Corpo de Dom Dirceu Vegini é sepultado na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe
2 de outubro de 2018
2 de outubro de 2018

Olá, caro leitor. Bom dia!

‘Carpe diem!’
– Hoje, terça-feira, dia 02 de outubro, é comemorado o ‘Dia Internacional da Não Violência’;
– Também hoje é celebrado o ‘Dia do Anjo da Guarda’;
– A data é de comemoração do ‘Dia do Quadro Complementar de Oficiais (Exército Brasileiro).

 

História
Nesta data, em 1992, cento e onze (111) presos foram mortos após uma briga generalizada no Pavilhão 9 da penitenciária do Carandiru, em São Paulo. A polícia tentou conter e foi autorizada a invadir o local pelo coronel da reserva (Polícia Militar) Ubiratan Guimarães. Ele comandou os policiais e foi condenado a 632 anos de prisão. A penitenciária foi desativada e parcialmente demolida no ano de 2002 e o coronel Ubiratan assassinado em 2006, em seu apartamento nos Jardins, em São Paulo.

 

Day after
A internet é um prodígio que deu voz a um sem-número de ilustres anônimos que lançaram mão de seu acesso e fizeram dele um meio de vida. Whindersson Nunes é só um desses exemplos.
Mas tem gente que não faz questão de se tornar celebridade como Whindersson (que nome, hein?), mas é capaz de tiradas simplesmente impagáveis, como esta: “Em crise, a Editora Abril vai fundir as revistas Veja e Exame. A nova revista vai se chamar Vexame”…

 

Day after (2)
Seguramente o autor da piada que vai na nota acima é um eleitor de Jair Bolsonaro inconformado com a capa da última Veja, que trata do processo de separação do capitão da reserva e das baixarias que volta e meia ocorrem em eventos que tais. É do jogo, sabemos. Mas há uma forte sensação no ar resultante de um certo tipo de jornalismo que certamente será o maior derrotado destas eleições. Talvez a mesma sensação implique ainda alguns institutos de pesquisa, não é?

 

Aviso premonitório?
“O que não se sabe é o tamanho do eleitorado que é capaz de votar até em Bolsonaro para evitar o retorno do PT ao Planalto nos termos do comissariado. Em 1984, Tancredo Neves construiu a primeira conciliação da história saída da oposição. Se ele tivesse adotado a estratégia dos comissários de 2018, Paulo Maluf poderia ter sido eleito presidente”.
Da lavra do jornalista Elio Gaspari, em sua última coluna na Folha de São Paulo.

 

Para lembrar
No próximo domingo, 07, nós brasileiros votaremos para eleger o novo presidente da República, outro governador para o nosso amado Paraná, dois senadores, um deputado federal e um deputado estadual.
São seis vagas e inúmeros candidatos a disputar o seu voto, caro leitor e eleitor! Se você ainda não fez a sua pesquisa, não fez a sua colinha, ainda estamos em tempo, não é? Vá votar e faça o que puder de modo a encorajar outras pessoas a fazerem o mesmo. Precisamos de mudanças e elas só começam no momento em que a gente decide que é a hora.

 

Para lembrar (2)
Um enunciado àqueles que pretendem não comparecer para votar, votar em branco ou anular seu voto: “os ausentes nunca têm razão”! E sem razão não faz sentido reclamar do resultado que a gente não quis construir, certo?

 

Contato: idgar_dias@hotmail.com
Acesse a Gazeta Diário na internet em www.gdia.com.br
Viva a terça-feira! Boa jornada e até amanhã, leitor!
Sorte e saúde sempre!

Share

Leia mais sobre este conteúdo e outras informações na edição impressa.

GDIA