No Bico do Corvo Editado por Rogério R. Bonato

Share
20 de abril de 2018

Lei bem recebida

A aprovação do projeto de lei que “promove” a igualdade racial foi bem recebida em vários setores da cidade. Ela é de autoria da vereadora Rosane Bonho. A norma prevê o combate a todo tipo de discriminação. Interessante essa postura dos vereadores, quando norteiam desta forma outros projetos, como é o caso da igualdade de gêneros nas escolas.

 

Leishmaniose
O Centro de Zoonoses confirmou 92 casos da praga em Foz, mas há outros 279 exames a caminho. Estima-se que a doença tenha alcançado proporções medonhas, uma vez que boa parte dos animais não é tratada como deveria. O pelo cai, e os donos compram remédio para sarna, quando o caso é bem mais grave. É preciso levar o animal ao veterinário e atestar a doença por meio de um exame de sangue. Só assim a leishmaniose pode ser detectada. Os cães devem ser protegidos com coleiras que afastam o mosquito-palha. Elas não são baratas, mas muito necessárias.

 

Parque aquático
Corvo, você escreveu sobre o Parque Aquático de Itaipulândia e que ele se tornou uma espécie de praia de farofeiros. Pois estou com você. É a mais pura verdade. Estive lá no começo do ano e nunca mais volto. Pelo menos se souber que continua assim. Então pensa, você acorda cedo, pede informações, e dizem que é uma maravilha; põe os filhos no carro, aventura-se na BR-277 e, quando chega ao atrativo, não é nada daquilo, venderam gato por lebre. O piscinão de Ramos é mais adequado, por incrível que pareça.

Rômulo V. G. Brandão

O Corvo responde: prezado, não vamos fazer esse tipo de comparação; por favor, não denigra a imagem do Piscinão de Ramos. No caso do balneário de Itaipulândia, isso deve ter acontecido devido aos pacotes promocionais. Também não se pode esperar pela tranquilidade da Riviera Francesa.

 

Pecúlio
Prezado senhor Corvo, achei muito bacana a reportagem, ou melhor, o balanço sobre os resultados da Operação Pecúlio. Foi de fato um bom trabalho, mas se me permite um pequeno retoque, as investigações não foram “capitaneadas” pelo MPF (Ministério Público Federal), e sim pela PF com apoio e atuação conjunta do MPF. Esses pequenos equívocos são normais. O MPF participa destacadamente na fase de acusação, como titular que é da ação penal. Espero com este meu apontamento não ser mal compreendido por vocês. Quando a gente gosta do jornal e do trabalho dos jornalistas, tenta por tudo colaborar.
O leitor pediu para não ser identificado

O Corvo responde: perfeito, prezado leitor, entendemos que está nos ajudando a conduzir a notícia de forma correta, temos mais de agradecê-lo. Aceitamos com alegria manifestações como as suas.

 

Saldo
O ranking das absolvições e condenações anda parelho. Há 37 réus condenados e outros 40 absolvidos. É assim que funciona a peneira do Judiciário, passa a limpo a situação e vai encontrando quem de fato pisou além das linhas que demarcam a probidade.

 

Alvo
E para variar, na soma das apurações e denúncias, o peso das condenações vai aos poucos acumulando-se no ombro da chamada “organização criminosa”, ou seja, dos cabeças que entraram no governo com intenções adversas, distantes do que se deveria fazer na administração pública. Tomara que as sentenças estejam de acordo com as expectativas dos cidadãos desta cidade. Muita gente diz que não vai dar em nada. O Corvo já pensa o contrário.

 

Morte de ciclistas
As pessoas são incentivadas a fazer exercícios e não se dão bem, sobretudo se for em cima de duas rodas. Mais um ciclista foi atropelado e morto em Foz do Iguaçu. Os seguidos atropelamentos estão causando uma baixa no negócio das bicicletas. Ao mesmo tempo há um aumento considerável de integrantes nos grupos de pedaladas, que se reúnem à noite e finais de semana.

 

Grande festa!


