IX Seminário Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas reunirá autoridades em Foz

Foz do Iguaçu sediará no dia 28 de julho (próxima sexta-feira) o IX Seminário Internacional da Tríplice Fronteira de Combate ao Tráfico de Pessoas. O evento reunirá diversas autoridades, entre especialistas, pesquisadores, universitários e representantes da igreja e das forças de segurança.

O encontro, idealizado pela Câmara Técnica de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CTETP), ocorrerá nas dependências do Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort e Convention, com início às 8h. As inscrições estão limitadas e são realizadas através de indicações institucionais dos setores envolvidos no tema.

Neste ano o seminário tem como foco a formação de agentes para as áreas da saúde, assistência social e segurança, visando conscientizar esses profissionais e auxiliá-los na identificação, abordagem e acompanhamento de vítimas de tráfico humano.

A CTETP Foz é vinculada ao Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e conta com a coordenação da CáritasDiocesana, que atua diretamente em diversas questões humanitárias e filantrópicas dentro da igreja.

Dentre os participantes do evento estarão integrantes do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), Prefeitura Municipal, Guarda Municipal, OAB local, Secretaria de Assistência Social, Ministério do Trabalho, Itaipu Binacional, universidades e forças policiais. Diversas palestras e debates serão realizados ao longo do dia.

“Este é um grande evento contra a cultura da indiferença e, assim, está em sintonia com a missão da igreja e de Cristo, promovendo a dignidade das pessoas. Todos nós estamos dando continuidade à missão de Jesus, que veio dar vida a todos”, destacou o bispo diocesano, Dom Sérgio de Deus Borges.

O Seminário integra as ações da Campanha Coração Azul, que é realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em âmbito mundial e tem como ponto central o dia 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

No ano passado o encontro reuniu mais de 350 pessoas (público presencial e on-line) de países como Venezuela, Paraguai, Argentina e de localidades brasileiras como Belém do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu, Roraima, Boa Vista, Brasília e Paranavaí, dentre outros.

 

Mulheres são as principais vítimas de tráfico

Segundo a ONU, o tráfico de pessoas movimenta anualmente 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor, 85% provêm da exploração sexual. Nesse contexto, as maiores vítimas do crime são mulheres, sendo a maioria jovens.

Há tráfico de pessoas quando a vítima é retirada de seu ambiente, de sua cidade e até de seu país e fica com a mobilidade reduzida, sem liberdade de sair da situação de exploração sexual ou laboral ou do confinamento para remoção de órgãos ou tecidos.

Os aliciadores, homens e mulheres, são, na maioria das vezes, pessoas que fazem parte do círculo de amizades da vítima ou de membros da família. São pessoas com que as vítimas têm laços afetivos. A maioria dos crimes decorre de falsas propostas de emprego e casamento.

 

Campanha Coração Azul

A Campanha Coração Azul é promovida internacionalmente pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e foi lançada no Prêmio Mundial das Mulheres, em Viena, Áustria, em 5 de março de 2009, sob o título de Blue Heart Campaign.

A iniciativa visa aumentar a conscientização sobre desenvolvimentos e tendências perturbadoras identificadas pelo UNODC e pede aos governos, às autoridades policiais, aos serviços públicos e à sociedade civil que avaliem e aprimorem seus esforços para fortalecer a prevenção, identificar e apoiar as vítimas e acabar com a impunidade.

O Coração Azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e nos lembra da insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos.

  • Da redação / Foto: divulgação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *