No Bico do Corvo
Atenção e cuidado
Ontem o Corvo deu umas voltas pela área sul da cidade e precisou cautela para dirigir em pista escorregadia, afinal de contas o barro tomou conta de várias vias em obras. É preciso muita atenção em vários trechos da BR-469, sobretudo pelos desníveis. Mais adiante, há o acesso para a Argentina, onde as empreiteiras edificaram um canal para o escoamento de um riacho. É onde realizam explosões em razão do solo basáltico. É uma obra que impressiona.
Lá vem julho
Já ultrapassamos a metade de junho e estamos com um pé no segundo semestre, lembrando que a expectativa de entrega do trecho da Perimetral entre a Ponte da Integração e a BR-469 era para julho. Dificilmente realizarão as obras em menos de 15 dias, então lá se vai mais um prazo furado.
Falta bastante
Quem passa pelo local vê as alças de acesso ao viaduto no chão de terra, agora convertido em lamaçal, além de buracos e lagoas por todos os lados, com o mato tomando conta. A terra é fértil e o capim empina em dias. Além do mais, os motoristas precisam lidar com os apressadinhos que tentam furar as cancelas e cortar caminho. Uma bagunça e pelo visto duradoura.
Redução da gasolina
Eis que a Petrobrás anuncia, o problema é isso chegar aos postos. E chega, o caso é que os valores não são praticados, pelo menos como deveria. A desculpa é que precisam esperar chegar carregamento com os preços novos. Conto da carochinha. Pior, em alguns locais os preços aumentaram, no lugar de diminuir.
Muito caro
Há um temor no mercado, de que o valor dos combustíveis dificilmente baixará à custa de teimosia das distribuidoras e revendedores. Onde será foram contextualizar, que a última redução agradou os brasileiros? A gasolina continua muito cara, apesar dos esforços eleitorais do seo Bolsonaro e de emplacar a simpatia governamental do seo Lula.
Vitorassi
Ao que se sabe, Dilto Vitorassi não se sentiu muito confortável com algumas notinhas publicadas pelo Corvo e em alguns aspectos ele tem razão. O petista entrou e contato, reclamou e disse que está “discutindo o desenvolvimento econômico da região, sob a ótica dos trabalhadores; está realizando um documento com análises e propostas e que será de domínio público”. Segundo ele, Foz precisa de um projeto que some forças convergindo com vários setores, que faça o Estado cumprir as suas obrigações, uma vez que a iniciativa privada fará a sua parte. Ele aproveitou a ocasião para esclarecer que “jamais” consultou o pessoal da UNILA para atividades que não fossem republicanas e que para o bem coletivo, nunca que faria uso político disso. Se o Corvo se antecipou em razão de informações geradas pelas fontes, pede desculpas e ainda por cima, envia uma abraço fraterno ao combativo político, considerando que ele possui uma acentuada ficha de serviços prestados em favor da região!
Notícia velha?
Ontem o GDia (como outros meios) publicou uma matéria de rodapé, na página 5 da edição (sexta-feira) com o título: “prefeitura de Foz cancela licitação para o sistema de bilhetagem em ônibus suspensa pelo TCE-PR”. Houve estranhamento com a publicação, mas o fato é que ela foi postada um dia antes (14/06), na página do Tribunal de Contas. Com a publicação, o FOZTRANS precisou emitir um comunicado, esclarecendo os fatos.
O comunicado
“O Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) esclarece que a licitação a qual se refere a notícia divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), no dia 14 de junho, e publicada pela Gazeta do Paraná e GDia no dia 15 de junho, é de um processo anterior – o Pregão Eletrônico Nº 009/2023 – que foi anulado pelo próprio município em março deste ano”.
Nova demanda
Segundo o órgão, “um novo edital de Pregão Eletrônico para a contratação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do Transporte Coletivo foi lançado em abril deste ano e já está em fase de conclusão. No mês passado, inclusive, foi realizada a prova de conceito do novo sistema, que é a avaliação do cumprimento dos requisitos exigidos no edital. A previsão é que o processo licitatório seja concluído até o mês de julho”.
Como será…
O Foztrans informa que “a implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica deve ocorrer no segundo semestre. Trata-se de uma tecnologia inovadora, que permitirá automatizar toda a operação do transporte coletivo, trazendo informações em tempo real sobre cada um dos ônibus em circulação. Já para o usuário, o novo sistema possibilitará embarques mais rápidos, por meio do reconhecimento facial, mais facilidade na aquisição de créditos e formas variadas de pagamento. Todo o processo licitatório pode ser acompanhado por meio do Portal da Transparência – Pregão Eletrônico Nº 39/2023”.
