Colunas

Blog dos colunistas

21 de setembro de 2018

Datafolha similar ao IBOPE
A briga entre os candidatos não mudou muito de um instituto para outro. No Datafolha, o crescimento de Haddad e a oscilação de Bolsonaro não tiveram a mesma ênfase do IBOPE. Ligaram para o Corvo questionando a palavra “oscilando”. Impressionante como alguns “bolsonaristas” conseguem ser mais xiitas que os radicais de esquerda. Calma, pessoal, “oscilar” não é pecado. Quer dizer que o candidato permeia o seu ambiente eleitoral, só isso; ou seja, está na faixa de votos esperados, mantém a trajetória. Informações obrigatórias: a pesquisa Datafolha ouviu 8.601 eleitores em 323 municípios brasileiros e foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro de 2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-06919/2018.

 

Revolta
O tempo vai espremendo-se e tudo leva a crer que teremos um segundo turno, e é aí que mora o inconformismo dos torcedores mais fanáticos. O ideal é olharem para o fato das transformações que os brasileiros enfrentam, por meio de uma discussão mais frontal entre o que uns e outros querem e esperam dos políticos. Ideologia política, religião e futebol merecem discussões mais sérias e menos violentas.

 

Caninos de fora
A propaganda eleitoral faz rabiscos na fuselagem dos adversários, e alguém acredita que a intenção é outra? É como preferem mostrar os concorrentes, no lugar de evidenciar as propostas discutindo com a população as suas prementes necessidades. A “fidelidade canina” do Ratinho, o queixo duro de Bolsonaro, o tratamento aos professores no Paraná, isso tudo faz parte do jogo de acusações. Por outro lado, qual governador aceitaria um aliado cuja fidelidade não fosse canina? Sem querer defender o Ratinho, a verdade é que ser fiel é uma coisa, compactuar com esquemas de corrupção é outra.

 

Tempo de televisão
Olhando mais a fundo o resultado das pesquisas, é possível concluir que tempo de televisão não é tudo. Se fosse, Geraldo Alckmin estaria liderando as intenções de voto, no entanto estagnou nos 9% e não sai de lá nem arrastado por guincho.

 

Fato novo
Como este Corvo já escreveu, Bolsonaro e Haddad estão no rumo do segundo turno, e essa possibilidade sofrerá alterações se houver alguma pedra no caminho de um dos candidatos. É quando o tropeço pode custar uma eleição. A mesma ilação serve para o cenário paranaense.

 

Cadê?
O Corvo pode ser vencido ao amanhecer, mas o fato é que faz tempo que não se ouve falar em resultados de pesquisas de grandes institutos em terras paranaenses. Cadê o IBOPE e o Datafolha nas avaliações em nosso estado? O que se sabe é de uma porção de institutos, cada um puxando a sardinha para a sua brasa, na base de agradar aos candidatos.

 

Romaria
Os mais céticos e que não querem um Brasil direitista, como diria Odorico Paraguaçu, sempre disseram que o Ciro Gomes é a única expressão em condições de derrotar o Bolsonaro com folga, se passar para o segundo turno. As pesquisas estão de fato demonstrando isso. No Datafolha, Ciro teria 45%, contra 39% de Bolsonaro, um placar bem melhor que o do IBOPE. O momento é decisivo para Ciro, e os estrategistas estão queimando fosfato para descobrir um jeito de levar o pedetista ao segundo turno, coisa que parece difícil, com o Haddad atropelando. Os correligionários estão encomendando missa, acendendo velas, visitando templos e pais de santo. Não será de duvidar se já não encomendaram até macumba.

 

Ciro vai com Haddad?
É a pergunta da vez: se Ciro Gomes não passar para a outra fase, vai apoiar o Fernando Haddad? Bom, em cima do muro ele dificilmente ficará. A mesma pergunta se encaixa a Marina Silva. Nessa matemática alguém deve estar considerando a rejeição deles. Mas na guerra, até os 2% do Meirelles podem fazer diferença.

 

Vice desprezado
E a pesquisa do Datafolha aponta que 29% não dão nenhuma importância ao candidato a vice. Bom, o povo não liga, mas há períodos na história em que os vices assumiram achando que se dariam bem, como é o caso do atual presidente, o Michel Temer. Se Dilma tivesse bola de cristal, será que escolheria um vice mais eficiente? O Corvo crê que ela acharia alguém ainda pior que o Temer.

 

Ressurgimento do PT
O que parecia impossível está acontecendo: o Partido dos Trabalhadores emerge das cinzas como fosse uma fênix. Segundo os entendidos, isso acontece graças ao desempenho desastroso do atual governo. É o caso do vice; se ele fosse eficiente, Henrique Meirelles não estaria amargando entre os últimos, abaixo dos 3%.

 

A verdade das urnas
Em tempo algum o brasileiro foi tão observador em matéria de política. A verdade surgirá lá pelas 20 horas do domingo, dia 7 de outubro, quando boa parte das urnas for apurada. Há quem aposte duas caixas de cerveja na eleição de Dilma em Minas Gerais.

 

O fenômeno Requião
O senador Roberto Requião colocou a cara em favor do ex-presidente Lula, tanto quanto Gleisi Hoffmann. No auge da encrenca em que o PT se meteu, Requião marcou posição, independentemente de ser defenestrado, como de fato foi. Hoje há quem diga que se ele disputasse o governo do Paraná, ganharia até no primeiro turno. Nem tanto, mas que iria para o segundo, disso ninguém duvida.

 

 

 

Os gringos não querem
O The Economist mostra em sua capa a preocupação com o Bolsonaro: “Um presidente desastroso”. Segundo a revista, “a vitória do capitão da reserva representaria uma ameaça para o Brasil e para a América Latina”.

 

 

 

Vida de taxista
Com tantos assaltos, há taxistas orçando blindagem na área de cockpit. Isso é normal em muitas cidades mundo afora. Há até uma gaveta para o passageiro colocar o dinheiro e receber o troco. O serviço fica mais frio, porém bem mais seguro. Do jeito que vai, será difícil conseguir uma corrida em período noturno. O problema da blindagem é o custo e a regulamentação.

 

Humanização
Os vereadores querem que o serviço de saúde apresente mais agilidade e os usuários recebam um tratamento mais humano. O caso é que quando uma pessoa doente dá de cara com servidor estressado, esse encontro nem sempre acaba bem. Um pai quando olha o filho ardendo em febre e precisa recorrer ao serviço público de saúde vai ao posto, UPA ou hospital com um único objetivo, buscar cura para a criança. Pessoas em condições assim não toleram horas na fila e menos ainda o trato ríspido por conta de alguns servidores.

 

Aperto e bons salários
A Secretaria de Saúde justifica que há servidores acumulando funções pela falta de pessoas e que isso, naturalmente, causa estresse e requer até apoio psicológico. Se o quadro está assim, deve ser revisto pela prefeitura. O Corvo leu ontem que os servidores de Foz recebem o segundo melhor salário pago no Paraná. Os valores, inclusive, são bem mais altos que os pagos pela iniciativa privada. Os dados são do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social). De que adianta pagar bem o servidor e ele não conseguir desempenhar a função em razão de acúmulo de trabalhos e funções?

 

Intolerância
Com as corregedorias batendo duro no setor policial do Paraguai, quem paga o pato são os visitantes e trabalhadores brasileiros. Várias pessoas estão queixando-se de intimidação por parte de quem deveria cuidar delas. Até onde isso vai?

 

Primavera
Amanhã, 22 de setembro, às 22h54, ocorrerá a chegada da primavera. E ao que tudo indica, a estação das flores virá acompanhada de muita água. Na casa do Corvo as plantas já podem considerar-se aquáticas.

