COLUNAS

NO BICO DO CORVO

O funeral de Elizabeth II

O cortejo parou o mundo. É triste, mas é algo bonito de ver, porque até essas cerimônias mudam com o tempo. O funeral de Winston Churchill, por exemplo, que não era rei, foi bem mais extenso. O Corvo viu em documentários, porque naquela época nem havia transmissões como as de hoje.

Por que é triste?

Algumas pessoas enviaram mensagens na semana passada e até piadas sobre a importância da mídia dá ao falecimento de Elizabeth II. Mas a tristeza não advém disso e sim da falta de decoro público. Como as pessoas podem ser assim? Elizabeth II não era amada apenas pelos britânicos e sim admirada por toda uma geração. Ela está desde o início dos anos 50 no trono, passou pelos momentos mais difíceis à frente de uma potência; merece respeito. Quem tiver noção da importância da figura contemporânea de Elizabeth II, não brinca com isso. 

Seo Bolsonaro

Sim, ele foi ao funeral, representando a nação brasileira. Em época de campanha, aos olhos do mundo e dos adversários, não deveria ter levado o pastor Silas Malafaia a tiracolo. Foi parar nos tabloides britânicos. O pastor relatou que o presidente podia levar a primeira-dama e mais duas pessoas a Londres. E alguém acredita que convidado, iria desperdiçar a oportunidade?

Apanhados, trackings e pesquisas

Quem atua no meio jornalístico sabe que é proibido publicar qualquer objeto de comparação entre candidatos, sem o devido registro no T.S.E. Quem contrariar a regra leva multa e ela é bem pesada. No entanto, é o que mais há nas redes sociais, até mesmo com alterações grosseiras. Se os juízes eleitorais estão de fato fiscalizando crimes assim, terão muito trabalho só para tratar do assunto.

O que é o tracking

É um apanha de curta duração, ou seja, a colheita de dados muda a todo instante, pois os trackings são realizados até duas vezes ao dia, dependendo a cidade. Acontece que a modalidade, em geral realizada por telefone, em maioria não é registrada, serve para abastecer os comitês de campanha dos candidatos. Isso sempre acaba vazando e por vários motivos.

O Corvo olha

Não dá para confiar em todos os trackings, mas o Corvo tem comparado essa “prestação de serviço” e nota que os candidatos de Foz estão no páreo, mas precisam trabalhar bastante. Uns relativamente bem e outros nem tanto, considerando a proximidade das eleições.

Meireles e Cristovam

Lula anda catando apoio e segundo uma informação, haverá um mutirão para tentar liquidar a fatura no primeiro turno. Quem conhece de eleição garante que é mais fácil um jumento falar. Não haveria mais tempo para uma mudança tão drástica de comportamento; para realizar a façanha o PT teria que escalar mais de dez pontos. Nem mesmo a desistência de algum candidato ajudaria muito. Até o momento há uma possibilidade de 95% na realização do segundo turno para presidente.

E os 5%

É muito difícil o cenário mudar, mas os números dizem que não é impossível. Isso de fato aconteceria se houvesse um tropeço gigantesco ou escândalo devastador, aqui entre nós uma possibilidade que é remota, do contrário já teria acontecido.

Onde está a diferença?

Para vencer num primeiro turno, Lula teria que conquistar indecisos, arrebatar todos os votos de Ciro, Simone e Soraya e ainda pescar no eleitorado do Bolsonaro. Haja voto útil! O PT e os aliados devem viver momentos de tensão, porque sabem o que enfrentarão no virtual segundo turno. Os próximos onze dias serão de “muitas emoções”, bem como canta o rei Roberto Carlos. 

Bronca acontecendo

Recentemente uma vereadora candidata se viu em enrascada, amplamente divulgada pelo MP. Dizem que ela não vai deixar barato e deve reagir em momento apropriado. Fotos na internet ajudam na defesa da vereadora e apontam para uma suposta ligação entre denunciante e outro candidato. Isso ainda vai dar o que falar.

Causa animal

Pelo visto os eleitores aprovam o trabalho dos protetores, tanto que vários estão nas listas de candidatos e alguns muito bem cotados. Nunca, em tempo algum, tantos bichos foram usados em propaganda de campanha, a começar pelos cachorros. Detalhe, só os vira-latas é que aparecem ao lado dos candidatos, quando sabemos que o abandono é geral, até cães de raça estão sendo largados em localidades distantes.

Chega a dar dó

Mais uma caixa com ninhada de gatos foi largada perto da casa do Corvo. As crianças escutam o coro de miados e levam os bichos para casa. Os pais brigam, esperneiam, mas acabam ajudando a cuidar. Quem tem bom coração cuida. O problema é o sufoco para arranjar os lares adotivos, principalmente para gatinhos.

Os acessos

O tal corredor metropolitano paraguaio ainda não teria sido iniciado. Alguém entrou em contato com o Corvo para relatar que as fotos divulgadas pelo Ministério de Obras seriam em localidade distante. Mas uma fonte adiantou que há trabalhadores com maquinário em deslocamento nos arredores de Ciudad del Este e Puerto Franco. Como no Brasil, as autoridades enfrentam dificuldades com as indenizações.

Trevo da BR 469

Quem passar pela Avenida das Cataratas, no sentido da Argentina, verá que o terreno está todo demarcado com cal, o que dá para ver como será o traçado das alças de acesso ao trevo e viaduto que há no local.

Complexo

A obra é bem difícil de ser executada, porque boa parte da área precisa ser aterrada, num processo que envolve várias camadas, começando por pedras. Caminhões despejaram rochas dia e noite, para solidificar o terreno. Disseram que o trevo ficaria pronto neste ano, mas quem olhar o atual estágio aposta até cerveja que não entregarão.

Feriadão

Outubro terá um “up” no movimento turístico, porque o Dia da Padroeira cai numa quarta-feira. Quem pode viaja e emenda e em muitos casos, a folga dura a semana toda. De outro modo, há também o turismo religioso. Quem não peregrina em Aparecida do Norte, que fica lotada de devotos, procura um santuário perto de casa. Itaipulândia deve receber milhares de fiéis.

Pagadores de promessas

Há pecadores se organizando para ir a pé até Itaipulândia. Haja fé para andar os 72,4 km, carregando imagens ou cruzes, como muitos querem fazer. Pensa o tamanho do pecado ou promessa, para carregar uma cruz? Como a eleição para deputado estará resolvida, não veremos candidatos na romaria. Mas as missas andam bem cheias ultimamente e a fila do confessionário é grande. 

Chuva e frio

Certas coisas inspiram o Corvo. Há milhares de sites que acompanham as condições climáticas, uns com 100% de acerto, no entanto, enviam mensagens para o colunista perguntando sobre a previsão. Decerto fazem pelo tom de humor. Vai lá: vai chover, sair sol, chover de novo e não é desta vez que viraremos sapos, devido o aguaceiro. E teremos mais uma onda de frio, possivelmente uma das últimas. Podem ir arranjando espaço para devolver os casacos para os guarda-roupas. Lá vem a aprazível primavera quente de Foz, que mais parece verão europeu; e ela começa depois de amanhã, quinta-feira!

HOSPITALIDADE EM FOCO

Áreas de atuação de um Bacharel em Hotelaria
Nosso tema do mês trata das áreas de atuação do Bacharel em Hotelaria. Constantemente somos questionados sobre quais as áreas de atuação para quem estuda com o intuito de ser um Bacharel em Hotelaria.
Então vamos lá!
Para melhor apresentação e entendimento de todos, explicaremos a seguir as áreas de atuação do Bacharel em Hotelaria divididas em quatro grandes áreas, exatamente como trabalhamos no Curso de Bacharelado em Hotelaria da Unioeste, que são: meios de hospedagem, alimentos e bebidas, eventos e lazer.

  • Meios de Hospedagem: Nesta área podemos imaginar desde estabelecimentos como campings, passando por pensões, hotéis, resorts, cruzeiros, hospitais e, diga-se de passagem, projetos de meios de hospedagem espaciais. Inclui-se aí todos os seus respectivos setores (governança, hospedagem, etc) e cargos (mensageiro, governanta, etc) inerentes as funções específicas da área. Desta forma, optando por esta área o Bacharel já encontra um leque diversificado de atuação.
  • Alimentos e Bebidas (A&B): Na área de A&B estamos nos referindo não somente ao setor de alimentos e bebidas dos meios de hospedagem, mas também de estabelecimentos como lanchonetes, churrascarias, fastfood, cervejaria, bares, pizzarias entre outros. Inclui-se aí todos os seus respectivos setores (cozinha, restaurante, etc) e cargos (garçom, maitre, chefe de cozinha, etc) inerentes as funções específicas desta área.
  • Eventos: Quando nos referimos a área de eventos, nosso leque de atuação para o Bacharel em Hotelaria também é bem diversificado, podendo atuar nos inúmeros tipos de eventos, como eventos sociais, esportivos, corporativos, científicos, comemorativos, entre outros, com inúmeras tipologias encontradas, como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, casamentos, feiras, exposições, formaturas, etc. Nesta área, o profissional pode atuar desde o planejamento e a organização do evento, cerimonial e protocolo, e demais atividades inerentes ao evento em questão, ocupando cargos como, por exemplo, mestre de cerimônias, cerimonialista, organizador de eventos, entre outros.
  • Lazer: Nesta área podemos pensar em inúmeras atividades que proporcionam lazer, entretenimento, recreação e brincadeiras para os seres humanos. Atividades na área musical, nas áreas culturais, atividades eminentemente recreativas para públicos específicos como crianças, adolescentes, idosos, entre outros. Inclui-se aí atividades combinadas com os tópicos de eventos como: gincanas, cirandas, jogos, competições, entre outras.
    Caso tenha se sentido atraído por alguma destas áreas ou, ainda, alguma delas te faz brilhar os olhos, então porque não pensar em atuar profissionalmente após concluir o seu curso de formação superior?
    Tens dúvidas se tem mercado para atuar nesta área? O mercado da hotelaria é um mercado que busca por profissionais cada vez mais qualificado, nas suas mais diversas áreas de atuação. Então, caso queira ingressar no mundo da hotelaria, busque por capacitação e qualificação profissional e, certamente, sempre haverá uma oportunidade esperando por você. Faça a diferença e seja você o profissional que todo hoteleiro deseja em seu quadro de colaboradores.
    Fique antenado! Nos acompanhe nesta jornada da Hospitalidade em Foco que o Jornal GDIA e o Curso de Bacharelado em Hotelaria trazem mensalmente aqui neste nosso espaço. Até a próxima!

Autores: Dr. Claudio Alexandre de Souza & Drª Rosislene de Fátima Fontana
Revisor: Dr. Luis Eduardo Veloso Garcia