Opinião

Secretaria de Saúde inicia o processo de transição
13 de março de 2018
Fuzuê do Lula
14 de março de 2018

Opinião

Olá. Bom dia, leitor!
‘Carpe diem!’
– Hoje, quarta-feira, dia 14 de março, comemora-se:
. o ‘Dia do Vendedor de Livros’;
. o ‘Dia dos Animais’;
. o ‘Dia Nacional da Poesia’.

Não se perca
Ontem cedo foram presos pela Polícia Federal o ex-secretário de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro – o coronel César Rubens Monteiro de Carvalho – e o diretor-geral de Polícia Especializada – delegado Marcelo Luiz Santos Martins. Ambos e outras doze pessoas são acusadas de formação de quadrilha, peculato e fraude licitatória.
Estima-se desvio de mais de R$ 70 milhões.

Não se perca (2)
Ficou parecendo que estava em curso uma espécie de faxina na polícia carioca, não é? É. E muitos ligaram a prisão de tanta gente da polícia com alguma iniciativa do pessoal da intervenção federal na Segurança Pública do Rio. Mas não foi. Quem mandou prender essas pessoas foram os Ministérios Públicos Federal e Estadual; é outra etapa da Operação Calicute – da Lava Jato carioca. Os catorze mandados de prisão foram assinados pelo juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª. Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
O pessoal superfaturava desbragadamente na comida fornecida aos presídios.

Cansaço
Como este signatário vem lembrando vez ou outra, o Brasil vai melhorando. Mas há dois detalhes que fazem com que a aceitação de realidades assim não aconteça: o histórico, as condições e o estado do mundo político e o fato de que os itens que compõem a dita melhora demoram sobremaneira a se refletir na vida da maioria das pessoas.
É que as pessoas estão cansadas, indignadas e desesperançadas com tanta corrupção, com tantas evidências de despreparo dos nossos líderes para lidarem com os desafios cotidianos que a situação do país impõe e a eterna espera para que as coisas realmente mudem – pra melhor, bem entendido – e passem a dar frutos, bons frutos!

Cansaço (2)
Não deve ter sido por outra razão que o apresentador Fausto Silva, da Rede Globo, abriu o verbo em seu último programa: “Por isso eu encho o saco de falar, eu não canto mais essa porra de ‘hoje é um novo dia’. Aqui na Globo eu não canto mais, não é novo dia porra nenhuma. O dia que tiver, eu volto aqui. Não tenho cara de pau para cantar isso. Hoje é o grito do desespero, de uma sociedade que não conta com poder público. O Brasil é o único lugar que o governo não faz nada por você, ele rouba você. Tem que mudar”.
Em tempo: Fausto Silva é um profissional que recebe mais de R$ cinco milhões mensais; não tem o que o senso comum chama de ‘problema de dinheiro’ e, assim, não padece dos imbróglios que redundam da penúria financeira nossa de cada dia.
Pergunta que não quer e não pode calar: se um cidadão que ganha cinco milhões de reais por mês está no limite com o governo, já imaginou os demais?

Cansaço (3)
Em 2014 este signatário participou, como assistente, de uma palestra proferida pelo estrelado professor e filósofo Mário Sérgio Cortella, na qual ele afirmou: ‘a crise no Brasil não é de crédito, mas de credibilidade’. Passados quatro anos, constata-se que a conjuntura não mudou. Então, quando se conta que a inflação medida está abaixo do piso da meta, as pessoas simplesmente não acreditam. Todos desconfiam de todos, infelizmente.

É quarta-feira, leitor! Boa jornada! Tenha um dia de ótimas surpresas, grandes risadas!

Share

GDIA