10 de setembro de 2018
10 de setembro de 2018

Olá, caro leitor. Bom dia!
‘Carpe diem!’
– Hoje, segunda-feira, dia 10 de setembro, é comemorado o ‘Dia Mundial de Prevenção do Suicídio’;
– Também hoje é comemorado o ‘Dia da Valorização da Língua de Sinais’;
– História: nesta data, em 1808, foi lançada a ‘Gazeta do Rio de Janeiro’, o primeiro jornal impresso no Brasil.

 

Rosa Maria Weber Candiota da Rosa
Há cerca de um mês o jornalista ElioGaspari, abordando o perfil da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, escreveu em sua coluna: “Um atento observador de seu trabalho avisou: Ela é dura que nem pedra”.
Pois é. Mas vendo o que acontece na propaganda política na TV no dito horário gratuito, no qual havia partido desobedecendo ordem emanada pelo Tribunal Superior Eleitoral –o TSE, ora presidido por Rosa Weber– a impressão que ficou contrasta fragorosamente com o perfil do ‘atento observador’ aludido no artigo de ElioGaspari.

 

Que semana!
A semana passada foi tensa demais para quem acompanha com regularidade os fatos mais marcantes do dia a dia: começou com um incêndio no Museu Nacional que transformou em pó mais de 200 anos de história e pesquisa e terminou com o atentado contra a vida do deputado federal Jair Bolsonaro, candidato a presidente da República.
Vamos torcer para que esta que começou ontem tenha uma sequência normal, com o PT insistindo na candidatura de Lula, Gilmar Mendes soltando mais gente rica e amiga, muitas mortes descabidas Brasil afora e muito, muito pouco sendo feito para que o País passe a andar pra frente.

 

Ainda o Museu Nacional
Deu em O Antagonista: “A UFRJ reagiu ao plano de Michel Temer de retirar da universidade a gestão do Museu Nacional. A reitoria da universidade disse, em nota, que ‘qualquer medida dedicada a retirar da UFRJ o Museu Nacional representaria ato arbitrário e autoritário contra a autonomia universitária e a comunidade científica do país’. Segundo a instituição, o museu é indissociável da UFRJ e o quadro de docentes, pesquisadores e técnicos é ‘altamente qualificado e não poderia se submeter a uma organização social ou qualquer outra instituição que não seja a própria universidade’”.
Levantamentos feitos após o incêndio no Museu Nacional dão conta de que recursos federais para a UFRJ desde 2014 só fizeram aumentar. Em lugar de gestão técnica e profissional, o que se percebeu do quadro encontrado naquela universidade é de gente demais e trabalho de menos.
Para quem não sabe: no quarto onde um dia dormiu D. Pedro II havia um frigobar alimentado por uma tomada improvisada, uma gambiarra.

 

Semana da Pátria
Quem passou pela Avenida Paraná no dia 06, véspera do feriado de 7 de Setembro, pôde notar que estava muito limpa e organizada a região onde é realizado o desfile. E quem passou pelo mesmo local no dia 08, logo cedo, percebeu pelo chão as marcas de nossa urbanidade, civismo e amor pelo Brasil.

 

Contato: idgar_dias@hotmail.com
Acesse a Gazeta Diário na internet em www.gdia.com.br
Chegou a segunda-feira, leitor. Boa jornada e boa semana, ok?
Sorte e saúde sempre!

Share

GDIA