A paróquia Bom Jesus do Migrante está organizando e promovendo o seu 1º de maio! A “Festa do Trabalhador” supera uma década, alcançando a 11ª edição. É um dos encontros paroquianos maios sérios e tradicionais da cidade. Há muitos prêmios — alguns bem cobiçados. O Corvo publica a cópia de um ingresso. Nela constam os preços: o Super Kit Salada com costelão custa R$ 300. Só o churrasco com a salada custa R$ 60. Nestas festas se come “o” churrasco! Acontece que com o Super Kit, o que custa 300 mangos, comem de 15 a 20 pessoas, pois servem uma janela de costelão, ou seja, uma peça quase inteira. Vale muito a pena. Está dado o recado! O Corvo já confirmou a presença!

 

O elástico
A ginga e a habilidade da bola notabilizaram o jogador Lucas Brasil em apenas um lance, o elástico contra a zaga do Coritiba em pleno Couto Pereira. O jogo já caiu no esquecimento, mas o lance não. É para ver como o nosso futebol anda carente de jogadas como antigamente, quando havia dribles, chapéus, bicicletas e jogadas geniais. Bom, isso acontecia porque o celeiro de craques era bem mais farto. Mas o lance do craque do Azulão é sim uma pintura.

 

Guerra dos campos
O Paraguai está de fato empregando grande força militar para combater grupos guerrilheiros e plantadores de maconha. A Senad de lá, que quer dizer Secretaria Nacional Antidrogas, está mandando ver e empregando até o uso de lança-chamas em alguns casos. Segundo informaram a este Corvo, oficiais Rangers norte-americanos estão treinando as forças especiais do lado de lá da fronteira.

 

Guerra na cidade
O Ministério Público do Paraguai está fazendo uma devassa em vários estabelecimentos de Ciudad del Este. Quem vende falsificação e pirataria terá as portas baixadas e lacradas. Contaram para o Corvo que há vários sinais de fumaça no horizonte, do outro lado do Rio Paraná. Seria a grande queima de produtos para a polícia não pegar.

 

Dona Gleisi


A presidente Nacional do PT e senadora da República utilizou o canal Al Jazeera (Jazira) para mandar o seu recado sobre a prisão do ex-presidente Lula, que ela insiste chamar de ilegal. Como uma prisão referendada pela Corte Suprema brasileira pode ser ilegal? Os ministros não devem estar gostando nada disso.

Apelo
Bom, é importante uma reflexão sobre essa gravação da senadora Gleisi: falar ao canal Al Jazeera não é necessariamente um ato terrorista, tampouco uma incitação à paz. Este Corvo ouviu as declarações de Gleisi, na verdade um esperneio destemperado, e não havia um “pedido” direto para os terroristas do Hezbollah explodirem o Brasil, ou intervirem na questão. Claro, a oposição viu a manifestação de uma maneira bem radical.

 

Al Jazeera
O canal é um importante meio de comunicação com os povos árabes, que em grande parte deplora atos de terrorismo como o resto do mundo. Agora, se o conteúdo da fala de Gleisi é comprometedor, isso é a Justiça que vai dizer.

 

Caso tríplex
A segunda instância rejeitou o último recurso de Lula no caso do apartamento do Guarujá, aliás, recentemente invadido pelos seus comportados correligionários. Desta vez não fizeram um churrasco. Aqui entre nós, Lula deve estar pensando, e muito, nas besteiras que o levaram para o cafofo de cobertura na PF de Curitiba. Contaram para o Corvo que ele pediu para pegar sol no heliporto, cuja escadaria é bem perto de onde está. Lula, de um jeito ou de outro, vive nas alturas. Seus companheiros é que ficaram por baixo (dele).

 

Mansur sem segredo
A candidatura de Phelipe Mansur a deputado estadual pelo PSDB era a mais certa entre todas. Tanto que nem foi assim uma “Brastemp” em matéria de novidade. Phelipe estava na pista desde o ano passado.

