IV Congresso de Astronomia do Colégio Dinâmica é um sucesso

Forças Armadas: Termina a Operação Ágata Graal
27 de setembro de 2018
Vereadores cassam o prefeito de Itaipulândia
27 de setembro de 2018

IV Congresso de Astronomia do Colégio Dinâmica é um sucesso

O IV Congresso de Astronomia do Colégio Educação Dinâmica destacou a ciência interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar da astronomia. Os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II participaram de diversas atividades que ajudam na promoção e conscientização da importância dos estudos das ciências.

A Presidente do Grupo e Diretora do Colégio Educação Dinâmica, Profª. Rosicler Hauagge do Prado fez a abertura e o lançamento da Revista Científica com 54 publicações produzidas pelos estudantes. “Esse é um evento que já se consolidou. Já no início do ano os estudantes estão perguntando – quando será o congresso? – veio para ficar e temos excelentes resultados” ressalta a Professora.

A Coordenadora Geral do Colégio Professora Kiwia Cardoso fala do processo científico: “Começa no 6º e 7º anos como pesquisas científicas não tão aprofundadas, no 8º ano eles fazem os resumos científicos que são publicados em banners, e quando chega o 9º, o artigo científico. Sabemos que é bem complicado, por isso contamos com a ajuda do Centro Universitário UDC que nos auxilia com orientações de professores de Metodologia Científica, Português e Geografia aplicada. Fácil não é! Os jovens são preparados e serão excelentes quando chegarem à faculdade”.

A 1ª palestra do Congresso foi com o Prof. Janer Vilaça, Coordenador do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho – PTI, que falou sobre “Nascimento, Vida e Morte das Estrelas: Evolução Estelar”. “Astronomia é uma ciência que ajuda as crianças a pensar com ciência, e quem sabe até decidir o que quer ser no futuro, não necessariamente astrônomo, mas, participar de atividades em ciência. Atividades como o Congresso ajudam na promoção e na conscientização sobre a importância da ciência”, disse o professor.

A programação do Congresso contou ainda com a palestra do Profº. Dr. Reinaldo Cesar do Centro Universitário UDC junto com a Professora Mestre Jéssica Glória Batista Lenzi – UNILA, sobre: “Astronomia e os Avanços da Humanidade”. E com a palestra “Medindo as Massas e os Pesos”, com o Profº. Mestre Julcimar Viapiana.

Os participantes do Congresso também assistiram duas palestras de estudantes do Colégio, o estudante da segunda série do ensino médio Eduardo Vieira Barbosa, que falou sobre “O Telescópio Hubble”. Eduardo tira sua inspiração de um ídolo com quem teve contato através de uma das visitas recebidas pelo Colégio, o Astronauta da NASA Dr. Albert Sacco Jr.

João Vinícios Lazzari, medalha de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia, é aluno do 8° ano, e falou sobre Buraco Negro: “Sempre gostei muito de astronomia. Participar do Congresso é uma atividade bem interessante, pois esse tema é muito divertido pra mim. Fazer a palestra é um desafio, mas estou seguro, pois domino bem o assunto”.

Os alunos também participaram de oficinas do PTI sobre o tamanho e a distância do sistema solar. O Colégio Educação Dinâmica tem sempre a preocupação de oferecer algo a mais, buscando parcerias especiais e criando ações diferentes aos estudantes. “É preciso ser criativo, fazer coisas diferentes e que saiam da rotina. As crianças são muito espertas, não querem nada monótono. Querem novidades, interação, e participam bem, isso que é o mais importante”, concluiu a Profª. Rosicler.

(Da assessoria /Foto: Kiko Sierich)

Share

GDIA