Noticiário

Share
14 de agosto de 2018

 

Eclusa
Corvo, assisti ao Fantástico e vi a reportagem maravilhosa da Sônia Bridi sobre o maior rio da China, em especial onde está a barragem de Três Gargantas, atualmente a maior do mundo, mas que perde para Itaipu em geração de energia. Então, achei impressionante a parte sobre o “elevador” de embarcações, porque não dá para chamar aquele sistema de “eclusa”; vai tomar banho, Corvo, que coisa do outro mundo! Daí fui dormir com aquilo na cabeça e quando acordei vi a capa da nossa “Gazetinha diária” e me dei com a foto principal mostrando a tal “transposição da barragem, ou o Projeto Eclusa” do lado paraguaio. Por favor, Corvo, você acredita naquilo? Convenhamos, é uma obra utópica e que causará devastação. Itaipu não fez uma eclusa por várias razões, e vão querer fazer isso agora? De uns tempos para cá, o Paraguai quer mudar o mundo. Devagar, vizinhos, devagar.
José Antonio Salles (Aposentado com muito orgulho!)

O Corvo responde: prezado engenheiro cuidador de orquídeas e bromélias, sonhar não custa nada, e o papel aceita tudo. Certa ocasião, o general Costa Cavalcanti, em conversa animada durante um cafezinho no Hotel Bourbon, onde morava em Foz, fez uma dissertação para vários jornalistas sobre as razões de Itaipu não construir a eclusa. Mas este Corvo, não falha a memória, entendeu que o problema não era nem Itaipu, e sim um trecho do Rio Paraná. O tipo de “eclusa” seria opção na época, pois seria uma espécie de “canal de desvio” com apenas duas barreiras de contenção, mas exigiria um canal muito comprido. As embarcações sairiam antes de Hernandárias e ganhariam o leito do Rio Paraná depois do Marco das Três Fronteiras, então imagina o tamanho do rio? Hoje, de fato, uma obra assim causaria um grande rebuliço e, claro, devastação. Mas o Corvo nunca duvida da tecnologia e engenhosidade humana, por isso há um otimismo de que inovem algo. Uma obra assim geraria milhares de empregos e seria uma alavanca para o desenvolvimento na navegação fluvial.

 

Ninguém entende
No tempo em que Itaipu foi construída, havia uma nova ordem sobre o transporte no Brasil; tudo deveria rodar por estradas, sobre rodas, alimentando fábricas de caminhões e a exploração dos combustíveis. O tempo passou, as estradas são caras, esburacadas e entupidas de caminhões, numa atividade que se tornou antieconômica. O Corvo já ouviu de vários europeus e norte-americanos: “Puxa vida, por que não aproveitam os rios? Onde estão as ferrovias”? É mesmo difícil de acreditar! Parece uma piada desprezarem a navegação fluvial e as grandes planícies para o transporte em estradas de ferro. Contaram para o Corvo que até a bitola dos trens é diferente, dependendo de uma região para outra. Passou da hora de o Brasil encontrar solução para a mobilidade de cargas.

 

Divisão dos votos
Corvo, vejo que o problema na política de Foz não é apenas a ambição de alguns candidatos e seus partidos, mas também de velhas rixas políticas. E é aí que mora o perigo. Explico: a ambição dessas pessoas que insistem em candidaturas inviáveis divide os votos, coisa a que já estamos acostumados, mas as desavenças entre os grupos políticos visam claramente a atrapalhar a eleição de alguns candidatos, gente que com uma ajuda se elegeria sem muito trabalho. É muito ruim pensar que poderíamos ter representantes tanto na Assembleia Legislativa como na Câmara Federal, mas isso é adiado pela mesquinhez de adversários, do tipo: “Não podemos deixar essa pessoa se eleger”. Esses dias ouvi isso, Corvo, e fiquei revoltada.
Nair Beltrão

O Corvo responde: infelizmente é isso mesmo o que acontece. A senhora definiu muito claramente a situação. Se os votos não são pulverizados, a luta pela destruição da imagem aniquila as chances de viáveis. Foz do Iguaçu ainda é uma selva no campo político, onde o esporte preferido de alguns líderes partidários é a “puxação” de tapete.

 

Servicinho sujo
O Corvo teve uma informação de cocheira que é simplesmente revoltante. Alguém estaria induzindo pessoas a concorrerem na eleição visando a atrapalhar a vida de membros do próprio partido. O assunto virou um cabo de guerra em Curitiba e está para ocorrer o desfecho. O Corvo vai tornar isso público, independentemente da “vontade” de uns ou outros. Todas as escaramuças que visam a atrapalhar a cidade em sua luta por representatividade merecem ser desmascaradas. Foz não pode continuar vivendo sob um teto assim, que sempre desaba nos ombros da população.

Corvo eficiente
Prezado pássaro, agradeço a oportunidade de escrever em seu espaço. Quero antes fazer um elogio: enquanto muitos “pseudos” jornalistas ficam espalhando veneno com asneiras, o senhor trabalha sério, com base em informações verdadeiras. É por isso que possui credibilidade. No mais, a sua coluna não propaga a inveja nem a dor de cotovelo; isso fica por conta de quem não sabe escrever e não possui o seu poder de articulação. Continue assim! Mas, Corvo, por que certas pessoas insistem tanto em candidatura quando sabem que não possuem a mínima chance? Não seria mais fácil se somarem a quem de fato pode chegar lá? Será que esses políticos imaginam o que pensam sobre eles? Se imaginassem ficariam quietinhos na deles.
Luiz Gustavo D.

O Corvo responde: prezado, primeiramente obrigado pelas gentis palavras. Mas sobre essas insistências, o que falta é óleo de peroba para aguentar tantos caras de pau. Mas o Corvo não vai deixar isso passar em branco. Vamos dar um jeito de identificar bem quem tratou de atrapalhar o destino da cidade. Aqui entre nós, é um empenho medonho esse de saber que não vai se eleger e ainda por cima atrapalhar quem possui condições de chegar lá. Quem promove esse tipo de situação não é amigo de Foz.

 

Soprador dos infernos
Corvo, pelo que sei a lei é muito rígida quanto à perturbação do silêncio. Quero deixar aqui os meus protestos com relação a essas máquinas do capeta que fazem um barulhão logo cedo. Não me refiro ao som dos “maluquetes”, e sim aos cortadores de grama e esses sopradores de folhas, uma invenção do demo em pessoa! Poxa, tenho saudade do tempo das vassouras! Você já viu uma pessoa trabalhando com um soprador? O cara fica pra cá e pra lá empurrando a sujeira com o vento e, no fim, não limpa coisa alguma. Enquanto isso a cabeça da gente parece que vai estourar. Quem faz a limpeza está protegido com protetores auriculares, óculos e tudo o mais, mas nós sofremos com o ruído contínuo. Isso está errado, porque essas máquinas superam o índice permitido de decibéis. O que eu faço, Corvo?
Luiz Jerônimo Gonçalves

O Corvo responde: espere o homem do soprador concluir o serviço. Em algumas horas ele sopra as folhas e vai causar ruído em outra freguesia. O trubisco é chato, insuportável, mas pense que por trás dele há uma pessoa trabalhando, mantendo a sua rua e a calçada limpas. O Corvo também fica irritado com o barulho; e, de fato, as vassouras eram até mais eficientes. A modernidade está avançando com vistas a apresentar essas novas ferramentas. E o tal caminhão que escova e aspira as ruas? Outro dia as janelas tremeram quando ele passou, sem contar que um gato da vizinha sumiu por causa disso. Vai que aspiraram o bichano?

 

Morcegos à solta
Corvo, não entendi direito. A prefeitura suspendeu a vacinação dois cães e gatos em razão de não haver incidência da raiva, certo? No entanto, voltaram a vacinar devido a uma infestação do vírus nos morcegos. Então eu pergunto: quem os morcegos morderam para adquirir o vírus da canina ou felina? Tudo bem que os morcegos são “ratos de asas”, mas seriam eles os responsáveis por isso?
Marcia M. R. Faluck

O Corvo responde: prezada leitora, o Corvo não sabe precisar se é correto dizer que há um vírus para a raiva. Mas o responsável pelo setor no Centro de Zoonoses responderia melhor a sua pergunta. Fale com o Carlos Eduardo Santi, ele é especialista no assunto. Outra coisa: os ratos de asas não são os morcegos, e sim os pombos, responsáveis pela transmissão de muitas doenças. O morcego transmite sim a raiva, uma doença letal, na maioria dos casos.

 

Vacinação
Corvo, estou um pouco preocupada com esse tema da vacinação, porque é praticamente impossível eu levar os meus 25 gatos, cachorros, coelhos e outros bichos lá de casa para vacinar no CCZ. Na última vez que fiz isso precisei alugar uma Kombi do seu Vandeco, e mesmo assim ele cobrou a corrida dobrada, porque a Kombi ficou igual uma Arca de Noé, estacionada horas até a bicharada ser vacinada. Vai muita gente vacinar os animais, Corvo.
Maria do Carmo Alcebíades

O Corvo responde: dona Maria, fique tranquila que o CCZ está agendando uma visita aos bairros para vacinar os bichos nas residências. Assim que a prefeitura publicar a agenda, ela será reproduzida aqui. E se a senhora também possuir um morcego, coloque-o desde já numa gaiola e aproveite a campanha de vacinação.

 

Na África do Sul
O estimado amigo Carlos Fernandes Duso enviou um pensamento para o Corvo: no portão de entrada de uma universidade na África do Sul foi afixada a seguinte mensagem para reflexão: “Para destruir qualquer nação não é necessário usar bombas atómicas ou mísseis de longo alcance. Basta apenas reduzir a qualidade da educação e permitir que os estudantes ‘cabulem’ nos exames. Pacientes morrem nas mãos de tais médicos; edifícios desabam nas mãos de tais engenheiros; dinheiro perde-se nas mãos de tais economistas e contabilistas; a humanidade morre nas mãos de tais eruditos religiosos; a justiça se perde nas mãos de tais juízes… O colapso da Educação é o colapso da nação”.
O Corvo fez uma busca, e alguns sites atribuem a frase ao líder Nelson Mandela, o grande Madiba. Ele teria refletido esse pensamento durante o longo tempo na prisão, 27 anos, em que desenvolveu vários conceitos para seu país. Após algumas décadas de prisão, pode ser que líderes políticos brasileiros desenvolvam esses sensos de igualdade, especialmente quando avaliarem o que a corrupção causou ao ensino público brasileiro.

 

Cassinos
Corvo, viu que os cassinos da Argentina estão envolvidos com a lavagem de dinheiro em prol do terrorismo? Mas como será que fazem isso, porque se um terrorista for jogar lá achando que vai lavar o dinheiro, vai é ficar na dureza, porque a coisa mais difícil que há é alguém ganhar nas roletas e mesas de jogos de lá! Seria uma lavagem de dinheiro ao contrário.
Manoel March

O Corvo responde: hilária a sua observação, prezado leitor. O Corvo se desmanchou de tanto rir. Verdade, porque em cassino a roleta gira e o dinheiro não volta. Mas o Corvo andou lendo o ABC Color e não viu uma relação direta com os cassinos ou de que forma estariam envolvidos nisso. O Corvo vai aprofundar-se no assunto. Mas, segundo se sabe, não é de agora que os cassinos estão sendo investigados, inclusive as pessoas que vão deixar um dinheirinho lá. Quando menos imaginarem, os jogadores receberão a visita de uma viatura, nas primeiras horas do dia. Contaram para o Corvo que há uma lista de 400 pessoas que costumam ir jogar no país vizinho e não declaram a grana ao atravessar a fronteira.

Share
14 de agosto de 2018

Olá, caro leitor. Bom dia! ‘Carpe diem!’ – Hoje, terça-feira, dia 14 de agosto, é comemorado o ‘Dia do Cardiologista’; – Também hoje é comemorado o ‘Dia de Controle da Poluição Industrial e de Combate à Poluição’; – A data também é de comemoração do ‘Dia da Unidade Humana’.   Quanto ganha um caminhoneiro? Compartilho com o dileto leitor mais um artigo do espetacular Stephen […]
14 de agosto de 2018

Tintim para nossa PM! São 164 anos da nossa Polícia Militar, de serviços inestimáveis prestados a nossa comunidade.   Dura matemática Se apenas 1% dos nossos 14 milhões de desempregados resolver roubar para sustentar sua família e não morrer de fome, teremos 140 mil ladrões à solta em nosso país; isto se for só 1% dos desempregados…   IPTU e ISS Bem-vinda a iniciativa da […]
14 de agosto de 2018

E-mail: doniesportes@brturbo.com.br       Respeito ao Rodriguinho Quando se fala em alguém que tem estrela, não podemos esquecer do jovem iguaçuense Rodriguinho, uma das grandes revelações do futsal da cidade. Depois de brilhar em times de Foz, por uma temporada, defendeu o Cascavel. No último ano defendeu o Pato Branco onde foi campeão do Paranaense da Série Ouro. Rodrigo aumentou sua lista de conquistas […]
14 de agosto de 2018

Vereadores vão aguardar parecer sobre empréstimo de R$ 5 milhões

Vereadores que integram as comissões permanentes da Câmara de Foz do Iguaçu se reuniram na manhã de ontem (13) para tratar de diversos assuntos relevantes para o município. Dentre os temas estava o Projeto de Lei nº 37/2018, encaminhado pelo Prefeito Chico Brasileiro (PSD), pedindo autorização para operação de crédito com o Banco do Brasil no valor de R$ 5 milhões. O montante será destinado […]
14 de agosto de 2018

Protestos contra a corrupção no Paraguai chegam a CDE

As manifestações contra a corrupção no Paraguai chegam hoje ao sétimo dia e se espalham pelo território guarani. Nesta segunda (13) estudantes marcharam pelas ruas de Ciudade del Este. O grupo, de aproximadamente 50 pessoas, promete engrossar o movimento e realizar novas manifestações nesta semana. As manifestações tiveram início em Assunção, quando um grupo protestou contra a corrupção generalizada no país e também contra o […]
14 de agosto de 2018

Homem tem 95% do corpo queimado ao tentar colocar fogo na esposa

Uma desavença em família quase terminou em tragédia, na noite de domingo (12), no bairro Boa Esperança, em Foz do Iguaçu. Segundo informações, um homem, de 59 anos, tentou atear fogo na própria companheira, com quem mantinha um relacionamento de mais de cinco anos. De acordo com o relato da mulher, a discussão começou por conta de uma intriga entre o casal motivada por ciúmes. […]
14 de agosto de 2018

Moradores conhecem projeto de revitalização da Praça de Três Lagoas

O prefeito Chico Brasileiro esteve no bairro de Três Lagoas no último sábado (11) apresentando uma proposta de revitalização para a praça central. O encontro aconteceu no Centro de Convivência Leonel de Moura Brizola, e contou com a presença de moradores e comerciantes da região. Durante o encontro, o prefeito Chico Brasileiro apresentou os detalhes do projeto e ouviu sugestões da população. Desenvolvido pela Secretaria […]
14 de agosto de 2018

Juiz de Foz do Iguaçu irá proferir palestra em Portugal

O juiz de Direito Rogerio de Vidal Cunha, que atua na comarca de Foz do Iguaçu, foi convidado para ser um dos palestrantes no I Curso Luso-Brasileiro de Atualização Jurídica, que ocorrerá na cidade de Lisboa, entre os dias 17 e 21 de setembro. O evento é destinado a juízes do Brasil e Portugal, além de alunos do curso de mestrado e doutorado da Universidade […]
14 de agosto de 2018

PARABÉNS EM DOSE DUPLA NA IMPÉRIO PIZZARIA A proprietária da IMPÉRIO PIZZARIA, DALZIRA SILVEIRA assoprou velinha recentemente, em badalado encontro em seu restaurante. Ela se juntou a amiga VIVI CORCINI, também aniversariante, para receber animado grupo de amigas, que fizeram questão de cantar o parabéns para você, regado pelas deliciosas pizzas da Império. Pena homem não era permitido homens, nem para fotografar. Mas a amiga […]
14 de agosto de 2018

Agência dos Correios é arrombada na madrugada de segunda em Foz

A agência dos Correios, localizada na Avenida Brasil, região central de Foz do Iguaçu, ficou fechada na segunda-feira (13). O motivo foi um arrombamento registrado durante a madrugada. Os funcionários ficaram assustados ao se depararem com a bagunça deixada pelos criminosos, logo no início da manhã. Segundo informações, a ocorrência foi registrada por volta das 4h. O alarme da agência tocou, e a Polícia Militar […]
14 de agosto de 2018

Revista Filme Cultura recebe inscrições até o dia 31

Terminam no dia 31 de agosto as inscrições para a seleção de textos para a 64ª edição da revista Filme Cultura. A publicação terá como tema o cinema negro, abordando a representação e a representatividade das pessoas negras no audiovisual nacional. As inscrições podem ser feitas no link: http://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/992. A revista Filme Cultura é uma publicação dedicada à pesquisa, reflexão e divulgação do cinema brasileiro, […]
14 de agosto de 2018

