Coluna – No Bico do Corvo

Câmara que de volta…

… o imóvel na Praça Getúlio Vargas, aquele que abrigava o Legislativo antigamente. O presidente João Morales assinou o ofício, pedindo a liberação por parte da prefeitura. Acontece além da sede, muito mal-arranjada, diga-se, a Câmara utiliza dois andares de um prédio na rua Quintino Bocaiúva e isso custa cerca de R$ 500 mil ao ano. As condições de abandono do local que já abrigou a Procuradoria e Secretaria de Turismo são de fazer chorar.

 

Lenda

O edifício foi construído para ser a Câmara, em 1972. Antigamente diziam ser uma obra do Oscar Niemeyer, em razão do conceito arquitetônico. Mas uma certa ocasião, deram de perguntar para ele, e, levaram foi um pito. Mas o espaço bem que poderia abrigar atividades culturais, e há quem acredite que seria um excelente abrigo para exposições de arte. A prefeitura possui vários imóveis espalhados pelo centro da cidade.

 

O nosso “véio” Chico

Profissionais da imprensa, escritores e pessoas ligadas aos movimentos culturais estão se mobilizando para pedir ao prefeito a nominação do Jornalista Francisco de Alencar em algum bem público, seja rua, avenida ou edifício. Justíssima a homenagem, pois poucas pessoas se confessaram tão apaixonadas pela cidade do que o saudoso Chico. No mais ele também tem uma história com o outro Chico, o prefeito. Lá no início da carreira, antes mesmo de ser vereador, o jornalista escreveu: “anotem o nome desse rapaz, um dia ele será uma figura muito importante em nossa cidade” Dito e feito.

 

Cartas ao Corvo

Conheço Foz do Iguaçu há 8 anos, o mesmo tempo que meu filho e sua família já moram aqui, e eu também, só que a contar de 19 de março de 2023. Além disso, sou um admirador de Foz pelas suas importâncias históricas, urbanas e turística. Não fica nada bem para a Capital Nacional do Turismo, a situação de desleixo em que se encontram certas ruas como a minha (Patrulheiro Venanti Otremba, Vila Maracanã), com falta de limpeza e capina nas calçadas, lixo acumulado e as placas com nome de rua apagadas pela ação do tempo ou faltando. Gostaria também que V. S. fizesse esta mensagem chegar ao conhecimento do prefeito Chico Brasileiro e seu secretário de Turismo. Minha intenção como cidadão é somente colaborar para uma Foz melhor para todos. Agradecendo pela atenção, envio-lhes meu abraço.

Douglas Lisboa Melo

O Corvo responde: prezado, sua preocupação é a mesma de várias pessoas. A Natureza é muito eficaz em Foz e isso faz o mato crescer abruptamente e, muitas pessoas não tomam providências e segundo consta, a prefeitura não dá conta. E isso porque estamos em tempos de estiagem; quando chegar a Primavera, há o risco da cidade se transformar e selva tropical. Por um lado, é bom, mas por outro, surgem problemas como a dengue e outras endemias. Sobre o lixo, se a população fosse um pouco mais consciente, a situação seria outra. O fato é que há displicência por conta dos moradores, mesmo que a empresa de saneamento se esforce além do contrato.  Dá um orgulho danado vivem em Foz e manifestações de novos moradores, como a sua, são muito importantes. Seja bem-vindo à cidade e à coluna no Bico do Corvo!

 

Muito trabalho

Corvo, você é uma espécie de repórter especial da Zona Sul e nos mantém sempre a par de tudo o que acontece, mas para distrair a família, dei um passeio no final de semana e passei pelas obras de duplicação da BR-469 e Perimetral Leste. Havia máquinas trabalhando à toda, especialmente naquilo que parecia a abertura de um canal, ao lado do Hotel Carimã. Como você é um passarinho entendido, pode nos dizer do que se trata?

Adaílton E. S. Rivera

O Corvo responde: prezado, se há algo importante em Foz é a quantidade de riachos, córregos, mananciais e nascentes. Parece ser simples abrir uma estrada, mas garantir esses locais é muito importante. Na região em que a BR-469 se torna a Avenida das Cataratas e também comporta a Perimetral, há uma porção de veios d’água e isso exige uma grande demanda de providências. As empreiteiras precisam realizar um trabalho muito eficiente de drenagens e tubulações e também na construção de pontes. Onde antes havia um lago, com o represamento do Arroio Carimã, em breve haverá um rio, totalmente canalizado. No sentido oposto, realizaram o serviço de galerias. Toda a água chega no Rio Iguaçu.  

Show de imagens

O Corvo recebeu um belo vídeo mostrando a performance da nossa gloriosa Esquadrilha da fumaça nos céus de Foz, na área do Parque Nacional do Iguaçu, com as Cataratas mais lindas que nunca. A alma de Alberto Santos Dumont, o homenageado, ganhou mais um milênio de reluz. O dono de uma mente tão engenhosa, certamente jamais conseguiu prever as reverências que um dia lhe seriam prestadas. Mais do que merecidas.

