Tenha uma lareira em casa sem precisar reformar

Prefeito participa de reunião com o secretário estadual de Saúde
9 de fevereiro de 2019
Moro e Marinho discutem mudanças em aposentadorias de policiais
9 de fevereiro de 2019

Tenha uma lareira em casa sem precisar reformar

Caixa de aço inoxidável garante o funcionamento e a segurança da lareira ecológica

 

Nós também temos inverno, e também temos direito de se aquecer diante de uma lareira. Acontece que para nós, brasileiros, isso não é muito comum, já que as lareiras não costumam integrar nossos projetos de construção. Mas esse pequeno detalhe estrutural da casa pode ser resolvido facilmente hoje em dia com o uso de lareiras ecológicas.

Sim, finalmente você vai poder ter uma lareira para chamar de sua, e sem precisar reformar sua casa para isso. Curioso para entender melhor o que é e como funciona uma lareira ecológica? Então acompanhe.

 

O que é e como funciona

A lareira ecológica possui fogo de verdade, não é nada holográfico. Ela surgiu na Finlândia e vem conquistando seu espaço no Brasil devagarinho. Ela funciona a partir da queima de álcool etílico 92º, daqueles encontrados facilmente em mercados e farmácias.

O que garante o funcionamento e a segurança da lareira ecológica é a caixa de aço inoxidável que a acompanha, chamada também de queimador. É nesse local que acontece a combustão e a queima do combustível. A lareira ecológica também possui um sistema que controla a altura da chama e a intensidade do fogo, regulando-o conforme a sua necessidade.

A lareira ecológica pode permanecer acesa por até 20 horas seguidas, mantendo sempre uma chama bonita e uniforme, justamente por conta do álcool utilizado para seu funcionamento.

 

Mas por que a lareira ecológica é ecológica?

Justamente por causa do uso do álcool como combustível. O produto dispensa o uso de lenha e outros produtos derivados do petróleo para a geração do fogo e, consequentemente, não emite fumaças, resíduos e odores no ambiente, tornando-a também uma das opções mais seguras para o ambiente doméstico. A lareira ecológica também exclui a necessidade de dutos, chaminés e exaustores.

 

Tipos e modelos

Existem dois modelos básicos de lareira ecológica: a portátil e a embutida. A portátil, como o próprio nome sugere, não precisa ser instalada em lugar nenhum. Basta chegar com a lareira, acendê-la e curtir o calorzinho gostoso que sai de dentro dela. Esse modelo de lareira é prático e permite que você a transporte para onde quiser, sem contar que ela pode ser colocada em diferentes locais, como diretamente no chão, na bancada da pia ou sobre a mesa de jantar.

Já a lareira ecológica embutida necessita de instalação e possivelmente vai fazer um pequeno quebra quebra na sua casa. A versão embutida pode ser colocada na parede, no chão e até mesmo dentro de móveis, como racks.

Mas, independente do modelo que você optar, sempre é possível escolher um estilo de lareira ecológica que mais combine com a sua decoração. No mercado, existem modelos para todos os gostos, como as lareiras ecológicas rústicas, geralmente feitas de madeira ou pedra, e aquelas mais sofisticadas, feitas em vidro e metal. O formato das lareiras ecológicas também varia bastante e você deve escolher de acordo com o local onde ela será colocada.

 

Vantagens

Confira agora um resumo com as principais vantagens da lareira ecológica:

  • Versatilidade: As lareiras ecológicas combinam com qualquer proposta de decoração;
  • Facilidade de instalação: A lareira ecológica portátil dispensa comentários nesse sentido, mas mesmo que você opte pela versão embutida, ela é muito mais simples de ser inserida no ambiente do que um modelo convencional, especialmente pelo fato de não exigir dutos e chaminés;
  • Não poluente: O álcool utilizado na lareira ecológica não polui o ar com fumaça e gases tóxicos, além de não produzir odores;
  • Sustentabilidade: a lareira ecológica, como o nome indica, é uma grande amiga do meio ambiente, uma vez que não necessita de combustíveis derivados do petróleo, nem de lenha;
  • Acendimento simples: Você pode acender e apagar a lareira ecológica com muito mais facilidade do que uma lareira tradicional;
  • Segurança: A lareira ecológica é segura e não apresenta risco de incêndios, se usada adequadamente, ou queimaduras ao ser manuseada;
  • Conforto e aconchego: As lareiras ecológicas cumprem com primor o papel de levar conforto e aconchego para dentro dos ambientes. E, pode acreditar, elas aquecem mesmo. Uma lareira pequena consegue manter aquecido um ambiente com cerca de dez metros quadrados. Na hora de comprar a sua lembre-se de escolher um modelo proporcional ao ambiente em que será colocada, assim ela não aquece demais nem de menos;
  • Design e estilo: As lareiras ecológicas possuem design moderno e valorizam qualquer ambiente da casa;
  • Quantas você quiser: A lareira ecológica pode ser colocada tanto em áreas internas, quanto externas – ou nas duas, afinal nada impede que você tenha mais de uma lareira ecológica.

 

Quanto custa

Por ser um produto relativamente novo no Brasil, a lareira ecológica ainda possui preços que podem afastar alguns consumidores. As mais simples custam, em média, R$ 500,00, enquanto outras podem chegar a casa dos R$ 4.500,00. O principal influenciador do preço da lareira é o tamanho, o material com que ela é produzida e o tipo (portátil ou embutida).

Reportagem: Decor Fácil

Foto: Divulgação

Share

Leia mais sobre este conteúdo e outras informações na edição impressa.

GDIA