Operação de combate à importação ilegal de produtos argentinos prende dez pessoas em Foz
Dez pessoas foram presas nesta semana em uma operação de combate ao contrabando e descaminho de produtos argentinos, em Foz. As abordagens ocorreram na aduana da Ponte Internacional Tancredo Neves sob o comando da Polícia Federal. O trabalho contou com apoio da Receita Federal e Ministério da Agricultura e Pecuária.
Foram duas ações distintas. A primeira, realizada na segunda-feira (10), resultou na prisão de seis pessoas. Na ocasião foram apreendidos oito veículos e cargas de vinhos, cebola, pimentão, e galões de azeite de oliva da marca Valle Viejo, que já foi alvo de operações anteriores.
De acordo com a PF, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização da Valle Viejo em virtude de diversos laudos que atestaram que o produto não obedece às características mínimas de qualidade.
“Alguns produtos não possuem a garantia de qualidade do seu processo de produção, sendo um risco à saúde pública a sua venda e seu consumo.Cumpre esclarecer que é proibido importar produtos de origem vegetal que não possuam certificação fitossanitária”, detalharam as equipes da operação.
A segunda ação ocorreu na madrugada de quarta-feira (12), com a prisão de quatro pessoas por contrabando e crime ambiental. Três veículos carregados com azeite, leite em pó e carvão foram recolhidos. Parte dos produtos foi encontrada em uma casa no Jardim Cataratas.
Os presos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Foz para registro do flagrante. As mercadorias e veículos foram encaminhados à Alfândega da Receita Federal.
- Da Redação /Foto: Polícia Federal