Contadores voluntários promovem evento gratuito em Foz para tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda

A ação acontecerá no dia 31 de março, das 11h às 18h, no Cataratas JL Shopping; contribuintes tem até o dia 31 de maio para enviar o IRPF à Receita Federal

 

Contadores voluntários de Foz do Iguaçu realizarão um evento gratuito para tirar dúvidas da população sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023. A ação faz parte da campanha Declare Certo, promovida pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap).

O encontro acontecerá no dia 31 de março, das 11h às 18h, nas dependências do Cataratas JL Shopping. Na oportunidade as equipes esclarecerão sobre a maneira correta de preencher o formulário, deduções, malha fina, restituição e outras questões pertinentes à prestação de contas anual. É importante destacar que os voluntários apenas tirarão dúvidas, mas não farão declarações.

“Esta é uma ação de responsabilidade social. Nosso objetivo não é fazer a declaração, mas orientar os contribuintes que normalmente fazem a própria declaração em dúvidas pontuais. Esta ação evita também que o contribuinte vá até a Receita Federal sanar pequenas dúvidas sobre a declaração”, ressaltou o presidente do Sescap/PR, Michel Lopes.

O prazo para acertar as contas como o “leão” teve início no dia 15 de março e segue até 31 de maio. Quem quiser tirar dúvidas no evento do Declare Certo pode levar o informe de rendimentos, fornecido pela empresa que o contribuinte trabalha, e demais comprovantes para deduções e comprovação de dependentes.

Além de esclarecer a população sobre o preenchimento correto dos documentos, os contadores também orientarão os contribuintes a realizar uma boa ação, doando parte do imposto, que iria para os cofres públicos, para instituições carentes. A iniciativa faz parte da Campanha Eu Sou Cidadão Solidário.

Realizado desde 2004, o evento Declare Certo acontecerá simultaneamente também em Curitiba, Arapongas, Cascavel, Guarapuava, Maringá, Pato Branco e Toledo. Em todas essas cidades, cerca de 80 profissionais (empresários contábeis, funcionários de empresas de contabilidade e acadêmicos) vão dedicar parte do seu dia de trabalho para atuar como voluntário no atendimento aos contribuintes.

Mais de 60 mil iguaçuenses

Em Foz do Iguaçu a Receita Federal espera receber cerca de 65 mil declarações do Imposto de Renda até o fim do prazo. A expectativa é de que cerca de 2,5 milhões de declarações sejam entregues no Estado. Os contribuintes podem aproveitar a declaração pré-preenchida para agilizar o processo e garantir a restituição mais cedo.

Para fazer a declaração, a população pode baixar o programa de computador do site da Receita Federal. Também é possível fazer online, no portal e-CAC, ou pelo celular, no aplicativo Meu Imposto de Renda. Para isso, é preciso ter uma conta “gov.br”.Quando mais cedo realizar a declaração, mais fácil será a correção caso necessário.

Restituição

Neste ano o primeiro lote de restituição do IRPF será depositado no dia 31 de maio e o último no dia 29 de setembro. As pessoas que optarem por usar a declaração pré-preenchida ou por receber a restituição via Pix, com chave CPF (única permitida), terão prioridade no recebimento dos valores após as já previstas em lei.

Tem prioridade absoluta os contribuintes idosos, com idade igual ou superior a 80 anos; contribuintes idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave, e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

 

  • Da redação / Foto: divulgação

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *