5 de junho de 2018
Brasil ultrapassa a marca de 62 mil homicídios por ano
6 de junho de 2018

Olá. Bom dia, leitor!

‘Carpe diem!’
– Hoje, terça-feira, dia 05 de junho, comemora-se o ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’;
– Também hoje se comemora o ‘Dia da Ecologia’.
– História: em 05 de junho de 1967, tem início a Guerra dos Seis Dias. Os israelenses, com o auxílio logístico dos EUA, atacaram de surpresa o Egito, a Síria, a Jordânia, que preparavam uma ofensiva conjunta contra Israel. Após a vitória, os israelenses anexaram a península do Sinai, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e as Colina de Golã.

 

Sinais de Tocantins
Daqui de onde estamos, cuidando de nossos problemas – que não são poucos e em muitas das vezes, grandes demais – e olhando para as perspectivas com pouco ou nenhum interesse, dadas as notícias pouco animadoras ou edificantes, nem nos damos conta do que acontece e forçosamente influi ou influirá em nossos futuros.
Agora mesmo há uma eleição suplementar no estado de Tocantins. E quem vencer o pleito governará o estado até 31 de dezembro de 2018 (dado o curto tempo de mandato, fica a pergunta: não sairia mais prático e barato substituir o atual mandatário por um interino escolhido pelos representantes do povo na Assembleia Legislativa local?).

 

Sinais de Tocantins (2)
A eleição suplementar é decorrente da cassação de Marcelo Miranda (MDB) e Cláudia Leles (PV); ele governador e ela, vice. Miranda e Leles foram considerados culpados por captação ilegal de recursos para a campanha eleitoral de 2014 pelo TSE. Sinal: o custo do TSE é sem sentido, pois levou quatro anos para cassar o governador e vai gastar muito com a eleição suplementar que dará somente seis meses de mandato a seu substituto.

 

Sinais de Tocantins (3)
Outro sinal da eleição suplementar em Tocantins: os grandes partidos como PT, PSDB, MDB estão em baixa! Os candidatos que vão para o segundo turno são do PHS (Mauro Carlesse) e do PR (Vicentinho Alves), partidos do ‘Centrão’ no Congresso Nacional.
Por último, mas não menos importante: partidos ditos de esquerda tiveram atuação fraca no pleito do último domingo: Carlos Amastha (PSB), Kátia Abreu (PDT) e Márlon Reis (Rede) ficaram pelo caminho.
O segundo turno no Tocantins será no próximo dia 24 de junho.

 

E por falar nisto
Kátia Abreu, a senadora de Tocantins, era tida -segundo o IBOPE- como a vencedora da eleição. Ficou em quarto lugar! Noves fora outra ‘barriga’ do IBOPE, também ficou evidente o declínio do prestígio de Lula, que ‘enviou carta ao PT local anunciando seu apoio a Katia Abreu e pedindo aos seus eleitores no estado que votassem nela’.

 

Pergunta no supermercado
“Com Pedro Parente à frente de uma das maiores empresas do setor (BRF), o preço do frango vai passar a ser ‘reajustado’ todos os dias?”
A BRF é resultado da fusão de Sadia e Perdigão e tem agora Pedro Parente, ex-Petrobras, como seu presidente do Conselho de Administração. A piada saiu no blog do Claudio Humberto.

 

Acesse a Gazeta Diário na internet em www.gdia.com.br

 

E de novo é terça-feira, leitor! Que o dia lhe traga ótimas surpresas! Boa jornada, ok?
Sorte e saúde sempre a todos!

Share

GDIA