Vereadores reagem contra corte de verbas para duplicação da BR-469
6 de junho de 2018
6 de junho de 2018

Olá. Bom dia, leitor!

 

‘Carpe diem!’
– Hoje, quarta-feira, dia 06 de junho, comemora-se o ‘Dia Internacional da Logística’;
– Também hoje se comemora o ‘Dia Nacional de Triagem Neonatal’ (Teste do Pezinho).
– História: nesta data, em 1944, aconteceu o Dia D; os aliados fizeram o desembarque na Normandia (França) com a Operação Overlord. Este foi o ponto decisivo para a vitória contra os nazistas. Na operação, as forças aliadas tiveram 2.400 baixas contra 1.200 dos alemães. Ao final do dia, 34 mil soldados já tinham desembarcado.

 

Oh, dólar
Ontem o dólar atingiu R$ 3,80. E o Banco Central foi à luta. E daí? Bem, o dólar subiu em razão da notícia do desemprego nos EUA, que atingiu seu menor nível em 18 anos! E daí? Daí a inflação por lá ameaça crescer e os juros, idem. Aí os títulos da dívida americana se tornam muito atraentes e a grana grossa vai de volta pra lá; com poucos dólares aqui, o preço dispara.

 

Oráculo
“Nas ‘jornadas de junho’, em 2013, o povo nas ruas dobrou a arrogância do governo, estragando a festa nacionalisteira da Copa.
Agora, nas estradas, segundo a interpretação predominante, o governo sofreu uma humilhação inédita, rendendo-se a gente sem sobrenome, sem rosto, sem cargo, sem partido. ‘Não aceitamos pagar a conta da derrota do governo’ – o pensamento mágico, a dissociação absoluta entre causa e efeito, faz parte do raciocínio. Na visão da maioria, o mundo das regras cedeu lugar à regra da força.
O governo acabou? Sim, claro, mas isso é só o óbvio. Na véspera das eleições, o povo está dizendo que a roda de um caminhão esmagou todo o sistema político”.
Da lavra de Demétrio Magnoli, especialista em política internacional, na Folha de São Paulo.

 

Acredite se quiser
Na última segunda-feira o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que ‘o governo federal não irá mudar a política de preços da Petrobras para reduzir os preços da gasolina e do botijão de gás’ e que ‘a mudança no valor da gasolina seguirá baseada na variação do dólar e na cotação do petróleo’:
– “O governo não interfere na política de preços da Petrobras. Ponto”.

 

Jura?
O ex-presidente Lula, preso em Curitiba, depôs como testemunha de defesa do ex-governador carioca Sérgio Cabral, preso no Rio de Janeiro. O depoimento foi por videoconferência, no âmbito da Operação Unfair Play, que investiga a suspeita de compra de votos para escolha da Cidade Maravilhosa como sede das Olimpíadas de 2016. Lula ‘viajou’: “Sem envolvimento do Brasil como um todo, o Rio não ganharia. O Brasil vivia momento excepcional, protagonista internacional. Celso Amorim era o ministro de Relações Exteriores mais importante do mundo. Então, jogamos peso político do Brasil para ganhar a Olimpíada”.

 

Em tempo
Talvez a intenção da ‘viagem’ do ex-presidente em relação a Celso Amorim se explique em razão da possibilidade de o ex-ministro vir a se tornar candidato a governador do Rio de Janeiro nas próximas eleições. Na boca miúda conta-se que, em Brasília, o ex-ministro Amorim é conhecido pelo espírito ‘megalonanico’…

 

Acesse a Gazeta Diário na internet em www.gdia.com.br
Já estamos no meio da semana, leitor! Boa quarta-feira! Ótima jornada, ok?
Sorte e saúde sempre a todos!

Share

GDIA