Share
19 de abril de 2018

Empreendimentos

Há pelo menos duas iniciativas na área do Turismo e Comércio que empolgarão a cidade. Uma, infelizmente, o Corvo ainda não está autorizado a divulgar, pois, dependendo de como a notícia espalhar-se, poderá prejudicar o negócio. A outra é a construção de um enorme complexo de hospedagem e lazer anexo ao Museu de Cera, bem como tudo o que já há por lá. Na noite […]
18 de abril de 2018

Lavanderia

O matutino paraguaio ABC Color, diga-se, um influente jornal no Mercosul hoje, estampou em sua capa que parte do dinheiro da corrupção no Brasil é “lavada” do lado de lá da fronteira. Quer dizer, reconhecem que o Paraguai aceita qualquer negócio. Agora, de que maneira será que lavam esse dinheiro? Explicam-se os assaltos às empresas de transporte de valores. Há muita grana guardada no Paraguai. […]
17 de abril de 2018

Até preso

Muita gente ficou de cabelo em pé, a começar pelos descrentes no potencial político do Lula. Segundo o Datafolha, o ex-presidente lidera o cenário com 31% das intenções de voto. O petista, mesmo preso, possui mais que o dobro do número do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), que vem em segundo lugar com 15%. Taí mais um dado que vai alimentar as rusgas entre mortadelas […]
16 de abril de 2018

Ninguém esquece

O escritor, jornalista, publicitário e relações-públicas (aposentado) Rubens Nogueira chegou aos 90 anos esbanjando energia e intelectualidade. Epa, suprima os parênteses e a palavra “aposentado”! Rubens não se aposenta nunca e agora ele encontrou um meio de despejar a sapiência acumulada nessas nove décadas bem vividas: escreverá num blogue. Isso mesmo, virou blogueiro. Com o nome Antes que me esqueça, o endereço virtual tratará muito […]
14 de abril de 2018

Ouro da casa

Nosso camarada Kiko Sierich estava dando umas bandas por São Paulo e eis que, numa grande rede de livrarias, a Saraiva, ele avista exemplares do El Gran Capy, da nossa querida Patrícia Iunovich. Até aí tudo normal, mas ao prestar um pouco mais a atenção, viu que os livros estavam na estante dos grandes autores. Que orgulho, hein? O Corvo diz isso pela Paty e […]
13 de abril de 2018

Dona Inês, dona Inês…

Após ter ficado 15 meses no Executivo, sendo quatro meses como prefeita interina e depois outros longos 11 meses como secretária da Saúde, Inês Weizemann volta para a Câmara e quer saber do prefeito Chico Brasileiro informações sobre como está o atendimento oftalmológico em Foz? Por favor, né vereadora? Pegue leve! É o prefeito quem deveria perguntar para a senhora. Cada uma! Vai ver é […]
12 de abril de 2018

O Corvo vigiado (de perto)

Olá amigos! Como a página é nova e queremos que os leitores a conheçam, a Coluna do Corvo está postando as notas do jornal impresso. É uma espécie de “Canja do Corvo”. Como fui incumbido dessa dificílima missão, de controlar e editar este conteúdo, aviso desde agora que ele não será o mesmo do impresso e num futuro bem próximo. Teremos muitas novidade aqui, vídeos […]
11 de abril de 2018

Doniseti cidadão

Pensa na felicidade deste Corvo quando soube da indicação do jornalista e cronista esportivo Doniseti Melo para receber o título de Cidadão Honorário de Foz! É uma homenagem muito merecedora! Doniseti, além de dedicado, é um grande incentivador do esporte e revelador de muitos talentos que hoje brilham em competições no Brasil e até no exterior. Pessoalmente, o Corvo tem a relatar que Doniseti, mesmo […]
10 de abril de 2018

Vermelho pré-candidato

O Corvo acompanhou meio que distante a ginástica de alguns políticos pela viabilidade de uma eleição. O Vermelho (Nelsi Cogetto Maria) foi um que precisou mudar de partido, do contrário enfrentaria enormes dificuldades, sobretudo com a necessidade de fazer mais de cem mil votos caso permanecesse no PTB. E como uma coisa dessas acontece? É simples, os cabeças das agremiações negociam os umbigos e deixam […]
9 de abril de 2018

Em Foz

Poucas fachadas escaparam da pichação em Foz do Iguaçu (fotos). Pichar paredes é a maior forma de manifestação dos populistas desde o Império Romano. Para que se tenha ideia, naquela época havia a profissão de “lavador de paredes”. Mas, francamente, deu dó ver alguns estabelecimentos, especialmente de gente que deu um duro danado para melhorar o aspecto do negócio esperando atrair clientes. Muitos saem prejudicados […]
7 de abril de 2018

Pela “oreia”

