Opinião

Foz na cabeça
7 de dezembro de 2017
Na Geral
7 de dezembro de 2017

Opinião

Bom dia, leitor!
‘Carpe diem!’
– Hoje, quinta-feira, dia 07 de dezembro, comemora-se o ‘Dia Internacional da Aviação Civil’;
– Foi nesta data, em 1941, que o Japão atacou na ilha de O’ahu, Havaí, a base militar americana Pearl Harbor, marcando a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial;
– Também foi nesta data, em 1988, que foi realizado em São Paulo o primeiro transplante simultâneo bem-sucedido de coração e pulmão em um único receptor.

Janaúba
Morreu na última segunda-feira a décima terceira vítima do atentado cometido numa creche da cidade mineira de Janaúba que resultou num incêndio. Internada havia dois meses na Santa Casa de Montes Claros, a auxiliar de classe Jéssica Morgana Silva Santos, de 23 anos, morreu.
A repercussão do episódio parece que não vai terminar tão cedo. Recentemente circulou a notícia dando conta de que a escolhida para ser a ‘Mulher do Ano’ teria sido a cantora Anitta. E quem segue de perto o noticiário viu um sem-número de reclamações a respeito dessa escolha, em razão do exemplo deixado pela professora Heley Abreu Batista, de 43 anos, que tentou salvar como pôde o maior número possível de crianças vítimas do incêndio provocado pelo vigia Damião Soares dos Santos, em 05 de outubro último. A professora Heley morreu tentando salvar vidas.

Marrom
Olhe só esta mensagem do Twitter, leitor, em espanhol: “Honrado de visitar Brasil, fui recibido por el hermano presidente Michel Temer. Nuestro respeto a Brasil por su desarrollo industrial. Bolivia, después de la recuperación de sus RRNN y sus empresas estratégicas, está ingressando a la etapa de industrialización”. É de autoria do presidente boliviano Evo Morales.
Nada como um dia após o outro, como canta Alcione, a Marrom. Evo Morales bravateou à época do impeachment de Dilma Rousseff dizendo que tudo não passava de um golpe e agora trata o ‘golpista’ Michel Temer como ‘hermano’. O dinheiro não é seara para ideologias, certo?
Bem, o Brasil compra praticamente 20% do que a Bolívia exporta, sendo seu maior parceiro comercial. E Evo quer vender mais caro o gás que o Brasil importa da Bolívia num tempo em que o excesso de oferta tem levado os preços para baixo.
Michel Temer fará cara de paisagem e transferirá o assunto que considera político para a área comercial da Petrobras, que negociará então com a YPFB.

Marrom (2)
Gilmar Mendes é vítima de seu ativismo político: “Precisamos dos profissionais da política, dessas pessoas que se dedicam integralmente à atividade política e que têm todo um aprendizado especial. Não podemos pensar em substituir os políticos por funcionários públicos, ainda que graduados como juízes ou promotores”.
Em lugar de apenas julgar e falar nos autos, Gilmar parece agir de forma a proteger os seus e não se está aqui acusando-o de libertar pela terceira vez seu amigo Jacob Barata Filho. É que no julgamento de Wesley Batista, acusado de usar informações privilegiadas para obter vantagens no mercado financeiro, Mendes pediu vista, o que implicará na permanência por mais tempo do empresário na prisão. Vamos ver quanto tempo tardará este pedido de vista, posto que Mendes apregoa aos quatro cantos que o alongamento das prisões preventivas vai contra o estado de direito. Vamos ver se o que preconiza Mendes vale para o delator de seus amigos Aécio Neves e Michel Temer.

Viva a quinta-feira, leitor! A semana vai passando depressa! Boa jornada!
Sorte e saúde sempre a todos!

Share

GDIA