Estadual

Notícias e informes do Estado do Paraná

15 de julho de 2019

Educadores estaduais decidem suspender a greve no Paraná

Mais de 2 mil professores e funcionários de escola da Rede Pública se reuniram em assembleia estadual da APP-Sindicato na manhã deste sábado (13), em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. Os trabalhadores debateram a proposta de reposição salarial apresentada pelo governo, nesta sexta-feira (12), e aprovaram a suspensão da greve. Os funcionários da educação básica retornam às atividades na segunda-feira (15), professores após o recesso escolar.

“A maioria compreendeu que a greve foi um movimento vitorioso pela organização da categoria e a unidade dos servidores. Discordamos dos números do governo e vamos continuar acompanhando a evolução da receita que já apresenta crescimento”, avalia o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão.

O dirigente explica que a proposta ainda é insuficiente, principalmente sobre a data-base. A direção do sindicato irá debater com a secretaria da Educação (Seed) um calendário de reposição dos dias parados. O governo informou que não haverá desconto nos salários.

Uma nova assembleia ficou definida para o dia 10 de agosto, logo após o retorno do recesso da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O objetivo será acompanhar o projeto sobre a reposição salarial e o andamento de outros pontos das negociações. Caso eles não sejam efetivados, a categoria pode aprovar o retorno à greve.

A greve unificada dos servidores públicos teve início no dia 25 de junho e foi convocada pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES), que reúne sindicatos das áreas da educação, segurança pública, saúde, meio ambiente, agricultura e outros departamentos do serviço público estadual.

Processo Seletivo Simplificado (PSS) – Em relação aos PSSs será instituída uma comissão formada por integrantes do sindicato, governo e deputados para debater critérios a serem adotados no processo de seleção desses profissionais no próximo ano. A APP-Sindicato defende a manutenção das regras atuais e realização de concurso público. Mais de 10 mil funcionários PSSs/Clad/PREducação terão reajustado os valores do auxílio-alimentação e vale transporte e a correção da complementação do salário mínimo regional.

Da Redação com Assessoria / Foto APP-Sindicato

Share
4 de julho de 2019

Governo propõe reajuste de 5,09% e pacote de contratações de servidores

O Governo do Estado encaminhou nesta quarta-feira (03) um projeto de lei para a Assembleia Legislativa propondo reajuste geral de 5,09% ao funcionalismo. O anúncio foi […]
4 de julho de 2019

Governo do Estado vai contratar seis mil servidores por concurso

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quarta-feira (3) que o Governo do Paraná vai preparar novos concursos públicos para contratar mais servidores para atuarem […]
1 de julho de 2019

Servidores estaduais discutem em Foz melhorias nos serviços à população

O fórum internacional de governos inteligentes ThinkinG, realizado pelo Governo do Paraná e a Celepar, em Foz do Iguaçu, reuniu na última sexta-feira (28) servidores públicos […]
27 de junho de 2019

Ratinho autoriza repasse de mais de R$ 11 mi para o Hospital Municipal

O governador Carlos Massa Ratinho Junior vai assinar, na próxima sexta-feira (28), os termos para o repasse de mais de R$ 11 milhões ao Hospital Municipal […]

GDIA