Novos diretores da Itaipu Binacional serão empossados nesta terça-feira, 28

Nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União da última sexta-feira (25); O ex-deputado federal, Irineu Colombo, deve assumir o PTI

 

Os novos diretores Técnico Executivo, Jurídico, Administrativo e Coordenação da margem brasileira da Itaipu Binacional serão empossados nesta terça-feira (28). Os nomes dos titulares de quatro das cinco diretorias, logo abaixo do diretor-geral, foram confirmados na última semana, em portaria assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Um dos cargos permanecerá vago. O ex-deputado federal e ex-diretor do IFPR, Irineu Colombo, deverá assumir como superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na sexta-feira (31).

A posse dos novos diretores foi confirmada nesta segunda-feira (27). Até o fechamento desta edição do GDia, a Itaipu não havia definido os detalhes da cerimônia como se o ato seria aberto à imprensa ou apenas interno. As nomeações deles foi publicada em edição extra  do Diário Oficial da União (DOU), na noite de sexta-feira (24). Serão empossados hoje Renato Soares Sacramento, para o cargo de diretor Técnico Executivo; Luiz Fernando Ferreira Delazari, diretor Jurídico; Iggor Gomes Rocha, diretor Administrativo; e Carlos Carboni, diretor de Coordenação.

O diretor-geral brasileiro, o ex-deputado federal Enio José Verri, foi nomeado em 10 de março. O mandato dos novos diretores vai até 16 de maio de 2027. Os membros da Diretoria Executiva podem ser reconduzidos ou substituídos a qualquer momento pelos governos do Brasil ou do Paraguai. A normativa consta no Artigo 12 do Anexo A do Tratado de Itaipu. A edição extra traz ainda, a exoneração de André Pepitone do cargo de diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, que fica em vacância.

 

Novos diretores

De acordo com a portaria, Renato Soares Sacramento vai substituir, no cargo de diretor Técnico Executivo, David Rodrigues Krug. Renato Sacramento já atuou como diretor de Geração da Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras S.A.). Na diretoria Jurídica, Luiz Fernando Delazari vai substituir Mariana Favoreto Thiele. Ele é formado em Direito e possui experiência em análise de riscos, gestão de contencioso judicial e consultivo preventivo.

Delazari já atuou como promotor de Justiça junto ao Ministério Público do Paraná (MPPR) entre os anos de 1993 e 2007. Em 2003, foi conduzido ao cargo de Secretário de Segurança Pública do Estado durante a gestão do ex-governador Roberto Requião (2002 a 2010) e atuou ainda como membro dos Conselhos de Administração da Sanepar (Companhia de Saneamento Básico do Paraná) e da Elejor.

O novo diretor Administrativo da Itaipu será Iggor Gomes Rocha, em substituição a Paulo Roberto da Silva Xavier. Ele é sócio do Chules, Vilela & Gomes Rocha, com graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2010), habilitação em Direito do Estado. Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar (2011) e Mestre em Direito Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012-2014).

No cargo de diretor de Coordenação será empossado o advogado Carlos Carboni, substituindo Luiz Felipe Kraemer Carbonell. Ele já ocupou a chefia de gabinete da Casa Civil da presidência da República no primeiro mandato de Dilma Roussef e também já foi vice-prefeito de Capanema, sua cidade natal no Sudoeste do Paraná, de 1997 a 2004. O ex-deputado federal Irineu Colombo deverá ser o novo diretor do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O nome dele ainda não foi anunciado oficialmente, mas o GDia apurou que a posse deve ocorrer na próxima sexta-feira (31).

 

  • Da Redação / Foto: Rubens Fraulini/Itaipu

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *