Mario Abdo Benítez é eleito o novo presidente do Paraguai

Obras na Avenida Andradina entram na fase final de conclusão
23 de abril de 2018
Foz tem o melhor saldo positivo na geração de empregos em cinco anos
23 de abril de 2018

Mario Abdo Benítez é eleito o novo presidente do Paraguai

O novo presidente do Paraguai é o conservador Mario Abdo Benítez, do Partido Colorado, fez 46,47% dos votos, contra 42,7% de seu principal oponente, o liberal Efrain Alegre, representando uma coalizão de centro-esquerda. A diferença foi de apenas 94.000 votos, o resultado mais apertado desde 1993.

As urnas foram fechadas às 16 hs local e segundo as autoridades, não houve incidentes durante processo. Cerca de 65% dos eleitores compareceram aos locais de votação; No Paraguai, 4,2 milhões de pessoas estavam habilitadas a votar. Mais de 15 nmi9l candidaturas foram registradas, com 23 partidos na disputa, com várias combinações e alianças.

As eleições ocorreram em apenas um turno e até o fechamento desta matéria, não se conhecia a composição do Congresso (Senadores e Deputados), além dos governadores de 17 departamentos. Os paraguaios também escolheram os representantes no Mercosul. O mundo estava de olho nas eleições do país vizinho, por meio de 300 observadores internacionais.

O sucessor de Horácio Cartes é conhecido por pertencer a uma família muito próxima do ex-ditador Alfredo Stroessner. Seu pai, foi secretário particular do ditador. Mario Abdo Benitez, ou Marito, como gosta de ser chamado, tem 46 anos, é graduado em marketing nos Estados Unidos, “Marito” e desde o início se mostrava como favorito nas pesquisas.

Mario Abdo Benítez, neste domingo após votar.

Foto de Mayeli Villalba (El País)

Share

GDIA