No Bico do Corvo
Prejuízos
De onde o presidente Lula tirou o conjunto de frases elogiando o venezuelano Nicolas Maduro é o que muita gente quer saber; o fato é que os petistas mais próximos estão gastando o fôlego para explicar a razão de um flerte tão exacerbado. Nem precisava tanto. O caso é que os líderes venezuelanos sempre ganharam espaço nos governos do PT, a começar por Hugo Chávez, que vivia desfilando pelos calçadões de Copacabana, arriscando falar português e cantando samba.
Explicações
Sendo a Venezuela uma potência petrolífera e a ideia de Lula é unir a América do Sul, pode ser, a estratégia seria amenizar as relações. Só faltou combinar com os outros. O problema com o Maduro é a pressão internacional, conflitos de direitos humanos e truculências contra a democracia e imprensa. Mas segundo argumentam alguns jornais (até mesmo os norte-americanos), a maioria dos venezuelanos apoia o governo e aí fica complicado intervir. As intenções de Lula podem ser boas, mas ele atua em zona de atrito considerável. Vai precisar cuidar muito, porque está levando surras seguidas no Congresso. A leitura é simples: em cada derrota, Bolsonaro cresce. Inimaginável a maioria dos brasileiros sentirem saudades dos ex-presidente, mas pode acontecer. A política é uma caixinha cheia de surpresas.
Cuba e afins
Todo governo que se diz de esquerda trabalha com a ideologia cubana, revolucionária, coisa mais mofada que guarda-roupa de zona. Faz muito tempo que os cubanos reclamam do regime e não adianta tapar isso com o dedo, como disse o presidente do Chile. Em recente pesquisa perguntaram aos jovens quem foi Che Guevara e uma ínfima fração respondeu certo, em torno de 3%. Disseram que foi lateral-esquerdo de time de futebol, roqueiro, surfista e até traficante. A história e os seus livros tem sido um tanto desleal com a figura do guerrilheiro argentino. Mas esse preço ele paga, até porque comandou execuções sumárias. Não é o tipo de figura que o Corvo usaria em estampa de camiseta.
Boletim de obras
O Corvo recebeu uma porção de mensagens questionando a foto de capa da edição de ontem (quarta-feira, 31/05). Muitas pessoas acreditavam se tratar de uma montagem do viaduto da BR-469 e, passando pelo local, é evidente que a situação ainda está bem crua. Sem querer puxar a orelha dos leitores, não custa ler o texto, o complexo de alças faz parte do viaduto próximo à ponte Tancredo Neves. A Perimetral ainda está nos 21% de obras concluídas. Bem longe da estimativa eleitoreira, de entregar a primeira etapa em outubro do ano passado.
Secretários no paredão
Segundo uma informação, o prefeito Chico Brasileiro já avisou: secretários e diretores que não apresentarem um balanço positivo de ações serão exonerados. A paciência do prefeito está abaixo do limite e muita gente acredita que atua em função vitalícia.
Dona do pedaço
A policial Scheila Melo virou a dona do pedaço no escritório da Casa Civil em Foz do Iguaçu. Desde que assumiu uma função comissionada, abençoada pelo governador Ratinho, a assessora transformou o antes discreto local, em espaço político. Praticamente todos os dias há reuniões como direito a postagens nas redes sociais. Há quem diga que ela se coloca à disposição para ser vice em uma composição na eleição de 2024 em Foz. Outro policial vice é algo que arrepia os candidatos.
Não gostou?
Há quem não tenha gostado nada do modus operandi político da policial, como é o caso da ex-prefeita e ex-vereadora Ines Weizman. Mesmo dona de uma discrição ímpar, teria mantendo contato com o gabinete do governador para saber quem faz o que no escritório de Foz.
Voltando…
O jornalista Elson Marques será o novo diretor de Comunicação da Câmara Municipal. Elson já foi visto nos últimos dias pelo legislativo. O jornalista já ocupou a função em 2020, nos tempos em que a presidência era exercida pelo ex-vereador Beni Rodrigues. O Corvo deseja boa sorte ao amigo.
