Número de furtos cresceu 20% neste ano em Foz do Iguaçu
O número de furtos, em todas as modalidades, cresceu 20% neste ano em Foz do Iguaçu. Um levantamento realizado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) mostra que a cidade registrou 2.508 crimes no primeiro semestre deste ano, 500 a mais que no mesmo período de 2022, quando foram contabilizados 2.008 casos.
De acordo com o relatório, o município contabiliza uma média de 13 ocorrências por dia, em diferentes áreas. As regiões do Centro e do bairro Vila A são as que detêm o maior volume de furtos em geral. A maioria dos crimes ocorre no período da madrugada. Os meses de fevereiro e março tiveram o maior índice de criminalidade.
Das ocorrências registradas nos últimos seis meses, 416 situações ocorreram em residências. Na sequência, com 267 casos, estão os comércios (bares, restaurantes, lojas e outros). No que diz respeito aos imóveis domiciliares, há destaque para o período de férias (fevereiro e junho), que tiveram os maiores registros, com 77 e 60 ocorrências respectivamente.
Outro ponto que chama a atenção é o grande volume de furtos de veículos. No semestre foram contabilizados 270 ações do tipo, sendo que a maioria ocorreu em via pública. No comparativo com o ano passado, quando foram registrados 213 casos, houve um aumento de 21%.
Em nível estadual o cenário é mais promissor, com queda de 6,3% nos furtos em geral. De janeiro a junho foram registradas 82.679 ocorrências do crime, 5.614 a menos que no ano passado. São 31 furtos a menos por dia em todo o Paraná, em média.
Furtos a residências caíram 5% no Paraná, com 851 registros a menos, ou 4,7 a menos por dia, e furtos em comércio caíram 1,34%.O número de furto de veículos também apresentou queda, de 1,9%, diferença de 6.721 nos primeiros seis meses de 2022 e 6.587 em 2023.
A redução de crimes ocorreu em 19 das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs), que é a divisão adotada pelo Estado para análises criminais. As regiões que tiveram maiores reduções percentuais foram a 6ª AISP de União da Vitória (8 municípios), a 19ª AISP de Rolândia (16 municípios) e a 15ª AISP de Umuarama (30 municípios).
Roubos
As ocorrências de roubo em Foz tiveram uma queda simbólica de 1% no semestre, com 508 casos, frente a 514 no mesmo intervalo de 2022. Assim como nas situações de furtos, a maioria dos crimes ocorreu em residências e vias públicas, com interceptação de pessoas.
Em boa parcela dos casos as forças de segurança conseguiram localizar e prender os envolvidos e reaver os bens das vítimas. Das situações atendidas, e outros tipos de ocorrência, resultaram a apreensão de 102 armas de fogo de diversos calibres.
O roubo de veículo em específico aumento 13%, com 111 ocorrências neste ano, frente a 97 no ano passado. O índice de recuperação é positivo. Nos últimos meses as equipes policiais localizaram 295 automóveis e motocicletas roubadas em Foz e em outras cidades.
No Paraná, em geral, houve queda expressiva no número de roubos no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior, indicando tendência já apontada no relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que registrou queda de 4,9% nos casos em todo o ano de 2022 (frente a 2021). Na seleção, o roubo de veículos caiu 2%. No comércio as ações reduziam em 14,4%.
- Da redação / Foto: Kiko Sierick/arquivo