16 de julho de 2018
16 de julho de 2018

E-mail: doniesportes@brturbo.com.br

 

 

França é bi

Em jogo muito movimentado e cheio de emoção, a França tornou-se bicampeã mundial ao vencer a Croácia por 4 a 2 na final da Copa do Mundo de 2018, ontem, no estádio em Moscou. Os franceses saíram na frente com gol contra de Mandzukic, após bola levantada na área, aos 18 minutos. Aos 28, Perisic empatou em grande jogada após pressão croata. De pênalti, a França fez 2 a 1 no primeiro tempo com Griezmann. No segundo tempo, Pogba e Mbappé marcaram com chutes de fora da área aos 14 e 20 minutos. Aos 24, Mandzukic ainda descontou para os croatas.

Conquista merecida
A França fez por merecer o título: tem mais qualidade, mais organização. Deixou a Croácia correr atrás, foi tocando bola, envolveu e marcou. O Mbappé (foto) jogou bem no segundo tempo, quando foi mais acionado. O bicampeonato premia o talento francês, de uma seleção que cresceu no decorrer desta Copa do Mundo. A Croácia foi muito afoita, se jogou de qualquer maneira. Com o placar de 2 a 1 para a França no primeiro tempo, sabia-se que iria para cima.

Criação da Copa
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet (foto), em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (Federation International Football Association). A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930.

 

Primeiro amistoso
O primeiro amistoso entre seleções nacionais aconteceu em 1872, entre Inglaterra e Escócia (dois dos países que formam o Reino Unido): 0 x 0, diante de 4 mil espectadores. Campeonatos entre países seria questão de tempo. Em 1900, o futebol já fazia parte dos Jogos Olímpicos. Em 1904, quando a Fifa foi criada, falou-se, pela primeira vez, na organização de um Mundial fora das Olimpíadas. Não vingou. O torneio olímpico cresceu e ganhou status mundial. Quando o Uruguai conquistou o ouro em 1924 (Paris) e em 1928 (Amsterdã), passou a ser chamado de “bicampeão mundial.

 

No Leste Europeu
O Campeonato Mundial de Futebol FIFA de deste ano foi a vigésima primeira edição deste evento esportivo, um torneio internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que ocorreu na Rússia, anfitriã da competição pela primeira vez. Com onze cidades-sede, o campeonato começou a ser disputado em 14 de junho e terminou em 15 de julho. A edição de 2018 foi a primeira realizada no Leste Europeu, a décima primeira realizada na Europa, depois da Alemanha ter sediado o torneio pela última vez no continente em 2006, e a primeira vez que o torneio foi realizado em 2 continentes distintos (Europa e Ásia), uma vez que dos 12 estádios, 11 ficam na Rússia Europeia, e 1 na parte Asiática.

 

Frase Bíblica:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”

*1 João 1:9

 

Share

GDIA