Observador do Flamengo aprova uma dezena de atletas em Foz

Encerrado no último domingo, 12, torneio avaliativo do Trieste, clube de Curitiba que atua como núcleo de capacitação do Clube de Regatas do Flamengo, do Rio de Janeiro (RJ). A avaliação contou com promoção em conjunto do Esporte Clube Iguaçu e Projeto Maradona Brasileiro. Foram 150 crianças avaliadas, com participação das equipes do Projeto Maradona, coordenado pelo líder comunitário e treinador Franciney Maradona com o […]
14 de agosto de 2018

Casos de raiva em morcegos faz CCZ retomar vacinação antirrábica

Um ano e meio após ser suspensa pelo Governo Federal, a vacinação antirrábica para cães e gatos volta a ser ofertada gratuitamente pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Foz do Iguaçu, a partir desta segunda-feira (13). A vacinação foi suspensa em janeiro de 2017 porque Foz do Iguaçu não apresentava casos de raiva canina ou felina havia dez anos. No entanto, o aumento […]
14 de agosto de 2018

Posse de novo presidente paraguaio amanhã altera visitação em Itaipu

Em função da posse do novo presidente do Paraguai, Mário Abdo Benítez, a Itaipu Binacional decidiu adotar algumas medidas especiais para reforçar a segurança operacional, nesta quarta-feira (15). A posse ocorrerá em Assunção, em um momento delicado de protestos contra a corrupção. Foram suspensas, para esta quarta-feira (15), todas as modalidades de visitas com desembarque na área industrial, como a técnica institucional, Circuito Especial e […]
14 de agosto de 2018

Aeroporto de Foz recebeu mais de 1,4 milhão de passageiros neste ano

A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu aumentou 13,9% no primeiro semestre de 2018. De janeiro a julho deste ano, 1.402.706 pessoas passaram pelo terminal aeroportuário, contra 1.232.036 no comparativo do mesmo período de 2017. Os dados, informados nesta segunda-feira (13) pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), confirmam a tendência de alta no turismo da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai […]
14 de agosto de 2018

Entrada de veículos estrangeiros no Brasil tem regras claras, diz RF

Uma nota sobre veículos estrangeiros que circulam no Brasil, difundida nas redes sociais, tem provocado confusão. A mensagem informa que para fazer a admissão temporária basta apresentar os documentos à fiscalização na Aduana da Ponte da Amizade. Não é bem assim. Por essa razão, a Receita Federal divulgou nesta segunda (13) uma nota de esclarecimento informando que a mensagem está incompleta e vem gerando dúvidas […]
14 de agosto de 2018

Cinco candidaturas a presidente foram registradas no TSE

Cinco partidos registraram até ontem (14) candidaturas à Presidência da República. Segundo dados disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o último a pedir registro foi o candidato do PDT, Ciro Gomes, cuja chapa é composta pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO) como vice. O PDT disputará a eleição com apoio do Avante. Esta será a terceira eleição presidencial que Ciro Gomes disputará. O candidato […]
14 de agosto de 2018

Promoção Capoani 50% off Começou na Capoani Foz a promoção Começou na Capoani Foz a promoção  mais esperada do ano! Todo o Setor 1 e  jeans estão com 50% de desconto. Há  itens de marcas como Animale, Bobstore,  Carmim, Carlota Costa, Cris Barros, Oh,Boy!, Lilla Ka, Twenty Four Seven, Richards e Spezzato. Veja mais detalhes em instagram.com/capoani_foz ou contate o Whatsapp: +55 45 99141-8011 e converse […]
14 de agosto de 2018

Câmara de Vereadores abre processo seletivo para estagiários

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu lançou nesta segunda-feira, 13 de agosto, Processo Seletivo para Estagiários de nível médio e ensino superior. As inscrições, são gratuitas, e abrem no dia 21 e fecham no dia 31 de agosto de 2018. As oportunidades para estudantes de ensino superior são Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Jornalismo, Direito e Nível Médio/ profissionalizante. Serão ofertadas até cinco […]
14 de agosto de 2018

    Arquiteta Vanessa Limberger participando do Lançamento Preview Estofados Design 2019.                   Sofá Elétrico com Sensor Duplo Movimento, exclusividade MODULINEA!

GDIA