Boa comemoração

O Corvo acompanha a alegria dos diretores e colaboradores da Retifoz, uma das empresas tradicionais da cidade, ao completar os 48 anos. Pensa a festa que será quando completarem meio século. Pelo visto o churrasco será garantido! Alô, alô Leoscar! Mas o interessante foi o forte impacto das notas publicadas na coluna de sábado, porque recebemos vários comentários de clientes e amigos; pessoas que algum dia utilizaram os serviços e se mostraram gratificadas pela qualidade e atendimento. Pensando nisso, nessas manifestações, resolvemos elaborar uma matéria especial, que está sendo publicada na edição desta terça-feira.

 

17 anos da Lei Maria da Penha

Corvo, quem diria, um instrumento tão importante e evidente não ser levado a sério e isso se constata pelo aumento em todas as formas de violência contra a mulher. Como você diz, é uma barbaridade! Pesquisei a vida da pessoa que deu nome à Lei e francamente, fiquei mal em saber o que ela enfrentou. Pensa?

Luciano M. G. França

O Corvo responde: é muito bom saber que homens dão atenção ao tema. Isso nos mostra que nem tudo está perdido. Vale à pena relembrar: a Lei 11.340/06, ou Lei Maria da Penha, homenageia Maria da Penha Maia Fernandes, que por mais de vinte anos precisou lutar por Justiça. Ela é uma biofarmacêutica e foi casada com um professor universitário, uma pessoa muito questionável diante dos atos, depois de atentar seguidamente contra a companheira. Ele teria atirado em Maria da Penha enquanto dormia e isso a tornou paraplégica, em 1983. A segunda tentativa de homicídio foi igualmente tenebrosa, com a tentativa de eletrocutar Maria, em sua cadeira de rodas, no chuveiro. Embora as versões de inocência, foi difícil ele escapar da cadeia. Cumpriu dois anos em regime fechado e seis meses no semiaberto. Para muitos especialistas a pena foi branda, diante dos horrores enfrentados pela vítima.

 

Tamanduá

Corvo, que maravilha isso, um tamanduá bandeira habitando as margens do Lago de Itaipu. Daqui uns tempos teremos até onça vagando pelas margens reflorestadas. Isso sim é uma boa resposta ambiental não acha?

Marilene G. G. Farias

O Corvo responde: prezada leitora, bom mesmo é ver pessoas comemorando o ressurgimento da Mata Atlântica, totalmente erradicada no local onde hoje os animais tornaram a aparecer. As saiba, onças já ocupam a área e como o animal ocupa o topo da cadeia predatória, quer dizer que a floresta ressurgiu. A onça só vive onde há condições de subsistência, para procriar e perpetuar a espécie. Isso se dá graças a um árduo trabalho realizado por Itaipu, em construir uma obra verde e impressionante, o Corredor da Biodiversidade. Acredite, a Binacional será lembrada também por esse gigantismo.

 

Unidade geradora

Falar em Itaipu, o Corvo viu uma foto emblemática, dos diretores da usina conhecendo o interior de uma unidade geradora. É um local impressionante, não muito diferente daquilo que há nos filmes de ficção. Lá, inclusive, quando há manutenção, é normal retirarem muitos peixes dos condutos.

 

A BR-277 movimentada

Prezado Corvo, viajei de Curitiba de volta para Foz e passei muitos apuros na estrada, muito esburacada em vários locais. Quando é que vão ajeitar isso? Não é possível que hoje em dia, as pessoas ajoelhem e rezem pela volta do pedágio. Isso, normalmente, só aconteceria em pesadelos, não acha? E há locais sem acostamento, veículos parados em curvas, quebrados, à espera de socorro, desvios sem sinalização, sem contar os acessos de velocidade e a falta de fiscalização. Outra coisa, do nada surgem veículos com sirenes e luzes piscando e a gente nunca sabe se são policiais ou assaltantes. Eles passam e seguem adiante. Tá difícil.

Ronaldo B. C. Baptista

O Corvo responde: prezado, os pedágios logo estarão de volta e as reclamações certamente serão muitas, porque os preços, ao que se espera, serão bem piores que antes. O Corvo viaja e enfrenta os mesmos sufocos. Sobre sirenes, muitas pessoas instalam esses equipamentos ilegais e vivem pregando susto nos outros. Mas o pior é quando os bandidos agem e fazem os usuários de reféns, levando até as bagagens dos turistas. Uma pena, porque o Turismo rodoviário está aumentando. 

 

Enfim a chuva

Corvo, você está parecendo o “Japonês” do clima, um personagem conhecido, da TV, que vivia alarmando a gente. Nos disse a semana passada que teríamos Sol o tempo todo e ontem desabou foi um baita temporal.

Márcia U. H. Zulah

O Corvo responde: prezadíssima, o Corvo escreveu que teríamos um bom final de semana e isso de fato aconteceu. A chuva, em verdade, se antecipou em dois dias. O aguaceiro estava previsto apenas à partir de amanhã, quarta-feira. E ao que parece teremos chuva a semana toda, sem chance de estender a roupa no varal. De outra maneira, também não haverá frio. As temperaturas se manterão entre 17 e 28 graus. Parece que o Inverno já se despediu e a Primavera se antecipou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *