Mais de 90 onças-pintadas habitam o Parque Nacional do Iguaçu que tem semana especial
Mais de 90 onças-pintadas habitam o Parque Nacional do Iguaçu, que abrange uma área superior a 582 mil hectares na fronteira entre Brasil e Argentina. É o que indica levantamento realizado a cada dois nos conduzido por pesquisadores dos dois países e divulgado pelo Projeto Onças do Iguaçu. O censo aponta estabilidade no número de felinos. Os animais, segundo os pesquisadores, são identificados pelo padrão das manchas. A unidade de conservação terá série de atividades na semana que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira (5).
O censo começou a ser realizado no ano passado e indica que, em média, são aproximadamente 25 felinos transitando na fronteira entre os dois países. De acordo com o Onças do Iguaçu, o monitoramento foi feito por 224 estações de amostragem – são 72 armadilhas fotográficas no lado brasileiro e 152 no argentino. Cada estação possuí duas câmeras. “É animador que após a grande queda populacional sofrida no início deste século, a população de onças-pintadas no Corredor Verde vem se recuperando há mais de uma década, tendo conseguido dobrar entre 2005 e 2016”, disse Yara Barros, coordenadora executiva do projeto.
Segundo ela, o padrão das manchas é como se fosse uma impressão digital de cada animal, o que permite identificar o total de indivíduos na unidade de conservação. Para chegarem aos dados, pesquisadores capturaram mais de 3,5 mil fotografias. Ao todo foram registradas 55 onças nos dois países ao longo da área de estudo. Os pesquisadores fizeram um cruzamento com as informações com base no espaço monitorado e na quantidade de felinos diferentes observados.
Em 20 anos, a pesquisa apontou que o número de onças-pintadas mais que dobrou. A estabilidade da fauna no Parque é devido aos combates aos caçadores e da conservação do meio ambiente. “Essa população dobrou de tamanho e agora entrou numa fase de estabilidade. Isso significa que ela esta conseguindo se manter, que o trabalho que a gente está fazendo pra segurar essa população”, disse.
Meio ambiente
A concessionária Urbia Cataratas, em conjunto com o ICMBio, realiza, de 5 a 11 de junho, diversas atividades ambientais em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem (5 de junho). As ações serão concentradas no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, e na cidade de Capanema. A limpeza do Rio Iguaçu, na região da passarela das Cataratas, abriu as iniciativas da semana ontem. Funcionários da empresa, técnicos e voluntários fizeram a retirada de moedas do rio, que são jogadas por visitantes equivocadamente, uma vez que é proibido arremessar qualquer objeto na água.
Na quarta-feira, 7 de junho, biólogos da concessionária realizarão uma ação especial com escolas da região, desenvolvendo atividades de sustentabilidade, consumo consciente e diminuição de resíduos. Essa iniciativa será desenvolvida no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.
Já no sábado e domingo, 10 e 11 de junho, a equipe do parque e moradores da comunidade farão o plantio de 84 mudas de árvores nativas às margens do parque, em Capanema. Será uma homenagem à idade da unidade de conservação, que completou 84 anos no dia 10 de janeiro.
- Da Redação / Foto: Onças do Iguaçu/Divulgação