No Bico do Corvo

O PTI com Colombo

Foi uma grata notícia saber e ainda receber, o convite para a assinatura do termo de posse de Irineu Mario Colombo no Parque Tecnológico de Itaipu. Escolheram o homem certo, se a ideia é fazer do PTI o tão sonhado laboratório para as áreas de formação, educação, tecnologia e desenvolvimento. O evento será no dia 31 de março, 10 horas.

 

PTI e a vanguarda

Lá nos tempos em que despejavam concreto para moldar a montanha que conhecemos hoje, já falavam em um dia aproveitar o conhecimento na construção de Itaipu, uma das maiores demandas realizadas pelo homem, para a formação técnica. Imaginavam um grande laboratório no entorno da Usina. O caso é que não contavam a revolução cibernética, por isso, miravam as áreas da engenharia no setor hidrelétrico; tudo em Itaipu era inovador afinal. O que houve foi um salto tecnológico impressionante e o PTI surgiu com o leque de vocações ampliado.

 

Lembranças

Este colunista lembra bem os ventos otimistas da virada do milênio. Dentre tantos com o olhar no futuro, havia um proeminente político paranaense dono de um pensamento totalmente voltado para a Educação; sonhando outros patamares de formação, alguns considerados utópicos o que lhe valeu críticas de opositores e até mesmo de educadores encabrestados. O fato é que no setor, pensar grande é que causa a mudança. Irineu Colombo enfrentou isso e meteu a mão, ajudando a derreter a maré cheirando mofo e o conceito retrógrado da formalidade; seus preciosismos eram robustos e ele foi em frente.

 

Das salas aos plenários e tribunas

Apenas para lembrar, de professos, historiador, tornou-se vereador em Medianeira, deputado estadual e depois Federal. Saiu das salas de aula e produziu muito nos plenários, criou a Lei do Sistema Estadual de Ensino, além da obrigatoriedade do transporte escolar gratuito. Depois, em Brasília, foi relator do PROUNI, criou a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – a segunda universidade federal do Estado. Deixou a Legislatura e foi ocupar importantes posições no Ministério da Educação. Sua atuação foi importantíssima não só para o Paraná, mas impactando diretamente a Região Oeste, e, Foz do Iguaçu.

 

O Floresta virou Universidade

Surgiram rumores de que o Floresta Cube, na Vila A, deixaria de existir. Em verdade nem funcionava mais, só se ouvia falar em problemas com as prestações de contas e a degradação da área. Irineu disse que estava trabalhando a implantação do IFPR em Foz e contava com espaços no PTI e logo, a área do Floresta foi convertida em espaço educacional, laureado com a atenção de ninguém menos que o Nobel de Literatura José Saramago, que enviou a frase: “Trabalhar com as mãos ensina muito”, a representação da união entre o humanismo e a tecnologia.  Irineu mantinha amizade com o escritor, a exemplo da amizade com muitos outros nomes importantes das artes e literatos. Bom a biografia do Irineu é grande, o que vale é ressaltar que teremos a sua capacidade em nosso favor, quando sabemos o valor do PTI e os avanços lá possíveis para esse mundão que se transforma a cada sopro do vento. Sua indicação faz justiça ao Oeste e justeza com o presente e futuro.

 

Na transição

Irineu Colombo é muito bem conectado e segundo as fontes desde colunista, foi convidado para outras posições no governo federal, até porque trabalhou na equipe de transição do governo. Certamente optou em ficar mais perto de casa e tocar vários projetos que vinha matutando.

 

Pá de areia

O Corvo recebeu uma cartinha um pouco longa sobre a necessidade de abertura da Estrada do Colono. Resumo: se o Bolsonaro, no governo, não arriscou um comentário que fosse sobre o assunto, decerto para não esbarrar em polêmica, será difícil reacenderem a fogueira, pelo menos nos tempos atuais e no futuro próximo. No governo Lula, apesar do discurso de sustentabilidade, todo mundo faz cara de gato e empurra areia para cima do tema. É bom o povo ir se acostumando, se conformando em dar a volta pelos acessos existentes, e, pianinho.

 

Argumentos

No relato, o leitor P.H.J.C (pediu para não ter o nome revelado) disse que a cada dia está mais complicado chegar ao sudoeste pelos acessos argentinos. “Os vizinhos estão encrespando, exigindo muitas coisas, e fazendo algumas pessoas darem meia volta”, garantiu. Para chegar em Pranchita, ele precisa rodar cerca de 150 km. Paciência. Pela Argentina são 110.

 

Posse dos novos diretores

Está marcada para esta terça a posse dos diretores de Coordenação, Administração, Técnico e Jurídico de Itaipu. O destaque é para o Carlos Carboni, ex-chefe de gabinete da Casa Civil e que assume a Coordenação, talvez a pasta mais importante na relação entre Itaipu e as cidades da região Oeste. Até o fechamento desta coluna, o diretor financeiro ainda não havia sido escolhido. O Corvo tinha pelo menos três nomes no bolso do colete, mas sempre é bom cautela e não arriscar, para não errar.

 

 

O domingo em Foz

O Corvo aproveitou os raios de sol que emolduraram a bela manhã de domingo e foi passear com a Corva pela cidade. Havia um bom movimento e a dedução é que muita gente deve ter pensado a mesma coisa. Era o povo saindo da missa, se ajeitando para frequentar a Feirinha da J.K; frequentando a Avenida Paraná, as ciclovias; andando pelos calçadões; enchendo os mercados e em especial as peixarias. Onde o Corvo foi havia até fila. Detalhe: o preço dos pescados baixou um pouco.

