Cataratas a captar recursos (emissão de debêntures incentivadas) para investimento em infraestrutura aeroportuária, no setor de logística e transporte. Na lista, além do terminal de Foz, estão os aeroportos Afonso Pena (São José dos Pinhais), Bacacheri (Curitiba) e José Richa (Londrina).
Salamuni no MDB
O caminho para trazer de volta o deputado Gustavo Fruet (PDT) ao MDB é com a filiação do ex-vereador Paulo Salamuni (PV) ao partido. Salamuni é o primeiro suplente do senador Oriovisto Guimarães (Podemos).
Roseta da tríplice fronteira
Uma pedra encontrada em Foz do Iguaçu conecta pela primeira vez a região da tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai à Guerra do Paraguai, através de uma expedição do do historiador e arqueólogo Pedro Louvain, Unila e ICMBio. A pedra om a inscrição “Vapor Brazil. Greenhalgh. 23/9/1869” foi localizada às margens do Rio Iguaçu, a poucos metros da fronteira fluvial do Parque Nacional do Iguaçu, após relato de populares.
Olha a onça
Uma onça-parda foi flagrada no Parque Estadual Vila Velha, que fica em Ponta Grossa. O registro foi feito em vídeo por um dos funcionários da manutenção, em um local que não é aberto à visitação do público e fica a 16 km do centro de visitantes.
Cavalo de Tróia
O deputado federal Sérgio Souza (MDB) está sendo apontado como “cavalo de tróia” da centro-direita paranaense. Motivo é que não falta. Mas o principal é que ao lançar sua pré-candidatura ao Senado, Sérgio Souza move-se para tirar e dividir os votos da centro-direita e assim facilitar a eleição da deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, na cada vez mais provável eleição suplementar com a cassação de Sérgio Moro (União Brasil).
Suplente
Vale lembrar que Souza já fui suplente de Gleisi no Senado e assumiu sua vaga quando a petista assumiu a Casa Civil no governo Dilma Rousseff (PT). O acordo entre as partes teria sido urdido e costurado nos bastidores do Congresso Nacional.
Audiência pública
A prefeitura Municipal e o Foztrans apresentam nesta terça-feira, 12, na Câmara de Vereadores, a prestação de contas do sistema de transporte coletivo urbano em Foz do Iguaçu. O objetivo é apresentar os custos, aplicações de recursos e a operação da frota de ônibus na cidade no ano de 2023, para dar ainda mais transparência e esclarecer eventuais dúvidas sobre o gerenciamento do sistema.