Crianças se divertem na Colônia de Férias da Estação Cultural
A manhã chuvosa não foi impedimento para dezenas de crianças e adolescentes que iniciaram, nesta segunda-feira (10), a Colônia de Férias na Estação Cultural João Sampaio, na Vila C. Promovidas pela Fundação Cultural através do Programa Foz Fazendo Arte, as atividades artísticas, culturais e recreativas seguirão até o dia 21, nos períodos da manhã e da tarde. Cerca de 80 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos serão atendidas diariamente.
As crianças foram recebidas com lanchinhos especiais e participaram de oficinas de circo e artesanato. Com muita música e animação, algumas alunas que já integram as oficinas da Estação Cultural fizeram apresentações aos demais participantes.
Ágata de Melo, de 11 anos, garante que participar das atividades é muito divertido. “É mais legal estar aqui, porque em casa ia ficar assistindo TV e aqui tem mais opções, alem dos meus amigos pra conversar”, contou. Ágata, que é aluna do Colégio Estadual Paulo Freire, frequenta a Estação Cultural no contra turno para aulas de ballet, circo, artesanato e teatro.
Vitoria da Silva Barbosa, de 14 anos, também é aluna do programa Foz Fazendo Arte na Estação Cultural. “Estou quase todos os dias aqui fazendo aulas de circo, ballet, teclado e fantoche, e agora nas férias é ótimo porque posso continuar minhas atividades. Além do mais, eu estudo de manhã, então quando voltar às aulas eu não vou ter problema em acordar cedo, porque já estarei acostumada”, disse.
Ao longo das duas semanas, serão ofertadas dezenas de atividades, como gincanas com jogos em grupos e laboratório de artesanato, circo e dança, karaokê, mediação de leitura e artes, oficinas de música, apresentações circenses, danças criativas, laboratório de teatro, entre outras.
Coordenadora da Estação Cultural, Ivana dos Santos Batista conta que apesar de muitas crianças já frequentarem o espaço, a maioria está pela primeira vez no local. “Temos crianças do Jardim Panorama, Ipê, Petrópolis, Três Lagoas e Morumbi. Nos surpreendeu bastante a procura por ser a primeira colônia de férias da estação”, disse.
A programação, segundo ela, foi pensada para contemplar o maior número de crianças e fortalecer o Foz Fazendo Arte. “Pensamos em fortalecer o trabalho dos arte educadores que já atuam na Estação Cultural, para que mais crianças conheçam as atividades ofertadas aqui. Também chamamos um reforço do artesanato, dança e capoeira e vamos encerrar as atividades com um sarau literário”, contou.
Recepção
Neste primeiro dia de atividades, as crianças foram recebidas pelo diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues; a diretora de cultura Thaisa Praxedes; a coordenadora do Foz Fazendo Arte, Fabiana Zelinski e demais integrantes da equipe da Fundação.
- AMN / Foto: Thiago Dutra/AMN