Opinião

Notícia excelente
29 de março de 2018
Ministério das Cidades libera novo conjunto habitacional em Foz
31 de março de 2018

Opinião

Olá. Bom dia, leitor!
‘Carpe diem!’
– Hoje, quinta-feira, dia 29 de março, comemora-se o dia em que ocorreu o primeiro voo, no Rio de Janeiro, de um balão dirigível, o Le Victoria, em 1882;
– Hoje é aniversário da linda Curitiba, fundada em 1661 – são 357 anos!

Sinais
Notícias da economia contam que a gigante americana Amazon estaria em negociações para compra da holding Via Varejo, que controla a Casas Bahia, o Ponto Frio e o Grupo Casino (que controla o Pão de Açucar).
Contam ainda que outro gigante americano, o Walmart, em 2018 deve deixar o Brasil. Se isso ocorrer, o BIG vai trocar de dono, certo?

Poder Judiciário
O Supremo Tribunal Federal está no olho do furacão da conjuntura nacional e estará a partir de agora sob olhar cuidadoso dos brasileiros. E isto é bom, muito bom. Por uma razão singela e muito simples: não existe nação de verdade, país desenvolvido e forte com judiciário fraco.
É a eterna vigilância a responsável pela forma correta como as instituições devem funcionar. Agora que a imprensa vem jogando luzes nos exercícios e atividades judiciais e revelando muito do que a maioria desconhecia, tem ministro trocando o número do telefone celular e endereço de e-mail por conta da pressão que vem recendo em razão da forma como vem exercendo suas funções.

Poder Judiciário (2)
Perguntas para nos ajudar a entender a relação da justiça, ou a aplicação correta das leis, com o fato dos países serem desenvolvidos ou não: alguém aí imagina que o poder judiciário alemão seja uma instituição fraca? E alguém aí imagina que o poder judiciário da Bolívia seja uma instituição forte?

E por falar nisto
Dois excelentes jornalistas – Ruy Castro e José Roberto Guzzo – recentemente abordaram as falas da ministra Rosa Weber, do STF. No portal da ‘Veja’, Guzzo escreve: “Sem má vontade: como seria humanamente possível alguém compreender qualquer coisa dita pela ministra Rosa Weber?”
Por sua vez, Ruy Castro escreve na Folha: “…James Joyce, que há quase cem anos desafia os leitores, é brincadeira de criança diante da ministra Rosa Weber. Um dia, haverá equipes de estudiosos debruçados sobre os pareceres de frau Weber nas votações do STF, lutando para decifrá-los”.
Serviço: como ‘Weber’ é sobrenome alemão, Ruy Castro incluiu ‘frau’ – senhora, em alemão – no texto.

E por falar nisto (2)
Durante o julgamento dos embargos de declaração apresentados pela defesa do ex-presidente Lula ao TRF-4, em Porto Alegre, as leituras foram para lá de compreensíveis, nenhum dos três desembargadores ‘jogava’ para as câmeras que transmitiam a sessão, tendo todas as atividades ocorrido de forma clara, objetiva e rápida. Muito diferente do que ocorre no STF.
Detalhe: no STF dos discursos ininteligíveis e da baixaria dos insultos na TV, chega-se por indicação; já nos tribunais regionais é preciso antes ingressar por concurso público na primeira instância.

Seleção
E o Brasil vai exorcizando o 7×1 de 2014 frente a Alemanha, não é? Como bem lembrou o jornalista Joseval Peixoto (Jovem Pan), o placar agora está em 7×2. E no WhatsApp há um ‘meme’ a enunciar que ‘a gente vai devolver esses 7×1 na Alemanha do jeito que o brasileiro gosta: parcelado’.
É bem verdade que a Alemanha não jogou com seu time ‘A’, mas o jogo foi em Berlim. Parabéns à seleção!

E já é quinta-feira, leitor! Tenha uma ótima e produtiva jornada! Bom feriado amanhã, ok?
Sorte e saúde sempre a todos!

Share

GDIA