 

A Avenida Paraná

A frequência de público era aparentemente boa, considerando o horário. Há um probleminha com o transito que as autoridades precisam resolver: liberar o acesso de quem usa a Rua Padre Bernardo Plate, direto para a Avenida Venezuela, sem precisar fazer o contorno na Avenida Rosa Cirillo. Há congestionamento no local, até o acesso com a Rua Pedro Basso. Não dá para entender esse contorno forçado. É desnecessário.

 

Na J.K.

Ao longo do tempo, o Corvo sempre recebe mensagens de motoristas, em geral reclamando do “homem da cadeira de rodas”, que trabalha entre os veículos nas proximidades do Batalhão, na Avenida J.K. Domingo ele estava lá, com o Sol à pino, tentando levantar um dinheirinho vendendo alho, quiabo e outros produtos. Aquele senhor é um herói, isso sim, um exemplo! Vence todas as dificuldades, não importa quando, e leva o sustento para casa, sem reclamar, lamuriar e praguejar a vida. As pessoas que reclamam deveriam ajudá-lo. É perigoso? É. Mas qual a solução? Trata-se de um trabalhador urbano, que não está pedindo esmola; olhar como aquele homem leva a vida é de certa inspiração. No fim ele é quem acaba ajudando os outros. O Corvo queria comprar alho e custava R$ 10,00 o pacote. Como hoje em dia só usamos o cartão, ele entregou o produto fiado, para pagar depois. Pode?

 

Casa Cheia

Mesmo com o plenário da Câmara de Foz lotado de servidores, com cartazes contra a Reforma da Previdência, o governo mostrou força e aprovou as mudanças nas aposentadorias. Foi competente, politicamente falando. O resultado foi uma derrota para os sindicatos, levando em cota as concessões.

 

Mas não foi tão fácil

Enquanto acontecia a leitura das matérias do dia, muita articulação acontecia nos bastidores. E ao se aproximar a votação, havia uma correria de assessores do Legislativo e Executivo em busca de garantir os votos. Rolou até um bolão sobre o placar e ao que consta, um vereador ganhou a aposta sozinho. A incerteza era tamanha que seria bem mais fácil acertar a loteria.

 

Preço alto

Segundo uma fonte palaciana, as negociações para aprovar a reforma exigiram muita paciência para conter a “fome” e a ânsia por cargos no Executivo. “Foi bem difícil”, relatou um assessor a este colunista que foi ao plenário disfarçado de vendedor de paçoca. Bom se houve acerto ou não, logo saberemos, quando as nomeações forem publicadas. Isso faz parte do jogo; funciona desta maneira em Foz, em Pequim, em Londres, Montreal, Nova Iorque, onde houver política. O que o governo fez foi demonstrar esperteza e força.

 

Café com Leite

A tese de que a vereadora Yasmin se preparava para vestir uma roupa do tipo “café com leite”, na Câmara, se comprovou: ela segue na base e é a queridinha da dupla Chico e Bobato, mesmo votando contra o governo. Na verdade, segundo apuramos, ela só votou “não” por apostar que o placar estava favorável e que não prejudicaria o prefeito. Fingiu ser oposição para agradar aos servidores. Em verdade fez o serviço e a lição de casa.

 

Rosa x Rosa

O vereador Márcio Rosa causou uma situação no mínimo inusitada quando soltou na Tribuna: “por que, mesmo estando no governo por seis anos, o prefeito esperou a Rosa Jeronymo se aposentar para mandar esse projeto?”. A gente se põe a pensar o que uma coisa tem com a outra? Muita gente não entendeu e estranhou o raciocínio do parlamentar.

 

Guarda Municipal

A Guarda Municipal marcou presença com bom efetivo na votação. Foi uma medida preventiva e no fim das contas, uma demonstração de respeito da instituição com a Casa de Leis, sem misturarem as coisas.

 

Assembleia Geral

Foz do Iguaçu foi o destino escolhido para a primeira edição em 2023 da Assembleia Geral Extraordinária e da Reunião do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional). Os diretores e presidentes das ABIH’s de 18 estados e do Distrito Federal, já estão chegando na cidade e a assembleia acontece nesta quarta-feira (29), a partir das 10h na sede do Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de de Foz do Iguaçu. A anfitriã do encontro é a ABIH Regional Oeste, presidida por Odivan Eggert, com o apoio do Diretor Executivo Jefferson Amorim. Maravilha!

 

Boa semana

E quem diria, estamos entrando em abril! Os coelhos da Páscoa estão fazendo a festa, embora o preço do chocolate, para poucos. “Se eu for comprar lembrança para os filhos e netos, como todos os anos, vou ficar pendurada no cartão de crédito até ao Natal. Sem contar que terei essa missão até setembro, pagando ainda os presentes do Papai Noel” escreveu uma leitora. É a vida, a maioria dos brasileiros faz essa corda bamba.

 

No picadeiro

Foz recebe um baita circo o Maximus, diga-se, pela primeira vez instalado em local nobre, em pleno eixo turístico, ao lado do Shopping catuaí Palladium. É circo de muita qualidade com tecnologia e conforto. Para se ter ideia, há ar condicionado! Abre dia 30, segundo informaram. (Corvo 1)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *