A exposição ao computador e a TV pode causar danos à visão?

Justiça manda tirar vídeo fake news contra candidatos de Foz
24 de setembro de 2018
Eleições 2018: Apoiadores de Bolsonoro fazem carreata em Foz
24 de setembro de 2018

A exposição ao computador e a TV pode causar danos à visão?

Nem tudo é diversão! O uso excessivo aumenta o esforço do músculo ocular que leva à fadiga antecipada

Em frente às telas dos computadores e da televisão, as crianças se distraem e passam horas, principalmente se estiverem jogando videogame ou assistindo a desenhos. Segundo dados do IBOPE, internautas entre dois e 11 anos permaneceram em média 17 horas diárias conectados ao computador.

Porém, nem tudo é diversão!
O uso em excesso desses aparelhos eletrônicos podem causar sérios danos à visão, como: Síndrome Visual associada ao uso do computador (CVS) e o agravamento da miopia e da hipermetropia. Além destes, podem ocorrer também problemas metabólicos, como obesidade e sedentarismo. De acordo com um estudo realizado pelo National Eye Institute, a incidência demiopia precoce entre crianças americanas aumentou de 25% para 41.6% ao longo dos últimos 30 anos, 66% a mais. Muitos oftalmopediatras acreditam, e as pesquisas confirmam, que isso se deve ao uso prolongado do computador e da TV nessa faixa etária.

É fundamental que os pais estejam atentos aos sinais dados pelo filho. Assim, ele poderá recorrer a um oftalmologista e detectar precocemente possíveis doenças oculares e tratá-las. Síndrome visual associada ao uso do computador (CVS)
A (CVS) é um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da exposição prolongada dos olhos às telas dos computadores. Qualquer pessoa que passe aproximadamente duas horas por dia em frente ao computador apresenta o risco de desenvolver a Síndrome.

Os principais sintomas são: olhos irritados, vermelhos, secos ou lacrimejantes; coceira, fadiga, sensação de peso nas pálpebras, dificuldade em conseguir foco e enxaquecas.

Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo

O uso dos monitores atinge, em cheio, os que possuem miopia, hipermetropia e astigmatismo e não usam óculos quando
estão em frente à TV e ao computador, pois o uso excessivo aumenta o esforço do músculo ocular, que leva à fadiga antecipada.
Miopia é a condição em que os olhos enxergam objetos que estão pertos,  mas não são capazes de enxergar claramente os que
estão longe. A hipermetropia ocorre quando o olho é menor do que o normal. Isso cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize, na retina, os objetos colocados próximos ao olho.
Já o astigmatismo prejudica a visão dos objetos que estão longe e causa fadiga no uso prolongado da visão em atividades de perto, por exemplo, leitura, escrita e no uso do computador.

 

Dr. Renato Tolazzi
CRM: 16005
Médico Oftalmologista
Diretor Técnico do IMOF
Membro da Sociedade
Brasileira de Oftalmologia

 

 

 

Share

GDIA