Multa mais pesada
A partir de junho, a multa do ESTARFI em Foz do Iguaçu vai doer mais no bolso de quem não coloca créditos para estacionar. O valor passou a ser R$ 20 reais. Um leitor atento disse que a medida já era esperada, porque o aparato de fiscalização ficou mais moderno e, provavelmente, mais caro. “Mas para onde vai o dinheiro da multa?”, ele perguntou e com razão. A coluna deixa o espaço aberto para quem quiser esclarecer… Segundo dizem, a arrecadação resulta em seis x meia-dúzia, mal paga os custos com equipamentos, pessoal e gasolina para fiscalizar.
Fogo na avenida
Uma amiga do Corvo enviou imagens de um veículo pegando fogo bem no início da Avenida Jorge Schmmelpfeng, em frente ao hotel que há por lá. Aliás, recebemos outras imagens, mas com comentários desairosos, condenando o proprietário e até mesmo os artistas de rua que atuam nas imediações, por usarem tochas na arte malabarista. Até mesmo veículos novos são acometidos por acidentes assim e não se pode fazer julgamento antecipado. A ocorrência parou o trecho e chamou muito a atenção.
Faculdade Multiversa
A entidade promove um concerto internacional gratuito da dupla Tremura & Lee. Acontece neste dia 21 de junho. O evento é uma prova de que a cultura ultrapassa fronteiras, e que a música é um componente de grande importância na formação pessoal acadêmica e profissional. Ambos os músicos são professores e pesquisadores da prestigiada Universidade Federal da Flórida, a UF, sediada em Gainesville nos Estados Unidos, e formaram a dupla para apresentar peças de grande relevância artística e histórica da música brasileira .
O caminho do “Alfajor” argentino
A Câmara Argentina de Alfajor realizará sua segunda edição do evento com o sugestivo nome de “KM0 IGUAZÚ – O CAMINHO DO ALFAJOR ARGENTINO”, que acontecerá desta vez em Puerto Iguazú. Haverá exposição com mais de 25 produtores, com degustações e conferências, além de vendas dos produtos; tudo no Centro de Convenções e Eventos de Puerto Iguazú, anexo ao Amerian Hotel, na Avenida Tres Fronteras nº 780.
Calendário
Em seu primeiro dia, 9 de junho, a partir das 15h, haverá um coquetel de abertura para convidados e imprensa. E às 18 horas, será realizada a cerimônia oficial de abertura com a presença de autoridades, empresários do setor e imprensa. O evento será aberto ao público em geral e terá a duração de três dias. O Alfajor é uma instituição dos “Hermanos”, tão importante quanto o vinho e a carne e emprega centena de milhares de profissionais no ramo da confeitaria.
Dona Carminha
O Corvo faz questão de registrar o aniversário de Carmen Ficht de Oliveira, a nossa querida Carminha, leitora número 00 (antes do 01), desta coluna. O aniversário foi dia 30, mas este colunista, desatento, deixou passar em razão da correria e aperto para entregar os conteúdos. Dona Carminha é uma cidadã exemplar, sempre de olho na qualidade do serviço público e dentre outras, uma amiga para todas as horas, do café quentinho ao bom vinho, dos conselhos aos curativos, sempre com o papo em dia e carinho com vizinhos, parentes, conhecidos e amigos do peito. Parabéns atrasado, mas com imensa honra pela atenção que dispensa ao Corvo todos os dias! Ela divide a foto com o maridão e colaborador professor Afonso de Oliveira, a quem também enviamos as nossas saudações matutinas.
Eu que venha junho!
Chegamos praticamente na metade do ano, considerando que entramos no sexto mês, época de muitas festas e ao que parece, de temperaturas bem mais baixas. Realmente 2023 está voando! Uma boa quinta-feira a todos!