19 de junho de 2018
Inscrições para as 174 mil vagas do ProUni começam dia 26
20 de junho de 2018

Olá. Bom dia, leitor!

‘Carpe diem!’
– Hoje, terça-feira, dia 19 de junho, comemora-se o ‘Dia do Cinema Brasileiro’;
– Também hoje é comemorado o ‘Dia do Migrante’.

 

É hoje
Gleisi Hoffmann e seu marido, Paulo Bernardo, serão julgados hoje pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, investigados que são pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Fazem parte da Segunda Turma os ministros Celso de Mello (revisor), Edson Facchin (relator), Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

 

O esgotão brasileiro
A reportagem que segue deu no G1 e repercutiu em ‘O Antagonista’: “Apenas quatro cidades do Brasil alcançaram a universalização do acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto e coleta de resíduos sólidos. É o que aponta um ranking divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES)”.
Para quem não sabe: o Brasil tem 5.570 municípios.

 

Esgotão brasileiro (2)
“Segundo o Ranking 2018 da Universalização do Saneamento, de 1.894 cidades avaliadas, 1.613 ou 85% do total ainda estão longe de oferecer saneamento básico para toda a população.
Somente 80 cidades, cerca de 15%, atingiram a pontuação para serem classificados na categoria mais alta – Rumo à universalização -, e as únicas que receberam nota máxima (500 pontos), por terem alcançado 100% da população em todos os serviços de saneamento básico foram São Caetano do Sul, Piracicaba, Santa Fé do Sul e Uchoa, todas no estado de São Paulo”.
E que a gente não se engane: a qualidade de vida começa pelo saneamento básico!

 

Esgotão brasileiro (3)
“Entre as capitais, a melhor avaliada foi Curitiba, a única que atingiu pontuação suficiente para ser classificada na categoria ‘rumo à universalização’ (acima de 489 pontos). Na sequência, estão Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, João Pessoa, Salvador e Porto Alegre. A pior avaliada foi Porto Velho, a única enquadrada no patamar mais baixo do ranking: ‘primeiros passos para a universalização’.”
Pergunta que não quer calar: o dileto leitor viu ou ouviu algum dos pré-candidatos a presidente tratar do assunto?

 

Certezas da Copa Rússia 2018
Dois eventos marcaram até aqui, de forma indelével, o evento da Copa do Mundo de Futebol na Rússia: a certeza de que Cristiano Ronaldo é, sim, o melhor jogador de futebol do mundo – haja vista as performances meia-boca de Leonel Messi e Neymar Junior – e que a tecnologia veio pra ficar de forma definitiva, primeiro com o advento do ‘chip’ dentro da bola (para não haver dúvidas quanto ao fato de a bola ter ou não entrado linha adentro do gol) e, depois, com o árbitro de vídeo (em que pese todos os imbróglios que afloraram com sua chegada).

 

Aniversário
Hoje faz um ano que este signatário começou seu ofício neste espaço. É com enorme prazer que lido com esta missão. Agradeço sincera e humildemente a todos que leem e seguem estas linhas.

 

Acesse a Gazeta Diário na internet em www.gdia.com.br
E se a segundona foi animada, a terça-feira tem que ser melhor ainda! Boa jornada, leitor!
Sorte e saúde sempre a todos!

Share

GDIA