1 de agosto de 2018
1 de agosto de 2018

 

 

Olá, caro leitor. Bom dia!

‘Carpe diem!’

– Hoje, quarta-feira, dia 1º. de agosto, comemora-se o ‘Dia Mundial da Amamentação’;

– Também hoje também é comemorado o ‘Dia Nacional do Selo’;

– Aqui no Paraná é comemorado o ‘Dia da Pintura’ (Lei 16.128, de 08.06.2009).

 

História
Foi no dia 1º. de agosto de 1993 que o ‘Cruzeiro Real’ passou a ser a moeda oficial do Brasil. A moeda substituiu o ‘Cruzeiro’, por excesso de zeros. As notas de 50 mil, 100 mil e 500 mil Cruzeiros foram carimbadas para o novo padrão e aproveitadas. O Cruzeiro Real saiu de cena em 30 de junho de 1994, dando lugar ao REAL (que temos até hoje, certo?).

 

Não foi “gópe”?
Em Sergipe, Piauí, Ceará e em Alagoas o PT fará coligação com o MDB na disputa pelos governos estaduais; quem diria! Mas há uma explicação que soa cínica para eventos que tais: acontece que no Brasil a agenda que norteia os políticos é a fisiológica, haja vista a quantidade de partidos hoje com representação no Congresso Nacional – quase 30! Não há ideologia, não há líderes e também não há projetos para o país; o que há são projetos de poder, que têm como objetivo a permanência ad eternum dos mesmos nos mesmos postos do governo que ocupam. Simples assim!

 

Vai indo que eu não vou
Segundo o ‘site’ Poder360, estava marcada para se iniciar ontem, terça-feira, uma greve de fome pela libertação do ex-presidente Lula que, como se sabe, está preso em Curitiba desde o último dia 07 de abril. Um dos participantes – seriam seis – seria o Frei Sérgio Görjen, do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores). Segundo Görjen, ‘Temos data para começar, mas quem vai dizer quando encerramos são os ministros do STF. A responsabilidade será dos ministros Cármen Lúcia e dos ministros Edson Fachin, Luiz Fux, Rosa Weber, Luiz Roberto Barroso e Alexandre Moraes, que votaram contra o habeas corpus que questionava o cumprimento de pena imediatamente após a condenação em 2ª. Instância’.

 

Vai indo que eu não vou (2)
Muito bacana o voluntarismo de Frei Görjen! É nisso que redunda o personalismo, como sabemos. E agora que Lula está preso, tudo vai a cada dia mais descambando no ridículo e, consequentemente, em mais desgaste para o partido. E tome demonstrações de seita, não é? É…

Curiosamente, quem mais teria razões para entrar em greve de fome deveria ser o maior interessado! Quem mais interessado em sua própria liberdade que o ex-presidente? Mas Lula é esperto e terceirizou a empreitada.

 

Vai indo que eu não vou (3)
Como sempre se diz aqui e ali, ‘recordar é viver’. Ainda em 2010, Lula disse à Associated Press: “A greve de fome não pode ser um pretexto de direitos humanos para liberar as pessoas. Imagine se todos os bandidos presos em São Paulo entrarem em greve de fome e pedirem liberdade”.

Noves fora a disposição de Frei Görjen, faltou perguntar-lhe a respeito da opinião de Lula acerca desse negócio de greve de fome, né não?

 

Contato: idgar_dias@hotmail.com

Acesse a Gazeta Diário na internet em www.gdia.com.br

Já estamos no meio da semana, leitor! Boa jornada!

Sorte e saúde sempre a todos!

 

Share

GDIA