Barakat
Seo Barakat escreveu ao Corvo: Bom dia sobre a nota, “Até o Requião”, tenho a relatar que o globo terrestre é um corpo controlado por espécies de glândulas, como é o caso da “localização geográfica” consideradas como “sagradas” pelos conquistadores, diga-se. Hoje, Foz do Iguaçu é uma região de tríplice potencialidade, portanto, sem limites para expandir e ao lado de impressionantes riquezas naturais. Essa localização fala alto quando o assunto é o Mercosul, e a reunião entre os presidentes, que deve acontecer em Puerto Iguazú, um passo gigante para a instalação de um Parlamento com endereço fixo. Isso bem poderia se localizar ao lado da grande obra projetada pelo imortal Oscar Niemeyer. O mundo está se integrando e Foz é sim o centro de integração da América Latina. PRAFRENTE Foz!
Precisa melhorar
O Corvo sempre aborda o assunto e chama a atenção mais uma vez para as Moções e Audiências Públicas na Câmara Municipal de Foz. Umas são repletas, com o público sentado nos corredores e em pé, enquanto em outras, os oradores falam sozinhos. O que será acontece? Segundo uma fonte, há quem não queria ligar o nome aos proponentes, em razão dos movimentos eleitorais que se antecipam. Que coisa hein? Se o vereador está trabalhando, merece a atenção da população. Oras bolas…
Lua de Mel
Ao que parece o prefeito Chico Brasileiro e o deputado estadual Hussein Bakri estão mais próximos, bem mais do que em outras épocas, quando havia um climão de “guerra fria”. Em verdade se tratava de desavenças mesmo. Agora o deputado tem visitado Foz como aconteceu na inauguração de obras e entrega oficial de materiais esportivos para a rede de educação. O que não faltaram foram palavras de elogio e agradecimentos entre ambos. No fim quem ganha é a cidade com essa reaproximação. Neste caso é preciso conceder uma estrelinha para o vereador Adnan que ajudou a costurar a parceria e renovar os ares.
O João incomoda?
O Corvo tem recebido várias notinhas que de certa forma envolvem o atual presidente do Legislativo, vereador João Morales. Ele é alvo de muita atenção e isso no fim das contas acaba sendo positivo. O Corvo explica: algumas informações são publicadas e outras não, pois fazemos questão de esclarecer que todas as notas são checadas e o que ultrapassar as linhas da veracidade é descartado. Este humilde colunista não tolera fuxico e nem maldade política. Venenos assim derramados voltarão contra o boticário, se é que serve de aviso. Ao que parece, o ambiente político não está acostumado com certas mudanças, sobretudo as que são demandadas pelo João; ele imprime uma pegada diferente e, isso tira muita gente da zona de conforto. É bom irem se acostumando, João, ao que tudo indica, veio para fazer do seu jeito. Se por um lado isso desagrada a uns, agrada e muito a outros. Política é assim.
Vila C infernal
A bandidagem anda infernizando os moradores da área Norte, especialmente a Vila C, que andava muito tranquila, diga-se. De uns tempos para cá andam levando até os cachorros, para depois pedir resgate. Eita que situação hein? É um tal de pularem muros, invadirem residências e até mesmo surrupiarem a fação elétrica em plena luz do dia. A polícia já está de olho em negócios de receptação. Os meliante negociam o furto nas redes sociais. É brincadeira?
Lá vem São João
Puxa vida, estourar fogos, afinal, é proibido? Ou não é? Há um povo que passa de carro e larga bombas pelas esquinas, em frente a casa de outros. Uma bagunça que não tem tamanho. A cachorrada enlouquece. Taí um hábito cultural difícil de mudar. Se é proibido, qual a razão de ainda comercializarem esses produtos em “portas abertas”? Basta circular pelo comércio e descobrir que bombas e rojões são artigos de destaque.
R$ 200 milhões
A Lei Paulo Gustavo ajudará a tirar muitos projetos culturais da gaveta. O montante pode devolver ao Paraná o título de Estado da Arte, como era chamado nos anos 70 e 80, tamanha a quantidade de espetáculos teatrais, festivais e movimentos no setor.
Londres é aqui
Pode-se dizer que a semana foi meio londrina; fez lembrar um tempo que o Corvo habitava a Inglaterra, desfrutando os desprazeres da região atracadora de Waterloo. Diga-se, hoje, um grande ponto turístico, mudou da água para o vinho. E em Foz, nem faltou o “fog”, porque tanta gente acendeu o fogão à lenha ao mesmo tempo, que algumas regiões ficaram enfumaçadas, literalmente.
Vai frio, vai?
Vai coisa nenhuma. O chuvisco vai dar um tempo, mas as temperaturas cairão no final de semana. Teremos Sol e baixas entre 7 e 9 graus. Dá-lhe pau para queimar no fogão e curtir o clima. Detalhe: a lenha para fogão, vendida em supermercado está os olhos da cara. O Corvo sai pelo bairro catando pedaços pelas ruas, imitando a vizinhança que chega a disputar as sobras das obras. A todos um bom fim de semana!