Fórum começa preparativos para as Eleições 2018 em Foz

Câmara vai intensificar agenda positiva neste segundo semestre
6 de agosto de 2018
Vereadora de Foz do Iguaçu afirma que ex-assessor nunca foi seu sogro
6 de agosto de 2018

Fórum começa preparativos para as Eleições 2018 em Foz

O Fórum da Justiça Eleitoral de Foz do Iguaçu já iniciou os preparativos para as eleições de 7 de outubro de 2018. Servidores da Comarca estão recebendo treinamento de mesários no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) em Curitiba e também para contribuir no trabalho de registro de candidatura. Este ano, mais de três mil pessoas – entre mesários, equipes de apoio e motoristas, estarão envolvidos no processo.

De acordo com os números finais do TRE-PR, Foz do Iguaçu tem 178.270 eleitores aptos para votar no pleito de outubro. A cidade de Santa Terezinha de Itaipu, cuja votação é de responsabilidade do Fórum local, tem 16.807 eleitores cadastrados. No primeiro turno (7 de outubro), eles irão às urnas para escolher representantes 54 deputados estaduais, 30 federais, dois senadores, governador e presidente da República.

De acordo com Nerli Vieira, chefe da Central de Atendimento ao Eleitor, os preparativos para o pleito começaram com o treinamento dos servidores para o registro, via processo judicial eletrônico, das candidaturas. O procedimento começa dia 15, logo após os partidos informarem os escolhidos que irão concorrer no pleito.

“Um servidor de Foz do Iguaçu participou desta capacitação, junto com servidores de alguns municípios”, informou. Outra servidora local,  participou na semana passada do treinamento de mesário no TRE.

“O treinamento dos mesários que irão trabalhar no dia da eleição será realizado de 1º a 31 de setembro”, disse Nerli. No momento, de acordo com ela, o Fórum está finalizando as convocações dos voluntários. “Eles estão vindo pegar as credenciais. Acredito que faltam uns 20% ainda para receber”, adiantou.

A previsão é que aproximadamente três mil pessoas trabalhem durante o pleito, disse a chefe da Central de Atendimento ao Eleitor. Foz do Iguaçu tem 599 seções eleitorais, mais 54 destinadas à Santa Terezinha de Itaipu. Cada uma necessita de quatro mesários.

“Logo, serão 2.612 mesários, mais o pessoal que vai integrar as equipes de apoio nas escolas ou onde forem os locais de votação, como motoristas. Serão mobilizados aproximadamente três mil”, contabilizou Nerli. Nesta semana, a partir dehoje (6), começa a última manutenção das urnas antes do pleito. O serviço é realizado a cada três meses, informou.

 

Panorama

Foz do Iguaçu tem duas zonas eleitorais. De acordo com dados disponíveis no site do TRE-PR, a 46ª é a que concentra o maior número de eleitores – aproximadamente 15% a mais do total da 147ª zona eleitoral. Esta última conta ainda com os eleitores de Santa Terezinha de Itaipu.

Ainda segundo o site do TRE-PR, os nove municípios que formam o Extremo-Oeste do Paraná, na área de abrangência da abrangência da 9ª Regional de Saúde e do Núcleo de Educação, somam aproximadamente 310 mil eleitores.

Além dos cadastrados em Foz do Iguaçu e Santa Terezinha, entram na contabilização os eleitores de Itaipulândia (8.896), Medianeira (35.629), Missal (8.934), Serranópolis do Iguaçu (4.311), São Miguel do Iguaçu (21.902), Santa Helena (20.431) e Matelândia (13.088).

(Ronildo Pimentel Freelancer /Foto: Roger Meireles)

Share

GDIA