Ministro Silvio de Almeida conhece projetos e estuda parcerias com a Itaipu Binacional
O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio de Almeida, participou, nesta segunda-feira (29), de uma reunião com representantes da Itaipu Binacional para debater possíveis parcerias entre a usina e o Ministério, tanto a nível estadual quanto nacional. O ministro está em Foz do Iguaçu para participar do Congresso de Direito do Centro Universitário UDC.
“Queremos ser um ministério de execução. Por isso, seria muito importante que a Itaipu se integrasse a um dos nossos projetos prioritários, inclusive na construção da Política Nacional de Direitos Humanos”, afirmou Almeida. Ele falou um pouco sobre os planos e as expectativas para a pasta e reforçou que a atuação da Itaipu pode ser de grande apoio, especialmente na questão da promoção da cidadania.
Gisele Ricobom, assessora do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, deu as boas-vindas ao ministro e aos demais participantes do encontro, e também fez um breve resumo sobre as expectativas da atual gestão da Itaipu. “Já conversamos com o ministro e com a equipe dele em Brasília e estamos costurando possíveis ações no campo social, ao qual a Itaipu quer dar maior destaque”, disse.
Silvana Vitorassi, também assessora de Enio, completou: “nosso foco é o Paraná, mas queremos ter um papel irradiador, contribuindo para o País como um todo”. A assessora de Responsabilidade Social da Itaipu, Fiorinda Pezzatto, lembrou ainda do importante papel da Itaipu em compensar cidadãos que foram prejudicados pelo alagamento das terras para formação do reservatório, ainda em 1984.
A reunião contou com a participação de autoridades de diversas outras instituições, prontas a se colocar à disposição do Ministério e apoiar possíveis iniciativas. Irineu Colombo, diretor do Parque Tecnológico Itaipu Brasil, lembrou que a tecnologia “permeia e é permeada pelas questões sociais”. O deputado federal Elton Welter também declarou trabalhar pela inclusão. “Que as iniciativas regionais se espalhem para o âmbito nacional”, disse.
Única secretaria do tema no Estado, a Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade de Foz do Iguaçu foi representada pelo secretário Ian Martin Vargas e pela diretora de Direitos Humanos, Maria José de Souza El Saad, que falaram das iniciativas que estão desenvolvendo em Foz do Iguaçu. O secretário de Turismo, André Alliana, também mencionou parcerias entre as duas secretarias, especialmente na questão do turismo religioso.
“Pudemos ver que, aqui em Foz, temos uma equipe que admira o trabalho e está pronta a trabalhar junto com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, promovendo políticas que podem beneficiar todo o país”, finalizou Gisele Ricobom. “Queremos que a valorização das pessoas esteja cada vez mais no foco da Itaipu, tanto internamente, quanto junto ao público externo”, finalizou.
- Imprensa de Itaipu / Foto: Rubens Fraulini/Itaipu