Opinião

Vergonha nacional
21 de outubro de 2017
Viaduto
21 de outubro de 2017

Opinião

Bom dia, leitor!
‘Carpe diem!’
– Hoje, 21 de outubro, é comemorado o ‘Dia Nacional da Alimentação na Escola’.
– Também hoje se comemora o ‘Dia do Ecumenismo’.
Ideias:
. Nesta data, no ano de 1879, Thomas Edson inventa a lâmpada elétrica incandescente – que hoje vai dando lugar às lâmpadas de LED, mais econômicas, mais longevas, mas ainda caras.
Também nesta data, no ano de 2008, foi lançado o Sistema Operacional Android – que veio pra ficar.

Prepara
O signatário não gosta do saudosismo, dos saudosistas que volta e meia enunciam que ‘no meu tempo as coisas não eram assim’. A maioria dos saudosistas que conheço usam a internet, têm smartphones de última geração e tomam remédios maravilhosos que lhes aplacam o colesterol, a depressão e dão aquele ‘up’ na hora do inarredável rala e rola, posto que ninguém é de ferro.
O tempo passa e inexorável e implacavelmente os modos e costumes também. Em que pese o fato dos valores hoje em dia estarem aparentemente em baixa, seu vácuo deu lugar ao politicamente correto que – mais dia, menos dia – fará com que um elemento tão essencial às convivências e afetos aflore de forma suave, mas contundente, tornando nossas vidas melhores como vem fazendo por todos a tal da tecnologia. Como as leis, os valores estão para nossas vidas como o ar para nossos pulmões.
É preciso que as coisas mudem, embora os políticos insistam em não aceitar. Aliás, as mudanças independem de certas vontades e desejos.
Recente reportagem no jornal Folha de São Paulo aborda a atitude da ‘rebolante’ cantora Anitta, que achou por bem inserir no corpo de dança que a acompanha nos palcos um jovem dançarino com a Síndrome de Down. Não foi a primeira vez que Anitta surpreendeu este signatário: certa vez a cantora inovou, também em seu corpo de dançarinos, incluindo no grupo uma jovem que, se fosse modelo, seria considerada na categoria ‘plus size’.
O repórter Jairo Marques não afasta a possibilidade de Anitta praticar atitudes que tais em nome de uma pretensa promoção pessoal. Marques não dá bola para a insinuação de oportunismo de Anitta e opta por enxergar a iniciativa da cantora pelo lado positivo: imagine-se a injeção de ânimo, de motivação e injeção de autoestima para as pessoas incluídas!
Tem mais: Anitta pretende incluir outros tipos de pessoas com deficiências (PCDs) em seu corpo de dançarinos, algo totalmente inédito no mundo das celebridades. Como lembrou o repórter, um gol de placa.
Num país que carece de exemplos, miserável no campo da inclusão social e cheio de intelectuais e celebridades que seguem à risca o que Romário decretou a respeito do rei Pelé (‘ele calado é um poeta’), Anitta brilha – e como! – para muito além dos palcos. Fofa!

Eu era feliz e não sabia
A semana se vai com fatos marcantes que se tornaram verdadeiros divisores de águas para alguns. O Senado devolveu a Aécio Neves o seu mandato e o liberou da proibição de sair de casa à noite. E o STJ mandou libertar o ex-presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
Ambos nunca mais serão pessoas livres.

Pipoca
Caso o dileto leitor esteja sem alternativa em mente para algum tempo livre no sábado e domingo e, caso tenha acesso a maravilhas como o Netflix, o signatário gostaria de sugerir um filme que considera imperdível, um clássico memorável do cinema: “Uma Mente Brilhante”. É simplesmente inesquecível.

WhatsApp
“O grande segredo da vida se resume a duas palavras: beleza e paciência. Se as coisas derem certo, beleza. Se derem errado, paciência”.

Chegou o fim de semana, leitor! Ótimo sábado e domingo, ok? Boas surpresas!
Sorte e saúde a todos, por toda a vida!

Share

GDIA