Empresários, advogados e deputados são maioria entre os 29.090  candidatos

Interventores iniciam atividades nas concessionárias de rodovias do Paraná
6 de outubro de 2018
Vermelho ganha direito de resposta no TRE  e rebate acusações falsas
6 de outubro de 2018

Empresários, advogados e deputados são maioria entre os 29.090  candidatos

Definir o perfil da sociedade brasileira a partir das ocupações dos candidatos nestas eleições pode ser mais complexo do que se imagina. Em meio às 29.090 candidaturas (para todos os cargos) apresentadas nestas eleições, há um astrólogo, dois bailarinos, oito artistas de circo, nove catadores de recicláveis, 20 ambulantes e feirantes, além de 24 empregados domésticos, 47 artesãos e 110 religiosos.

Mas a maioria dos nomes postos é formada por empresários e advogados, assim como homens e mulheres que simplesmente se declaram “deputados”, sem especificar formação nem atividades profissionais. São 2.820 empresários, 1.719 advogados e 1.097 que se autodenominam “deputado”.

O professor de ciência política Antônio Testa, da Universidade de Brasília, observou que mudou bastante o perfil dos candidatos, aumentando o número de empresários e advogados. “A partir das eleições de 2010, houve um acensão muito grande de empresários e advogados, pessoas que antes bancavam candidaturas, e que depois passaram a se candidatar.”

(Karine Melo – Repórter da Agência Brasil / Foto: Divulgação)

Share

GDIA