Prefeitura e Itaipu entregam nesta quarta as obras da Pista de Atletismo do Complexo Costa Cavalcanti
A Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Itaipu Binacional entregam nesta quarta-feira (14), às 16h30, a pista de atletismo Edmilson Sérgio Haus, no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti. As obras de revitalização e ampliação da pista – que agora atende aos padrões internacionais de competição – integram o novo Complexo Esportivo de Foz do Iguaçu, que também recebeu novos vestiários, instalações sanitárias, arquibancadas para 500 pessoas, academia, escritório técnico para os árbitros, melhorias estruturais e de acessibilidade. Os investimentos chegam a R$ 9,2 milhões e são frutos de um convênio entre o município e a binacional.
A Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos foi a responsável pela elaboração dos projetos arquitetônicos, de engenharia e orçamentos. O complexo conta agora com 6 pistas curvas e 8 pistas retas e atende todas as determinações definidas pelo Manual Técnico da World Atlhetics/IAAF, órgão que gere o atletismo a nível mundial.
São 02 instalações de salto com vara; 02 instalações de salto em altura; 02 instalações de salto triplo e salto em distância; 02 instalações (círculos) para arremesso de peso; 02 instalações para lançamento de dardo; 01 fosso para prova com obstáculos; 01 instalação combinada para lançamento de disco e martelo (circulo concêntrico) e 03 pistas de aquecimento.
“O complexo já está pronto e cumprindo todas as exigências necessárias para receber grandes competições nacionais e internacionais. Será um local para a formação de atletas e divulgação do potencial da cidade como incentivadora do esporte”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Antonio Sapia. As áreas das pistas de competição e de aquecimento somam aproximadamente 8.135m², sendo 6.892,00m² revestidos com piso emborrachado.
Acessibilidade
O setor de arquibancadas para aproximadamente 500 pessoas, os acessos e circulações, a reforma dos banheiros, vestiários, escritório técnico e academia foram projetados atendendo às normas de acessibilidade e de saídas de emergência, buscando proporcionar melhores condições de treino para os atletas e para a comunidade local, além de possibilitar a realização de eventos nacionais e internacionais, e garantir que sua utilização seja feita com segurança, equidade e independência para todos.
“Hoje temos os banheiros individualizados para pessoas com deficiência, com acessos independentes, e temos dentro dos banheiros e vestiários cabines para pessoas com mobilidade reduzida e baixa estatura, que não são instalações obrigatórias, mas buscamos atender o maior numero de pessoas, independente de haver obrigatoriedade ou não. No escritório técnico temos mais um banheiro para pessoa com deficiência (PcD), para atender os árbitros”, informou a arquiteta e urbanista da Secretaria de Planejamento, Heloísa Akiko Miyahsita.
O projeto de revitalização também inclui a adequação das calçadas em frente ao terreno do Complexo Costa Cavalcanti.
- AMN / Foto: Thiago Dutra/PMFI