Lei bem recebida
A aprovação do projeto de lei que “promove” a igualdade racial foi bem recebida em vários setores da cidade. Ela é de autoria da vereadora Rosane Bonho. A norma prevê o combate a todo tipo de discriminação. Interessante essa postura dos vereadores, quando norteiam desta forma outros projetos, como é o caso da igualdade de gêneros nas escolas.
Leishmaniose
O Centro de Zoonoses confirmou 92 casos da praga em Foz, mas há outros 279 exames a caminho. Estima-se que a doença tenha alcançado proporções medonhas, uma vez que boa parte dos animais não é tratada como deveria. O pelo cai, e os donos compram remédio para sarna, quando o caso é bem mais grave. É preciso levar o animal ao veterinário e atestar a doença por meio de um exame de sangue. Só assim a leishmaniose pode ser detectada. Os cães devem ser protegidos com coleiras que afastam o mosquito-palha. Elas não são baratas, mas muito necessárias.
Parque aquático
Corvo, você escreveu sobre o Parque Aquático de Itaipulândia e que ele se tornou uma espécie de praia de farofeiros. Pois estou com você. É a mais pura verdade. Estive lá no começo do ano e nunca mais volto. Pelo menos se souber que continua assim. Então pensa, você acorda cedo, pede informações, e dizem que é uma maravilha; põe os filhos no carro, aventura-se na BR-277 e, quando chega ao atrativo, não é nada daquilo, venderam gato por lebre. O piscinão de Ramos é mais adequado, por incrível que pareça.
Rômulo V. G. Brandão
O Corvo responde: prezado, não vamos fazer esse tipo de comparação; por favor, não denigra a imagem do Piscinão de Ramos. No caso do balneário de Itaipulândia, isso deve ter acontecido devido aos pacotes promocionais. Também não se pode esperar pela tranquilidade da Riviera Francesa.
Pecúlio
Prezado senhor Corvo, achei muito bacana a reportagem, ou melhor, o balanço sobre os resultados da Operação Pecúlio. Foi de fato um bom trabalho, mas se me permite um pequeno retoque, as investigações não foram “capitaneadas” pelo MPF (Ministério Público Federal), e sim pela PF com apoio e atuação conjunta do MPF. Esses pequenos equívocos são normais. O MPF participa destacadamente na fase de acusação, como titular que é da ação penal. Espero com este meu apontamento não ser mal compreendido por vocês. Quando a gente gosta do jornal e do trabalho dos jornalistas, tenta por tudo colaborar.
O leitor pediu para não ser identificado
O Corvo responde: perfeito, prezado leitor, entendemos que está nos ajudando a conduzir a notícia de forma correta, temos mais de agradecê-lo. Aceitamos com alegria manifestações como as suas.
Saldo
O ranking das absolvições e condenações anda parelho. Há 37 réus condenados e outros 40 absolvidos. É assim que funciona a peneira do Judiciário, passa a limpo a situação e vai encontrando quem de fato pisou além das linhas que demarcam a probidade.
Alvo
E para variar, na soma das apurações e denúncias, o peso das condenações vai aos poucos acumulando-se no ombro da chamada “organização criminosa”, ou seja, dos cabeças que entraram no governo com intenções adversas, distantes do que se deveria fazer na administração pública. Tomara que as sentenças estejam de acordo com as expectativas dos cidadãos desta cidade. Muita gente diz que não vai dar em nada. O Corvo já pensa o contrário.
Morte de ciclistas
As pessoas são incentivadas a fazer exercícios e não se dão bem, sobretudo se for em cima de duas rodas. Mais um ciclista foi atropelado e morto em Foz do Iguaçu. Os seguidos atropelamentos estão causando uma baixa no negócio das bicicletas. Ao mesmo tempo há um aumento considerável de integrantes nos grupos de pedaladas, que se reúnem à noite e finais de semana.
Grande festa!
A paróquia Bom Jesus do Migrante está organizando e promovendo o seu 1º de maio! A “Festa do Trabalhador” supera uma década, alcançando a 11ª edição. É um dos encontros paroquianos maios sérios e tradicionais da cidade. Há muitos prêmios — alguns bem cobiçados. O Corvo publica a cópia de um ingresso. Nela constam os preços: o Super Kit Salada com costelão custa R$ 300. Só o churrasco com a salada custa R$ 60. Nestas festas se come “o” churrasco! Acontece que com o Super Kit, o que custa 300 mangos, comem de 15 a 20 pessoas, pois servem uma janela de costelão, ou seja, uma peça quase inteira. Vale muito a pena. Está dado o recado! O Corvo já confirmou a presença!
O elástico
A ginga e a habilidade da bola notabilizaram o jogador Lucas Brasil em apenas um lance, o elástico contra a zaga do Coritiba em pleno Couto Pereira. O jogo já caiu no esquecimento, mas o lance não. É para ver como o nosso futebol anda carente de jogadas como antigamente, quando havia dribles, chapéus, bicicletas e jogadas geniais. Bom, isso acontecia porque o celeiro de craques era bem mais farto. Mas o lance do craque do Azulão é sim uma pintura.
Guerra dos campos
O Paraguai está de fato empregando grande força militar para combater grupos guerrilheiros e plantadores de maconha. A Senad de lá, que quer dizer Secretaria Nacional Antidrogas, está mandando ver e empregando até o uso de lança-chamas em alguns casos. Segundo informaram a este Corvo, oficiais Rangers norte-americanos estão treinando as forças especiais do lado de lá da fronteira.
Guerra na cidade
O Ministério Público do Paraguai está fazendo uma devassa em vários estabelecimentos de Ciudad del Este. Quem vende falsificação e pirataria terá as portas baixadas e lacradas. Contaram para o Corvo que há vários sinais de fumaça no horizonte, do outro lado do Rio Paraná. Seria a grande queima de produtos para a polícia não pegar.
Dona Gleisi
A presidente Nacional do PT e senadora da República utilizou o canal Al Jazeera (Jazira) para mandar o seu recado sobre a prisão do ex-presidente Lula, que ela insiste chamar de ilegal. Como uma prisão referendada pela Corte Suprema brasileira pode ser ilegal? Os ministros não devem estar gostando nada disso.
Apelo
Bom, é importante uma reflexão sobre essa gravação da senadora Gleisi: falar ao canal Al Jazeera não é necessariamente um ato terrorista, tampouco uma incitação à paz. Este Corvo ouviu as declarações de Gleisi, na verdade um esperneio destemperado, e não havia um “pedido” direto para os terroristas do Hezbollah explodirem o Brasil, ou intervirem na questão. Claro, a oposição viu a manifestação de uma maneira bem radical.
Al Jazeera
O canal é um importante meio de comunicação com os povos árabes, que em grande parte deplora atos de terrorismo como o resto do mundo. Agora, se o conteúdo da fala de Gleisi é comprometedor, isso é a Justiça que vai dizer.
Caso tríplex
A segunda instância rejeitou o último recurso de Lula no caso do apartamento do Guarujá, aliás, recentemente invadido pelos seus comportados correligionários. Desta vez não fizeram um churrasco. Aqui entre nós, Lula deve estar pensando, e muito, nas besteiras que o levaram para o cafofo de cobertura na PF de Curitiba. Contaram para o Corvo que ele pediu para pegar sol no heliporto, cuja escadaria é bem perto de onde está. Lula, de um jeito ou de outro, vive nas alturas. Seus companheiros é que ficaram por baixo (dele).
Mansur sem segredo
A candidatura de Phelipe Mansur a deputado estadual pelo PSDB era a mais certa entre todas. Tanto que nem foi assim uma “Brastemp” em matéria de novidade. Phelipe estava na pista desde o ano passado.