Santa Terezinha de Itaipu celebra hoje 41 anos de emancipação com muitas histórias e conquistas
Santa Terezinha de Itaipu celebra nesta quarta-feira (3 de maio) 41 anos de emancipação político-administrativa. A data será marcada por uma missa de Ação de Graças, às 19h30, na igreja matriz. Este é apenas um dos eventos que integram a grande programação de aniversário da cidade, que deve receber milhares de pessoas nos próximos dias para a tradicional Fespop.
Na data de hoje, no ano de 1982, o município se desmembrava oficialmente de Foz do Iguaçu, cidade da qual era distrito, começando então a dar sozinha seus primeiros passos para se tornar referência de organização e planejamento no Oeste.
O avanço foi ocorrendo aos poucos, tendo início com a exploração de madeira na região. Na década de 50, grupos econômicos adquiriram do governo do Paraná glebas de terra na região, com a finalidade de colonização. A Colonizadora Criciúma Ltda, que possuía terras próximas a Foz, foi um dos grupos que teve maior contribuição para a colonização de Santa Terezinha.
Nesta época foram erguidas as primeiras construções no povoado. O escritório da colonizadora era improvisado em cima de um caminhão, onde se efetuavam as negociações de terra. Aos poucos os colonizadores foram chegando, vindos principalmente de Santa Catarina, em busca de propriedades para o cultivo da lavoura.
Santa Terezinha progrediu significativamente no ano de 1953. A movimentação comercial começava a crescer, com alguns estabelecimentos no ramo de secos e molhados e de materiais de construção, que atendiam as necessidades mais urgentes da pequena vila. Em 1955 foi construída a primeira casa de alvenaria, o primeiro posto de gasolina e a primeira igreja católica da comunidade.
Com a elevação de distrito a município, Santa Terezinha teve suas primeiras eleições municipais em 1982, assumindo o cargo de primeira prefeita municipal a senhora Lenir dos Reis Spada.
Programação de aniversário
As comemorações começaram oficialmente no último domingo (30), com uma edição do popular Brincando na Praça. Na segunda-feira (1°) os moradores e lideranças participaram do culto de Ação de Graças, que ocorreu no Centro Integrado de Apoio à Melhor Idade (Ciami).
Na noite de ontem (2) foi realizada uma sessão solene na Câmara de Vereadores, onde foi ocorreua entrega do título de cidadão honorários para Lenir dos Reis Spada e Airton José Viana, prefeita e vice-prefeito da 1ª Legislatura do Município nos anos de 1982 a 1988.
Para a sexta-feira (5) estão programadas as finais do campeonato regionalito de bocha, nas categorias feminino e masculino. O público poderá acompanhar os jogos a partir das 18h, na cancha Pedro AntonioBenedet.
Fespop
Integrando as celebrações de Santa Terezinha, a tradicional Fespop (um dos maiores festivais do Oeste) está programada para ocorrer entre os dias 11 e 14 de maio, com diversas atrações musicais, exposições e muita comida.
O evento com artistas nacionais atrai todos os anos pessoas de várias cidades e dos vizinhos Paraguai e Argentina. No ano passado, cerca de 200 mil prestigiaram o festival.
Além de grandes nomes da música e da infraestrutura que favorece a diversão, o Fespop tem entrada gratuita. Os cachês das atrações são pagos por meio de parcerias do poder público e iniciativa privada.
Dentre os artistas já confirmados estão as duplas Maiara e Maraisa, Jorge e Mateus,Zé Neto e Cristiano eCésar Menotti e Fabiano, além dos cantores Gustavo Lima, Pedro Sampaio, Léo Santana e Ana Castela.
- Da redação / Foto: prefeitura de STI