Share
21 de setembro de 2018

Tico-tico Beto Richa tentou explicar o “tico-tico” em entrevista na RPC TV nesta quinta. No áudio ele aparece conversando com Tony Garcia, e o famoso “tico-tico” soa como propina. “Está claramente nos autos do Ministério Público. Isso seria um relato de um empresário que estava em um almoço, que disse ‘recebi um tico-tico de um pagamento atrasado do seu contrato’. Ali não se refere em […]
21 de setembro de 2018

Olá, caro leitor. Bom dia! ‘Carpe diem!’​ – Hoje, sexta-feira, dia 21 de setembro, é comemorado o ‘Dia da Árvore’;​ – Também hoje se comemora o ‘Dia do Fazendeiro’;​ – Hoje é o ‘Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiências’;​ – No contexto internacional, hoje é comemorado o ‘Dia Mundial da Doença de Alzheimer’; e​ – o ‘Dia Internacional da Paz’;​ – Logo mais […]
21 de setembro de 2018

    21 de setembro – Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença do Alzheimer Atividades cerebrais ajudam a minimizar o surgimento da doença. No mês de setembro são realizadas várias atividades em prol da conscientização do Alzheimer, essas atividades giram em torno da doença que se tornou o mal do século. Para a CEO da Ginástica do Cérebro, Nadia Benitez, vários motivos contribuem para […]
21 de setembro de 2018

Happy hour na Portobello Shop

  Os arquitetos FÁBIO Carrijo e RICARDO Albuquerque em um dos encontros promovidos pela Portobello Shop Foz do Iguaçu Parada certa depois Parada certa depois  de um longo dia de  trabalho, está  aberta a  temporada de happy hour na Portobello Shop Foz do Iguaçu. A loja recebe arquitetos, decoradores e designers de interiores para encontros descolados em que a conversa vai muito além de porcelanatos e […]
21 de setembro de 2018

              A aniversariante, ao lado do marido GILMAR PIOLLA, dos filhos MATTEO e VALENTINA, comemorando a vida!!!                                       RENATA PEREIRA PIOLLA esteve assoprando velinhas, completando a “idade de Cristo”. Lindíssima sempre, de bem com a vida, comemorou ao lado da família […]
20 de setembro de 2018

O IBOPE e o empate Na última pesquisa do IBOPE (BR-09678/2018), Bolsonaro “oscila” e Haddad sobe 11 pontos. Os demais candidatos aparecem em queda. O quadro aponta para um segundo turno. E é aí que o Brasil vai dividir-se para valer entre coxinhas e mortadelas. A encrenca já começou para valer nas redes sociais. Direita e esquerda se alfinetam como podem. Para um instituto, a […]
20 de setembro de 2018

Olá, caro leitor. Bom dia! ‘Carpe diem!’​ – Hoje, quinta-feira, dia 20 de setembro, é comemorado o ‘Dia do Funcionário Municipal’;​ – Também hoje é comemorado o ‘Dia do Baterista’;​ – A data também é de comemoração do ‘Dia da Proclamação da Revolução Farroupilha’.​ ​ Meu Brasil brasileiro​ O Brasil recolhe anualmente R$ 1,3 trilhões em impostos federais. E despende R$ 850 bilhões com os […]
20 de setembro de 2018

 
20 de setembro de 2018

        Marcelo Fontanela e amigos em passeio pela Cordilheira dos Andes, região de fronteira da Argentina com o Chile. Todos apreciaram a região dos vinhos, e também o Aconcagua Mendoza, na Argentina.         Marcelo Fontanella, Daniela Aguirra, Fernanda Angeli e Adriana Colombelli.                           Daniela Aguirra, Adriana Colombelli, […]
19 de setembro de 2018

Style by Capoani

Leveza, diversão e alegria fazem parte do conceito Leveza, diversão e alegria fazem parte do conceito  das coleções de spring/summer de grandes  marcas. A Capoani Foz apresenta novidades de  maisons como Bobstore, Carmim, Animale e  Twenty Four Seven, com opções para mulheres de estilo clássico ou moderno. Confira mais looks acessando: instagram.com/capoani_foz ou contate o WhatsApp: +55 45 99141-8011 para conversar com uma das consultoras de […]
19 de setembro de 2018

Mac Donald passa bem Meu amigo e ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi passou por cirurgia devido a um câncer. O procedimento foi na noite dessa segunda, 17 de setembro, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Paulo já está no quarto e deverá retornar a Foz na próxima quinta.   Equipe competente O grupo de cirurgiões foi composto por: Dr. Rafael Coelho (cirurgião especialista em […]
19 de setembro de 2018

O dólar e os royalties O que é uma desgraça para a maioria pode ser bom pelo menos para as prefeituras lindeiras de Itaipu. Foz recebeu R$ 7,1 milhões somente em setembro, mesmo assim há insatisfação com relação aos montantes; isso é uma queixa coletiva dos prefeitos. O que será que o Chico vai fazer com essa grana? Quando o prazo de repasses findar, alguns […]
19 de setembro de 2018

Olá, caro leitor. Bom dia! ‘Carpe diem!’ – Hoje, quarta-feira, dia 19 de setembro, é comemorado o ‘Dia do Teatro’; – Também home é comemorado o ‘Dia de São Geraldo’ e  o ‘Dia de Nossa Senhora da Salete’; – Hoje é o ‘Dia do Ortopedista’.   Tá chegando a hora Todos estamos acompanhando, em maior ou menor grau, as andanças da política nacional, não é? […]
19 de setembro de 2018

  BARRAS DE ACESSO NO SPA SERENA FOZ Muitos leitores escreveram interessados, pedindo mais informações sobre Barras de Acesso. Barras de Acesso é um processo de terapia quântica que ativa as energias de 32 pontos mapeados em torno de nossa cabeça. Cada um deles contém informações sobre aspectos de nossa vida, como por exemplo: dinheiro, controle, criatividade, alegria, sexualidade, corpo, comunicação, etc. Essas informações são […]
19 de setembro de 2018

Coffee time na Portobello Shop

    A arquiteta MELISSA Boff marcou presença em um dos bem frequentados encontros promovidos pela Portobello Shop Foz do Iguaçu     É com café, chá  e bolos que  arquitetos,  decoradores e  designers de interiores dão uma pausa na agenda de compromissos e estão sendo recebidos na Portobello Shop Foz do Iguaçu. Promovidos toda a semana, no fim de tarde, os encontros são para […]
19 de setembro de 2018

Inauguração O Instituto Despertando Talentos nasceu de uma inspiração e de uma essência pessoal do máster Coach ANDERSON KARKOW, de ajudar pessoas a despertarem seus talentos e se desenvolverem tanto pessoalmente como profissionalmente. Com mais de 25 aos de atuação na área comercial e de gestão de empresas, o máster Coach tem consigo uma bagagem que lhe dá o potencial e a excelência para dar […]
18 de setembro de 2018

Feira do Livro E estamos curtindo mais uma gostosa Feira Internacional do Livro, que começou neste último domingo e vai até o dia 23, tempo suficiente para que todos nós iguaçuenses possamos curti-la, muito melhor e mais atrativa a cada ano. Ali no Complexo Bordin, da JK. A gente se vê por lá, como nos últimos 14 anos.   Eleições 2018 Uma possibilidade nada remoto […]
18 de setembro de 2018

Olá, caro leitor. Bom dia! ‘Carpe diem!’ – Hoje, terça-feira, dia 18 de setembro, é comemorado o ‘Dia dos Símbolos Nacionais’; – Também hoje é comemorado o ‘Dia Nacional da Televisão’; – Hoje é o ‘Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma’. Em tempo: ‘Retinoblastoma’ é ‘considerado como o tipo de tumor maligno ocular mais comum na infância, e que se […]
18 de setembro de 2018

Palpites furados Corvo, tenho ouvido as propostas dos presidenciáveis e todos dão “pitacos” na economia como se fosse coisa fácil. O único que realmente entende é o Henrique Meirelles, mesmo assim discordo em muitos pontos, porque o Brasil fica um tanto acanhado quando o assunto é a incerteza que faz o dólar disparar e as bolsas caírem. O Meirelles não é o atual ministro da […]
18 de setembro de 2018

    É HOJE: Quem quer eliminar peso da maneira mais saudável e chegar ao verão ainda mais linda? Não perca tempo, inscreva-se já e assista a palestra gratuita hoje do lançamento do GENS 11!                          

GDIA