Como diria um sindicalista, que sufoco o Lula não atender o horário determinado pelo juiz Sérgio Moro, hein? Até o fechamento desta coluna, ele ainda estava no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo. Bom, em todo caso, mesmo o Corvo não reproduzindo o fato, saberemos se o ex-presidente se entregou ou foram buscá-lo pela “oreia”. HC Corvo, sabe como é, o povo quer […]
6 de abril de 2018

Campanha

Corvo, estou bem feliz por saber do empenho de vocês em melhorar o jornal. Vi os outdoors. Tenho a relatar que todos os dias estou ligada no impresso e também no eletrônico. Me contaram que estão testando um aplicativo, e isso é essencial. É um bom serviço se a intenção é deixar o leitor preparado. Parabéns e olha, o conteúdo é show, na medida para […]
5 de abril de 2018

Nanci e o atestado

Pois é, a caixa postal do Corvo amanheceu abarrotada de comunicados de leitores sobre esse assunto. Muitos pedem a opinião deste colunista, como em outros temas (ler a seguir). Mas sobre o caso da vereadora, é possível imaginar que ela tenha agido naturalmente, sem maldade. Fez uma consulta na região de Curitiba e cumpriu o dever de justificar a falta para aquele dia. No dia […]
3 de abril de 2018

Correria

Na manhã de ontem, viaturas da Polícia Federal apareceram na porta de várias pessoas em Cascavel e em Foz. Alguém ligou para o Corvo informando que uma figura conhecida da nossa política chegou a subir no telhado pensando em pular para a casa do vizinho, caso a visita fosse em sua residência. “Até sirene de carro de bombeiro, SIATE e SAMU assusta a criatura”, teria […]
2 de abril de 2018

Olha o “Brazil” nos jornais aí, gente!

Nosso país aparece muito nos jornais fictícios e, claro, nas chamadas fake news. Alguém teve o cuidado de elaborar uma capa falsa do lendário Charlie Hebdo esculhambando a Suprema Corte. A ilustração, por meio de uma paródia com o quadro A Santa Ceia, do mestre Leonardo Da Vinci, põe na mesa, no lugar de Jesus entre os apóstolos, seu Lula com os ministros da Suprema […]
2 de abril de 2018

Lojas francas

Muito boa a entrevista com o empresário Kamal Osman, diretor do Sindilojas, ou do Sindicato Patronal do Comércio Varejista, publicada nesta edição. O Corvo não teve como deixar de ler antes da publicação e nem de comentar. Na verdade este colunista sentiu coceira nas mãos para tratar do assunto aqui, assim, em cima da publicação. Ele, o Kamal, defende que as lojas francas, no caso […]
16 de outubro de 2017

Recibos

Qualquer cidadão normal possui uma pasta na qual guarda todos os recibos referentes aos pagamentos e gastos. Para lembrar, o grosso da população, em especial os mais humildes, faz das tripas o coração para manter as dívidas em dia, pois o crédito é tudo na hora em que se precisa dele. No entanto um personagem como o seu Lula fica anos sem pagar aluguel de […]
13 de outubro de 2017

Agradeço

No passado, esbocei restrições em algumas ocasiões sobre a quantidade de concessões de títulos de Cidadãos Honorários. Mas jamais, em momento algum, expressei contrariedade a algum nome e homenageado. Os vereadores possuem um termômetro bem calibrado sobre a temperatura da opinião pública — e, em algum momento, ao longo dos exercícios legislativos, a regra mudou, limitando um número de concessões para cada parlamentar. Não quero […]
12 de outubro de 2017

Sinistro

Mais uma vez surge a discussão sobre a prevenção aos incêndios, alvarás, perícias e tudo mais a que assistimos exaustivamente nos últimos anos, sobretudo após o incêndio da boate em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, diga-se, onde as punições foram brandas para os responsáveis. Opa, remendo: foram punidos apenas moralmente até o presente momento, diante do escarcéu da mídia. Passados quatro anos, não […]
9 de outubro de 2017

Efeito

Todo mundo espera soluções geniais por conta dos políticos. E eles começam bem, arranjam sacadas eficientes com boa projeção posterior, na base do marketing calculado. Claro, isso, afinal de contas, é um trampolim. Mas como diria o Chapolin Colorado, não se pode contar com a astúcia. Um exemplo é o que acontece com o prefeito de São Paulo, João Doria, que começou acima da média, […]

GDIA